quinta-feira, novembro 17, 2011

Post 2235

Andar com sono pode ser muito complicado (e comigo isso sucede quando não posso dormir o mínimo dos mínimos que serão aí umas nove ou dez horas). Ontem quando fui à casa de banho em local de trabalho, comecei a admirar a porta. É uma porta em madeira com um encaixe também em madeira, e não tem nada escrito. Impede a luz, a chuva e o frio de entrarem, ou impediria se em vez de interior, desse para a rua, e transforma o espaço num limitado cubículo. Uma criança consegue movê-la, mas quando está fechada, imagino que só alguém muito forte conseguiria deitá-la abaixo. Vou interromper esta reflexão para tentar descobrir quem terá sido o incrível génio que inventou a porta... (...). Não consegui encontrar a resposta no Google. Terá sido um sábio desconhecido...

11 comentários:

  1. Bem, assim que li a parte em que escreves 'só alguém muito forte conseguiria deitá-la abaixo', e como trabalho em portas/fechaduras/chaves/etc, lembrei-me logo que tenho um colega que seria homem para tal e (talvez) com uma facilidade extraordinária...

    ResponderEliminar
  2. :) Então será a pessoa ideal para estarmos no caso de precisarmos de deitar uma porta abaixo :)

    ResponderEliminar
  3. A porta é bonita? : ) Dá assimo pró sóbrio?! : )

    ResponderEliminar
  4. Parece que as primeiras portas apareceram nas pinturas dos túmulos egípcios.
    Na Suiça, os arqueólogos encontraram uma porta com 5.000 anos!
    E devido ao seu post continuarei a pesquisar sobre o assunto! Fiquei com curiosidade. Está a ver o impacto que uma simples ida à casa de banho pode ter? : )

    ResponderEliminar
  5. Boa pergunta - quem terá inventado a porta?
    Algum porteiro, decerto :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. E a janela? Há objectos que são tão usuais que não fazemos ideia de onde vieram e raramente pensamos nisso mas lá que são fantásticos, são :)

    ResponderEliminar
  7. Não sei quem as inventou, mas fizeram-nos um gande favor!

    ResponderEliminar
  8. Pareceu-me uma porta bonita, sóbria e comum...
    E fiquei impressionada com as descobertas sobre as portas no Egipto, Suiça e vou ficar a aguardar os próximos desenvolvimentos :)



    O que nos leva à importante e complexa questão, Pedro Coimbra, sobre quem terá surgido primeiro, o porteiro ou a porta? :)
    um beijinho




    Talvez tenha sido o mesmo sábio desconhecido que inventou a porta, Tetisq e logo a seguir, inventou a janela :)




    Também acho, Paula :)

    ResponderEliminar
  9. Cara Redonda,

    A Porta, propriamente dita ( a folha móvel, rntre dois batentes) não terá sido uma invenção. Apareceu como resposta à necessidade de se tapar um vão.

    Quanto à palavra que usamos em português, veio do latim "portare" o que significa; levantar. A origem é religiosa. Os deuses do lar não consentiam que se profanassem os alicerces de uma casa passando por cima deles logo que se delineavam. Assim, ao começar-se a construção, travasse o comtorno dos alicercer rasgando o terreno com um pequeno arado. A certa altura o capataz ordenava: #Porta!" Levantava-se o arado e continuava-se mais adiante. Ficava assim marcados os sítios por onde se podia entrar e sair sem nunca profanar os alicerces, nem ofender os deuses. E por aí sirculavam os oprários os materiais e as ferramentes. Quando a obra ficava pronta, eram esses vãos os sítios de acesso das pessoas.

    Como diria Obelix: "Estes romanos........."

    Um abraço.
    Filomena

    ResponderEliminar
  10. Doir ERROS: "traçavam os alicerces"

    e: "CIRCULAVAM", com C!

    Filomena

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pela informação. É incrível o que entretanto fiquei a saber sobre portas :)
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar