quarta-feira, novembro 23, 2011

Post 2251 - Em que é finalmente revelado o incrível segredo de como fazer cabelo em bonecos de plasticina

Quando tinha seis ou sete comecei a descobrir as incríveis potencialidades da plasticina.

Lembro-me de quando tive sarampo, por ter recuperado primeiro que as minhas irmãs, tive de brincar sozinha e andei a fazer palhaços. Com a prática fui aprimorando a técnica. Misturando paus brancos e rosas ou laranjas conseguia tons mais aproximados para a cor da pele. Como não tinha muita matéria prima, os bonecos tinham de ser pequenos, para poderem ser muitos, e assim foram nascendo pequenos homens, mulheres e crianças. Para conseguir prender as cabeças redondas aos pequenos corpos, inventei a técnica de um pequeno pedaço de palito. E para fazer cabelos - será agora revelado pela primeira vez e publicamente o grande segredo - resolvi utilizar linhas, cobertas por plasticina, o que permitia fazer cabelos compridos e de todas as cores. Tinha um grande orgulho nos bonecos. Quando aos doze anos mudámos de casa, de Gondomar para o Porto, os bonecos vieram também numa caixa, onde ainda hoje estarão, algures na casa dos meus pais. Entretanto, não voltei a vê-los, pelo que um destes dias ainda posso vir a ter um terrível choque, se encontrar a caixa e vier a constatar que os bonecos são horríveis...

7 comentários:

  1. Mas que criatividade!
    Está visto que mais vale deixar que as crianças usem a imaginação do que dar-lhes tudo feito! :-))
    E tenho a certeza que são lindos estes bonecos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Qual quê... só podem ser um must. Giro era vê-los aqui, agarrados a um post 225 e qualquer coisa. :))

    ResponderEliminar
  3. :) Não sei, não, Rosa dos Ventos, mas obrigada pelo voto de confiança :)
    um beijinho




    Até me parece uma boa ideia, Luisa, se os conseguir encontrar entretanto :)

    ResponderEliminar
  4. Até eu os gostaria de ver! Vamos a isso... quando regressar a casa dos papás, faz favor de os procurar, fotografá-los e publicá-los aqui!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Nunca tive ponta de jeito para esse tipo de trabalhos.
    Uma desgraça!!

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu também tive grandes dificuldades no 7º ano, quando foi preciso serrar madeira, mesmo tendo conseguido arranjar uma tábua bem fininha..:)

    ResponderEliminar