quarta-feira, maio 04, 2011

HELP

Pois, apesar de ser normalmente bastante calada, às vezes falo mais do que deveria, como hoje, e fui mais ou menos desafiada, depois de ter defendido que poderiam perfeitamente haver obras-primas sem mortes, cataclismos ou desgraças, a apresentar um exemplo de uma obra-prima da literatura com pessoas felizes.

Será que algum comentador, ao qual ficaria imensamente grata, poderia ajudar-me com a indicação de uma obra-prima da literatura com personagens felizes aos quais não aconteça durante o livro qualquer infortúnio?

10 comentários:

  1. depende do que se entende por obra prima, Gábi...

    "o velho que lia romances de amor", de Luís Sepúlveda, é um belo livro e positivo.

    sei que não foi escrito pela "prima", foi mesmo pelo Luís, mas é um belo livro. já o leste Gábi?

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sugiro procurar nos velhos(e grossos) livros de histórias infantis que encantaram a minha infância e adolescência. Obra prima sem sofrimento ou revelação de pessoas más é fantasia alienada, Gabi...

    ResponderEliminar
  3. Excelente questão. Mas lamento. Assim de repente, também não me lembro de nenhuma. Mesmo nas peças humorísticas de Shakespeare há mortes ou acontecimentos desagradáveis. Emma, de Jane Austen, poderia ser uma boa boa hipótese (apesar de nem sempre as personagens estarem felizes) mas há uma tia que morre perto do fim (mas cuja morte acaba por levar ao final feliz). No fundo, se não há vidas sem infortúnios, por que existiriam obras de literatura sem eles?

    ResponderEliminar
  4. Assim, de repente, estou a lembrar-me do Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Ou do Amor de Perdição, do Camilo.
    Serve-lhe o Principezinho?

    ResponderEliminar
  5. Obrigada de qualquer forma Pedro Coimbra :)


    Como entretanto li o comentário posterior, Rosa dos Ventos, vou ficar à espera :)



    Estou a relê-lo agora, Luis Eme :)
    obrigada e um beijinho


    Mas alguns destes livros são terríveis em desgraças, Hesseherre, basta pensar desde logo nos contos de fadas, mas vou procurar também neste universo e ainda não desisti :)




    Gostei da sugestão da Ema, e pelo que me lembro a tia não era uma das personagens principais, Jaa e lembrei-me também do Orgulho e Preconceito.
    E mesmo não havendo vidas sem infortúnios (a não ser que acabem muito cedo, o que será desde logo um infortúnio)há vidas aparentemente bem mais felizes que outras e sobre algo assim é que procuro uma obra-prima :)




    Parece-me que serão exemplos precisamente do oposto, Funes :)
    Embora vá talvez reler o Principezinho...




    Mas será uma obra prima, Jrd ? :)

    ResponderEliminar
  6. O que este post me moi a cabeça... é muito difícil. Mas houve quem fizesse boas sugestões, como o PRINCEPEZINHO ou O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR. Entretanto pensei no AMOR DE SALVAÇÃO, de Camilo Castelo Branco, oposto ao seu AMOR DE PERDIÇÃO, mas como nunca li, não posso confirmar. Há também uma novela deste autor muito positiva MARIA MOISÉS... :D

    ResponderEliminar
  7. Obrigada :)
    Vou ver se consigo encontrar os dois sugeridos para confirmar se neles não acontecerá qualquer terrível desgraça aos personagens principais :)

    ResponderEliminar