segunda-feira, maio 31, 2010

Livros

.
No Jumbo do Arrábida estão com promoções de livros interessante por 1,00 €.
.

Greenberg de Noah Baumbach.


Livros dos dias 27, 28 e 29 de Maio

- "Stevenson sob as palmeiras" de Alberto Manguel (muito bem escrito);
- "Woyzeck" de Georg Büchner (peça inacabada ou fragmentos desta peça; o seu autor morreu de tifo aos vinte e três anos, no exílio suíço);
- "Uma Recordação Indecente" de Agustina Ezquierdo (pseudónimo de um grande escritor francês que poderá ser Pascal Quignard).
.

.

domingo, maio 30, 2010

Sábado, 29.5.2010

Na Comunidade de Leitores, da Almedina, Arrábida, esteve a jornalista Alexandra Lucas Coelho e falou-se sobre o seu livro"Caderno Afegão" e sobre viagens e aventuras. Não pude ficar até ao fim, mas tudo confirmou a ideia que já tinha, a autora é uma mulher muito inteligente, culta, bonita e corajosa. Gostei muito de ter ido.
.

Sexta-feira, 28.5.2010


quinta-feira, maio 27, 2010

Aniversário

E já quase me ia a passar: este blog começou no Sábado, 27 de Maio de 2006, e surgiu para responder a um comentário num blog que não admitia comentários anónimos que é O Primeiro Moicano do moicano (que eu pensava ser um desconhecido, mas afinal conhecia-o no mundo real) e onde comentavam O Apache de O Último dos Moicanos , a Cleopatra de Cleopatra Moon e outros (que não conheço no mundo real). Naquele momento e com estes exemplos, lembrei-me da Dona-Redonda dos livros de Virgínia de Castro e Almeida e...

Claro que eu ia fazer uma festa para a qual convidaria todos os comentadores que por aqui passam, com bolo e tudo, mas como já é quase meia-noite, não dá. Que chatice!

Contando com hoje, faltam cinco dias...

.

Para saber mais sobre a Feira do Livro, brevemente, ver aqui

.

Memorando 51

Um destes dias gostava de fazer um post sobre bloguistas que gostaria de encontrar no mundo real...
Contando com hoje, faltam cinco dias para a Feira do Livro...

Links para outros blogues

E no nosso blogue colectivo Fascinoso by Lino, mais um post de outra colega que escreve poesia.

Ver aqui

E que tem o blogue: a vida é assim...

quarta-feira, maio 26, 2010

Desabafo 57

Desde que activei a moderação de comentários, continuo alegremente a excluir os comentários spam...Ao excluir o de hoje, bastante extenso e incompreensível, ocorreu-me como tal resultará demolidor para o pobre comentador spam, após tanto trabalho para escrever ou transcrever algumas palavras e formulas, na crença radiosa de as ver publicadas, e para nada...talvez nunca o venha a saber...


Seria também avassalador que seja a minha incapacidade de os perceber, que impeça a publicação de máximas profundas, quiçá sobre o sentido da vida, embora me pareça que trazem é links de publicidade a diversos artigos que neste momento não me interessam particularmente como viagra e relógios.


Por outro lado, porque será que alguns posts atraem estes comentários? À partida não me parece que em nada se destaquem da normalidade de posts neste blog, mas algo neles os assinalará ao comentador ou comentadores spam, qual pote de mel no final do arco-íris ou qualquer coisa poética assim (poderei estar a ficar afectada pelos livros de poesia que tenho lido nos últimos tempos).

Projecto Maio - livro do dia 26

- "Odília ou a história das musas confusas do cérebro de" Patrícia Portela (para sabermos de uma vez por todas o que é uma musa!)
.

terça-feira, maio 25, 2010

Projecto Maio - livros dos dias 24 e 25

- "A Herdeira" de Henry James (não gostei de como termina);
- "Idades, Cidades, Divindades" de Mia Couto - poesia -


...

Sem contar com hoje, faltam seis dias para a Feira do Livro do Porto!
(parece que será na Avenida dos Aliados)

Projecto Maio - Livros dos dias 22 e 23

- "Clandestino" de Eliette Abécassis (a autora nasceu em Estrasburgo, a 27.01.1969, numa família judaica, proveniente de Marrocos; escreveu também "Qumran", "O Tesouro do Templo", "L'Or et la Cendre", "La Répudiée" e "Mon Père" e um ensaio "Petite Métaphysique du Meurtre"). Sobre este livro, "Clandestin", não gostei de como termina.
- "Um Combate e outras histórias" de Patrick Süskind (o autor de "O Perfume");
(imagem mais aproximada do livro das Edições Asa, que encontrei)

E do novo blog colectivo, nascido na última aula do Curso de Escrita Criativa, o Fascinoso by Lino, gostei muito do primeiro post escrito por cb, aqui

segunda-feira, maio 24, 2010

Se alguém quiser adoptar um ou mais de onze cachorrinhos recém-nascidos (um já encontrou um lar) ver aqui

domingo, maio 23, 2010

Projecto Maio - livro do dia 21

- "Nenhum Nome Depois" (poesia) de Maria do Rosário Pedreira que agora tem o blog Horas Extraordinárias (continuo a ser mais de prosa, mas os livros de poesia além de normalmente serem mais finos - fora as compilações e obras completas, etc. - também têm um número muito menor de palavras por página).
(e estou muito ligeiramente atrasada com os dias...amanhã terei de ler três, ou corro o sério risco de apenas conseguir terminar o projecto Maio, em Junho).

sábado, maio 22, 2010

Sábado, 22.5.2010


Sábado, 22.5.2010

Fui ver parte da VIII Exposição Arte Médica (só parte porque estavam a preparar uma festa de casamento para as 19.00 horas)
(imagem tirada do Google)

Sexta-feira, 21.5.2010




Adorei o filme

quinta-feira, maio 20, 2010

Projecto Maio - Livros dos dias 19 e 20

-
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
- O Caderno Vermelho de Paul Auster.
Gostei muito. A sugestão para ler um livro dele embora não este veio daqui
- "Aqui Jaz Ary dos Santos/Sentado no muro do Cemitério a ver passar a Classe Operária" de César Príncipe (provavelmente o livro mais fininho até agora, e com o título mais comprido)

Uf!

Ontem à noite surgiu-me um terrível problema na publicação dos comentários, que não eram publicados, desapareciam, dava um erro estranho e era-me pedido para fazer cookies ou qualquer coisa assim...Penso que entretanto, e à partida, o problema estará ultrapassado, mas estava já a pensar que era desta que teria de implodir a dona-redonda e teria de criar um novo blogue, ao qual de forma extremamente original iria chamar dona-redonda2...

quarta-feira, maio 19, 2010

Decisão importante, mas que vai dar muito trabalho

Como já perdi a conta aos livros repetidos que adquiri (e depois ofereci, mas pelo menos penso que até agora ainda não comprei nenhum em triplicado...) decidi finalmente que tenho mesmo de fazer uma lista. Para tornar isto mais interessante vou fazer antes um blog-lista.

Novos restaurantes.

Abriu uma Wok To Walk no Dolce Vita, Porto.
Estive a pesquisar na Net e será uma cadeia de comida asiática que nasceu na Holanda. Estava com esperança que fosse comida típica da Coreia ou do Vietname porque de comida asiática já temos restaurantes Chineses e Japoneses, mas de qualquer forma parece muito interessante...




Projecto Maio - livro do dia 18

- De Alberto Manguel, "O Regresso", um livro bem escrito e estranho.


terça-feira, maio 18, 2010

Projecto Maio - livro do dia 17

- De Cees Nooteboom, "Máscara de Neve"; Na contra-capa, citações de críticas tais "um livro que nos faz pensar como a literatura tem graça", "um livro delicioso sobre a morte e a descoberta do amor" e "a um tempo hilariante, a um tempo reflexivo"...e não percebo muito bem como é se pode pensar isto sobre este livro.
.

Novo livro da Pin Gente

No Sábado, dia 29 de Maio, será a apresentação do livro infantil "Desenhei-te um poema" da Pin Gente.

segunda-feira, maio 17, 2010

Projecto Maio, livros dos dias 13, 14, 15 e 16

- "O lobo milagreiro" de Raymond Léopold Bruckberger (n. em 1907, monge dominicano francês, elemento activo da Resistência Francesa, foi viver para o E.U.A. em 1949) - Esta história do lobo de Gubbio, convertido por Francisco de Assis, foi escolhida como texto de francês nas escolas da América.
- "Acerca de Roderer" de Guillermo Martínez (autor convidado este ano no LeV) - Bem escrito e inquietante;
- "Chamem a Polícia" de Irvin D. Yalom com Robert L. Berger - Muito bem escrito. Vou tentar encontrar outros livros do primeiro.
- "O Tempo Aprazado" de Ingeborg Bachmann - Poesia. Gostei, mas tenho de o reler para o conseguir ver melhor.







domingo, maio 16, 2010

15.05.2010


De Alain Resnais, Ervas daninhas concorreu este ano à Palma de Ouro em Cannes. É baseado no romance de Christian Gaily (foi saber isto que me fez querer ver o filme e gostava de encontrar o livro). O par central é formado por Georges Palet (André Dussollier) e Marguerite Muir (Sabine Azéma, mulher e musa de Resnais) e será uma carteira furtada que levará a que se encontrem...

Sábado, 15.05.2010

Fui ver a exposição "Sete Caminhos Partilhados" na Galeria Cor Espontânea" (que ainda não conhecia e fica na rua do Bom Sucesso, atrás do Centro Comercial). Além dos sete: Armando Alves, Francisco Laranjo, Júlio Resende, Manuel Casal Aguiar, Marta Resende, Victor Costa e Zulmiro de Carvalho, também obras de novos artistas (gostei mais das obras expostas de Susana Bravo - lembraram-me desenhos para crianças - de Francisco Marinho - "Les harpes" e "Ardo", pelas cores - e de Kasia Gubernat - pelas cores e formas, pareceu-me muito original).
Ver mais aqui
(de Júlio Resende, retirado do link supra)

Novo blogue

Terminado o Curso de Escrita Criativa (e gostei muito deste curso, pelas ferramentas que aprendi, pelo dinamismo do professor e pelo ambiente nas aulas) ficou a ideia de criarmos um blog colectivo, o "Fascinoso by Lino"

sábado, maio 15, 2010

Tenho vários posts para elaborar e um novo blog para criar, mas estou parada com um obstáculo que ainda não consegui ultrapassar. O novo blog é um blog colectivo e não faz sentido que apareça ao lado ou em baixo aquele quadradinho com "acerca de mim, fotografia, ver o meu perfil" mas não consigo fazê-lo desaparecer só desse blog. Será que alguém sabe como conseguir isso?

quinta-feira, maio 13, 2010

Exposições

No Clube Literário do Porto, que tem uma livraria, um piano-bar, ou um bar com piano, sala para conferências e cursos, e salas para exposições, estive a ver Desenhos de José Rodrigues e "palavras com objectiva" de Sonja Valentina - que tem um blog: Sonja Valentina - fotografias a preto e branco e textos de Pas[ç]sos.
.



.

Últimas aquisições para lista de livros a ler e com autógrafos:

- "Museu de História Sobrenatural / contos", de Pedro Sena-Lino, com ilustrações de Bruno Gaspar;
- "333" de Pedro Sena-Lino;


quarta-feira, maio 12, 2010

Projecto Maio - Livros dos dias 10,11 e 12

-"acobriçãodasfilhas" de valter hugo mãe; poesia; as imagens que me evoca são um pouco escuras...;
- "Amanhecer" de Elis Wiesel; um grande livro;
- "Entre Chipiona e Tarifa" de Jorge Fallorca; Ainda não tinha lido nada deste autor, gostei de como escreve;





terça-feira, maio 11, 2010

Curso de Escrita Criativa: 1ª aula de 5

Apesar do trânsito por obras consegui chegar apenas alguns minutos atrasada e ainda na fase das apresentações (embora quase sem fôlego porque é preciso subir três andares, mas a vista é lindíssima). Fiquei a conhecer três das vinte e uma ferramentas de escrita que constarão deste livro:
(e ganhei um livro o que é sempre óptimo). Fizemos exercícios de escrita e há um TPC para amanhã: Nas primeiras cinco coisas que virmos na saída ou na entrada do curso, encontrarmos cinco palavras que devemos utilizar para escrever um texto em cinco minutos. Alguém quer tentar?

Este blog só aparentemente estará parado...

Na execução do projecto de Maio, está-se em processo de leitura dos livros de dias 10 e 11.

Conseguiu-se ontem a inscrição para um curso de escrita criativa que começa hoje e termina no Sábado e que poderá sustentar a criação de inúmeros posts... ou não.

E é também necessário ponderar um projecto de aquisições para a Feira de Livro do Porto que se inicia no final deste mês!

segunda-feira, maio 10, 2010

Absolutamente incrível :)

O dona-redonda é a sugestão do dia no blog Crónicas do Rochedo !
Ver aqui
.
Já não sei bem como é que descobri o Crónicas do Rochedo (amanhã com menos sono posso tentar recordar o percurso em links até lá), mas entretanto tornei-me seguidora e não só gosto de ler os textos do seu autor, como através dele tenho descoberto mais blogues, como o Bilhete de Ida e o Outsider e outros sobre os quais um destes dias gostaria de escrever.
Através do Bilhete de ida, fiquei a saber de um Clube de Leitura e de outro Curso, atelier ou oficina de escrita e trocámos livros. Enviei o nosso livro "Atelier dos Sentidos" e recebi o "Bicicletas para Memórias & Invenções 5" que comecei a ler há pouco.
O Outsider é um blogue mágico como o A Antecâmara.
.

.

domingo, maio 09, 2010

Projecto Maio - Livro do dia 9

- Cartas de amor de Susie Morgenstern; Gostei muito deste livro que ganhou merecidamente vários prémios. Vou tentar encontrar outros da mesma autora.


Domingo, 9 de Maio

Fui ver a exposição "Nadir Afonso. Sem Limites", no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.
Não sabia que tinha tido períodos que lembram o impressionismo, o expressionismo e o surrealismo, e períodos denominados de barroco, egípcio e pré-geometrismo. Apenas conhecia os seus quadros de cidades, como os que estiveram expostos na Galeria do JN.
Ver mais aqui
Ver também aqui
(link importante trazido em comentário pelo Privada do blog Não me digas nada
.
(Évora Surrealista)
(Ponte D. Luís no Porto)


Preparativos para a Visita do Papa

Nas livrarias (Bertrand e Fnac) estão a aparecer mesas-expositores com inúmeros livros religiosos.
No centro da cidade do Porto vi alguns cartazes de boas-vindas.
Discute-se a concessão da tolerância de ponto à função pública...parecem estar todos contra, inclusive os funcionários públicos.
E se agora a nuvem de cinzas não permite a visita?

Projecto Maio - Livro do dia 8

- "Menina a caminho" de Raduan Nassar (escritor brasileiro, filho de imigrantes libaneses, escreveu também "Lavoura Arcaica" - foi realizado um filme com o mesmo nome - e "Um copo de cólera"). Livro de contos, no qual o primeiro e maior é o do título, a menina a caminho.

sexta-feira, maio 07, 2010

Projecto Maio - Um livro por dia - (e estou mesmo a ler os livros!) Livro de 7 de Maio

- De Javier Reverte, "As Noites de Sarajevo". Gostei muito deste livro. Além de estar muito bem escrito e me interessar na história o que estava a acontecer, acompanho a viagem, vejo, sinto e penso com o narrador. O autor foi um dos convidados do LeV neste ano.
.


quinta-feira, maio 06, 2010

Livro de 6 de Maio

- A Perfeita Harmonia, Poemas Celtas da Natureza; Sendo eu muito mais de prosa, gostei das imagens que os poemas deste livro me evocaram.
.

Muito a propósito: "Maio é o Tempo da Perfeita Harmonia, da harmonia na natureza, da harmonia entre esta e o seu Criador, entre esta e as criaturas e entre as próprias criaturas, os homens e as mulheres; e a mais desejada harmonia tem o nome do Amor." (no preâmbulo de José Domingos Morais).
Galês
Da tradição oral
(Século XVII)
Sursum Corda
.
O sol se ergue no alvor do dia.
A névoa levanta-se do verde prado
E do trevo do campo levanta o orvalho.
Só eu não sei quando vem a hora
De erguer ao alto meu coração.
.

quarta-feira, maio 05, 2010

Sobre nada 783

Apesar de não o ter confirmado, parece-me ter ouvido que hoje será o dia da cortesia na condução ou alguma coisa assim. Na saída do Porto vi alguns carros com balões, embora não saiba se estará relacionado com o dia ou será publicidade a algo (e ninguém me deu um balão...). De qualquer forma, tentei ser cortês na minha condução (é capaz de não se ter notado muito ou mesmo nada porque objectivamente não terei feito nada de diferente, mas interiormente esforcei-me por manter um estado de espírito aberto e tolerante ...). Pela estrada a seguir a Santa Maria da Feira, vi muitos peregrinos, com coletes verdes, e um grupo maior, levou a uma travagem cortês do veículo que seguia à minha frente.

Livro de 5 de Maio

- Uma Rapariga Simples, de Arthur Miller (que teve um romance com a Marilyn Monroe e escrevia muitíssimo bem). Gostei do livro.
" E, Charles, de braço dado com ela aqui, caminhando imperturbável de chapéu muito direito na cabeça e de lenço escarlate ao pescoço, assobiando baixinho mas convictamente o tema principal de Harold in Italy. Oh Morte, oh Morte, disse quase em voz alta, esperando à esquina que a luz mudasse, e maravilhando-se com a sorte que tivera ao viver em beleza."

terça-feira, maio 04, 2010

Livro de 4 de Maio

- Lágrimas e Suspiros de Ingmar Bergman; Sábado à noite vi o final do filme. Já o tinha visto antes, mas desta vez fixei-me mais no que se passava, nos diálogos, no desamor, amor e morte que vivem, no real que me surgiam todos. Domingo fui arranjar o livro, e aqui, a Agnès, mais do que moribunda, revela-se como uma pessoa muito bonita.


"Diário de Agnès
Dia de verão. Está fresco devido à proximidade do outono, mas o tempo está bonito e calmo. As minhas irmãs, Karin e Maria, vieram ver-me. É maravilhoso podermos estar juntas como dantes, quando éramos crianças. Sinto-me muito melhor, pudemos até dar um passeio as três, um grande acontecimento, sobretudo para mim que não saio de casa há tanto tempo. Passeámos calmamente até ao velho baloiço suspenso do carvalho. Em seguida ficámos sentadas as quatro (Anna também estava connosco) no baloiço e deixámo-nos embalar, vagarosamente, docemente.
Fechei os olhos e senti o vento e o sol acariciarem-me o rosto. As dores tinham desaparecido. Os seres que mais amo no mundo estavam ao pé de mim, podia ouvi-las falar baixinho à minha volta, sentia a presença dos seus corpos. O calor das suas mãos. Mantive os olhos fechados. queria reter esses instantes e pensava: isto é certamente a Felicidade. Não posso desejar nada de melhor. Neste momento, e durante alguns minutos, posso saborear a plenitude. E sinto-me cheia de gratidão para com a minha vida que me dá tanto."