segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Projecto Janeiro - The End (at last) dias 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31


- "Profissão de Fé" de Eduardo Guerra Carneiro. Um livro de poesia com muitas ideias, que às vezes me pareciam demasiadas.
.
- "A Teoria e o Cão" e "Os Caminhos que Tomamos" de O. Henry. Fiquei a pensar na teoria da primeira história.
. .
- "Figura Gigante" de Nico Orengo. Um livro diferente, com fotografias e uma pesquisa sobre a vida de um gigante ao qual se juntou o seu irmão, com passagens por exibições em espectáculos.
.
- "Rapina" de Graham Hurley. Gosto de policiais e este está bem escrito e prende o interesse.
.
- "O Matricídio e outras histórias" de Géza Csáth (1887-1919). Consta na contra-capa que "foi o mais marcante autor húngaro do começo do século XX. Curso medicina e tornou-se neurologista. Foi largamente influenciado por Freud. Morfinómano incorrigível matou a mulher num ataque e tentou suicidar-se em seguida, tendo sido salvo por um amigo (...) Os seus contos espreitam as profundezas mais negras da alma humana, explorando a ténue fronteira entre amor e ódio, sexo e violência, sanidade e loucura". Foi internado mas fugiu. Queria ir para Budapeste para ser tratado, mas a sua cidade natal estava já sob o controloe dos sérvios que não o deixaram passar pela linha de demarcação e suicidou-se (com 32 anos). Era primo direito de Dezsõ Kosztolányi (o autor de "Cotovia". É um grande pequeno livro e espero conseguir encontrar outros livros deste autor traduzidos para português.
.
- "A Outra" de Ana Teresa Pereira. Gostei muito deste livro. Penso que é o primeiro que leio desta autora e vou procurar ler outros.
.
- "99 Clássicos do CInema para Pessoas com Pressa" de Henrik Lange. Tem ideias engraçadas que funcionam quando conhecemos o filme, mas em muitos casos não é nada fiel à história.
.
- "A Maresia e o Sargaço dos Dias" de Luísa Dacosta. Gostei deste livro, pelas imagens e emoções que nele encontrei e olhando para os livros de poesia que tenho estado a ler concluo que estou a gostar mais da poesia escrita por mulheres do que por homens.








E tão depressa não me volto a meter-me num projecto destes...

6 comentários:

  1. É uma grande "empreitada", mas.....(para descobrir o que é que quero dizer com o "mas" tem que passar pelo Devaneios) :))

    ResponderEliminar
  2. a ler como tu, só mesmo o prof "Martelo"...

    beijinho Gábi

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li A Outra de Ana Teresa Pereira, mas já li outros livros dela. É uma das minhas escritoras favoritas. Tem também livros infanto-juvenis muito interessantes, que li na minha adolescência, e que infelizmente nunca foram republicados.

    ResponderEliminar
  4. Já passei pelo Devaneios :))




    Acho que o Prof Marcelo os ia ler todos num único dia, Luís Eme :)

    beijinho




    Gostei muito deste Olinda Gil, apenas o achei pequeno demais :)

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga
    Luisa Dacosta é uma grande escritora dos sentires do mar.Um dia no lançamento de um dos seus livros na biblioteca da Póvoa de Varzim, à qual ofereceu o seu expólio literário tive a honrra de a conhecer pessoalmente. uma ternura de simpatica.
    Continuação de boas leituras e escritas...

    ResponderEliminar
  6. Não a conheço em pessoa, mas hoje por coincidência apareceu na televisão e deixou-me essa mesma ideia.
    Obrigada e um beijinho :)

    ResponderEliminar