quarta-feira, novembro 30, 2011

Post 2268 Quarta-feira,30.11.11

Um Método Perigoso (A Dangerous Method) de David Cronenberg ("eXistenZ", "Crash"), com Michael Fassbender, Viggo Mortensen e Keira Knightley, é baseado na peça "The Talking Cure", do dramaturgo e argumentista inglês, nascido nos Açores, Christopher Hampton, inspirada na obra de John Kerr. A história inicia-se em 1907, onde encontramos Sigmund Freud e Carl Jung e algum tempo depois Sabina Spielrein, uma jovem russa de 18 anos internada no Hospital Psiquiátrico de Burgholzli, com diagnóstico de psicose histérica e tratada através dos recentes métodos da psicanálise, ela irá ser paciente e amante de Jung e mais tarde colega de Freud, e também psicanalista. Gostei dos textos das cartas que imagino serão reais e muito reveladores das relações que entre os três se estabeleceram, das paisagens e recriação da época. Não gostei muito da interpretação de Sabina, sobretudo no início porque me pareceu exagerada.

10 comentários:

  1. Parece ser muito bom. Envolve até Freud rs. Ótima dica.

    ResponderEliminar
  2. Já estou a pensar qual será o próximo filme que vou querer ver, Ematejoca e talvez em tentar encontrar o livro que esteve na base deste.



    Só não gostei muito da interpretação da Sabina, Wanessa g...

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tive oportunidade de ver este filme que continua a passar por aqui.
    Um que quero ver, cujo livro teve bastante sucesso o verão passado e o outro, e “ A rapariga com a tatuagem de dragão” – talvez seja este o título em português.
    Chegou a ver “Uma separação”, filme passado no Irão? Distraí-me e acabei por não o ver numa das salas de cinema da baixa onde normalmente passam este tipo de filmes.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não ouvi falar!
    Mas verei se tiver oportunidade!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A raparida com a tatuagem do dragão deve ser um dos filmes policiais inspirados na obra de Stieg Larsson. Ainda não o vi, porque queria ler os livros primeiro. Fui procurar no Google sobre o filme Separação. Penso que por aqui não estreou (não sei se ainda irá estrear) mas fiquei com vontade de o ver também




    Pelo menos continuam a aparecer filmes interessantes, Pedro Coimbra :)
    um beijinho




    Espero que este e outros apareçam por aí, Rosa dos Ventos
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. está bem, Gábi.

    o tema promete.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar