terça-feira, fevereiro 01, 2011

Projecto Janeiro. livros dos dias 18, 19, 20, 21, 22 e 23

- "Viagem Marítima com Dom Quixote" de Thomas Mann. Gostei muito deste livro. Fez-me pensar em como seriam as viagens há alguns anos atrás e recordou-me passagens que já tinha esquecido do Dom Quixote (li-o há muitos anos e em castelhano porque era o livro que tinhamos em casa, numa idade em que quando não compreendia uma palavra passava à frente e decidi voltar a lê-lo na tradução para português).
- "A última escala do Tramp Steamer" de Álvaro Mutis, autor que por coincidência em relação ao título do anterior livro, ganhou o Prémio Cervantes 2001. O autor nasceu em Bogotá, na Colômbia, em 1923 é hoje reconhecido internacionalmente como um dos maiores escritores vivos. É o primeiro livro que leio dele. Gostei de como escreve e da história, apesar de não ter um final feliz. Vou tentar encontrar o outro livro do mesmo autor que é referido na contra-capa, "La Nieve del Almirante".
- "Dois Corpos Tombando na Água" de Alice Vieira. Poesia. Fez-me lembrar um livro também de poesia que li de Maria do Rosário Pedreira porque há uma voz feminina que fala de um amor que partiu (e mais uma vez será melhor sublinhar que sou mais de prosa e de poesia não sei nada);
- "História secreta de um romance" de Mario Vargas Llosa. Ainda bem que tenho do mesmo autor "A Casa Verde" que ainda não li, mas ao qual se refere este pequenino livro.
- "A Cidade e os Livros" de António Cicero. Foi-me oferecido por um amigo, conhecedor da minha preterição da poesia pela prosa e levei-o praticamente incólume para a praia, durante o Verão e para local de trabalho quando acabaram as férias. Não gostei muito dos poemas do início, mas gostei do que se encontram no final do livro.
- "Um Pai de Filme" de António Skármeta. Comprei-o porque li um texto elogioso num blogue. Adorei este livro e recomendo-o.






Sem comentários:

Enviar um comentário