sábado, abril 16, 2011

Post 1863 Comunidade de Leitores da Biblioteca Almeida Garrett

Gostei muito de ter ido e já estou a iniciar a leitura do próximo livro - O Seminarista de Rubem Fonseca - na perspectiva de poder ir à próxima sessão, que será no dia 26 de Abril, pelas 21.00 horas. Foi interessante ouvir sobre outras leituras do livro - O Coração das Trevas de Joseph Conrad - e a forma como a experência de vida também influencia as nossas leituras. Também curiosa a questão da tradução - "colegas" na sessão e orientador tinham exemplares de diversas editoras, três ou quatro, e foi lida ou melhor foram lidas duas traduções da mesma frase que não coincidiam.

8 comentários:

  1. Caríssima amiga Gábi,

    É certo que já não a vinha visitar faz algum tempo, mas não está esquecida! Até porque o sua entrada no meu blogue foi muito interessante por ter sido fortuita e este espaço constitui pelas suas perspectivas um local acolhedor pelas afinidades culturais que sinto.

    Rubem Fonseca é um autor que nunca li, mas que gostava de um dia ler. A Gábi me dirá depois do que achou desse livro. Sempre conseguiu encontrar a revista da Nova Águia ? Agora saiu o nº 7 sobre Fernando Pessoa e a CPLP como os dois temas fortes.

    Invejo esssas louváveis iniciativas do Norte de formação de Comunidades de Leitores em Bibliotecas que permitam a realização de tertúlias que tanta falta fazem ao nosso país.

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Para já, estou a gostar do livro, lê-se facilmente e a personagem, do narrador, parece bastante real.

    O único sítio onde encontrei a revista foi a Livraria Leitura, mas tinha apenas um número antigo e reservado.
    Vou passar por lá de novo para saber se receberam outros números...

    ResponderEliminar
  3. AI, estou ansiosa por saber a tua opinião. Estou muito curiosa com esse livro! Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Caríssima Amiga Gábi,

    Por acaso já li Rubem Fonseca, mas já não me lembrava até que o encontrei numa das minhas estantes: "O buraco da parede", que me pareceu interessante, mas não marcante.

    A Nova Águia vai ter uma apresentação em breve na Universidade Católica do Porto, talvez isso ajude. Este último número 7 sobre Fernando Pessoa está bastante bem conseguido. Se conseguir arranjar depois diga-me.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Vou tentar saber quando será a apresentação na Universidade Católica porque gostaria de ir e se entretanto conseguir encontrar o nº 7, tratarei logo de lhe dizer. Obrigada. um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. Fico a aguardar notícias.

    O lançamento na Universidade Católica do Porto é no sábado dia 21 às 12.30h. Como poderá confirmar no blogue da Nova Águia: http://www.novaaguia.blogspot.com/

    um beijinho, Nuno SMF

    ResponderEliminar
  7. Amiga Gábi: a apresentação da revista na Universidade Católica está inserida no Colóquio "O pensamento e a obra de Teófilo Braga".

    Nuno SMF

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, já anotei e vou tentar ir.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar