terça-feira, maio 04, 2010

Livro de 4 de Maio

- Lágrimas e Suspiros de Ingmar Bergman; Sábado à noite vi o final do filme. Já o tinha visto antes, mas desta vez fixei-me mais no que se passava, nos diálogos, no desamor, amor e morte que vivem, no real que me surgiam todos. Domingo fui arranjar o livro, e aqui, a Agnès, mais do que moribunda, revela-se como uma pessoa muito bonita.


"Diário de Agnès
Dia de verão. Está fresco devido à proximidade do outono, mas o tempo está bonito e calmo. As minhas irmãs, Karin e Maria, vieram ver-me. É maravilhoso podermos estar juntas como dantes, quando éramos crianças. Sinto-me muito melhor, pudemos até dar um passeio as três, um grande acontecimento, sobretudo para mim que não saio de casa há tanto tempo. Passeámos calmamente até ao velho baloiço suspenso do carvalho. Em seguida ficámos sentadas as quatro (Anna também estava connosco) no baloiço e deixámo-nos embalar, vagarosamente, docemente.
Fechei os olhos e senti o vento e o sol acariciarem-me o rosto. As dores tinham desaparecido. Os seres que mais amo no mundo estavam ao pé de mim, podia ouvi-las falar baixinho à minha volta, sentia a presença dos seus corpos. O calor das suas mãos. Mantive os olhos fechados. queria reter esses instantes e pensava: isto é certamente a Felicidade. Não posso desejar nada de melhor. Neste momento, e durante alguns minutos, posso saborear a plenitude. E sinto-me cheia de gratidão para com a minha vida que me dá tanto."


6 comentários:

  1. Dois belos filmes de Bergmann na noite de sábado na RTP 2.

    ResponderEliminar
  2. Eu só consegui apanhar o final de um...:(

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi, mas pelo que entedi do teu relato é alguém doente que consegue retirar mesmo assim prazer daquilo que a vida lhe oferece. Mas isto sou eu a falar antes de tomar café, pelo que não garanto nada... Beijoca!

    ResponderEliminar
  4. Certíssimo :) como é que serás depois de tomar café :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Tb vi.
    Bergman é chato.
    Chato, mas bom.

    Um dos meus favoritos é: Fanny och Alexander (1982).

    No Corte ingles há vários dvds dele (excepto o FANNY...

    ResponderEliminar
  6. :)
    E pelos seus comentários fiquei curiosa, AR, será que também tem um blog?

    ResponderEliminar