domingo, março 04, 2012

Post 2437

"As pessoas que tiram fotografias rápidas usam a fotografia como forma de evitar, e até de negar, as memórias dolorosas, nomeadamente a memória da morte de uma pessoa amada. Tiram quase exclusivamente fotos de momentos felizes, e usam essas fotos como modo de reconstruir a sua história através da narrativa de prazeres e afectos "intemporais", tentando assim consagrar um futuro não-maculado pelo sofrimento, e no qual nos lembramos de momentos em que de algum modo escapámos ao sofrimento e à perda."

Nancy Martha West, autora de "Kodak and the Lens of Nostalgia, citada por Pedro Mexia na revista Actual do Expresso desta semana.

4 comentários:

  1. O que é uma "fotografia rápida"? Há "fotografias lentas"?
    Mas na verdade quando se posa para a fotografia "para mais tarde recordar" é sempre em momentos de festa... ou quase.

    ResponderEliminar
  2. Pelo resto do artigo em que se narrava a história da Kodak penso que serão as fotografias tiradas sem preparação e sem pose de estúdio.

    ResponderEliminar
  3. Difícil entender esta patacoada de fotografias rápidas.
    Acho que ela quiz dizer fotos tiradas normalmente, de uma ou mais pessoas em momentos diversos? Porquê eu não lembro de se tirar fotos de tragédias de nossos familiares ou amigos. Deve-se pensar um pouco antes de escrever rápido....;>)))

    ResponderEliminar
  4. Quando li as fotografias rápidas pensei na forma como eu normalmente as tiro (e por essa razão muitas vezes ficam mal, cortadas ou tremidas), depois também fiquei a pensar no resto do extracto do texto e como normalmente as fotografias de tragédias pertencem às notícias.

    ResponderEliminar