domingo, março 21, 2010

Dia 21 de Março

Início da Primavera, dia mundial da Poesia, dia mundial para a eliminação da discriminação racial e dia mundial da Floresta e da Árvore.

Penso que não terei esquecido nenhuma efeméride...

Sobre o trabalho como editora de Maria do Rosário Pedreira achei positivo que nas cartas de rejeição explique porque não aprova a obra em causa (claro que se já tivesse recebido uma dessas cartas, poderia talvez ter uma opinião diferente) e o que referiu sobre o que distingue uma obra em cem: o estilo próprio. Quem já tiver lido dois ou três livros de Walter Hugo Mãe, se pegasse no seu novo livro sem identificação do autor, de imediato saberia de quem era.

Da passagem pelos ateliés de escrita, fiquei com a ideia que os grandes escritores além do génio, também dedicaram a vida à sua escrita. Em cada obra-prima há imenso trabalho.

Assim, além de nunca ter sido visitada por qualquer ninfa, também não tenho essa capacidade de dedicação exclusiva.

Entretanto, ao recordar-me de um artigo sobre escritores espíritas (não sei como é que isto se escreve) ocorreu-me que ainda poderá haver esperança de vir a escrever qualquer coisa...

5 comentários:

  1. Começam a faltar dias no ano para as efemérides! :)
    Nunca li nada da Maria do Rosário Pedreira. Para ser franca nem nunca tinha ouvido falar nela... Mas tem razão quando diz que o que distingue uma obra entre as tantas que se escrevem hoje em dia, é o estilo próprio. Acho, no entanto, que tem de haver de tudo e de todos os géneros. Acharia triste não poder escolher... :)

    ResponderEliminar
  2. Exmo. Senhor,
    Em primeiro lugar, agradecemos o facto de se ter dirigido à nossa editora com vista à avaliação do livro referenciado. Pedimos desculpa pelo tempo que levámos a responder-lhe, mas todas as semanas nos chegam originais e somos poucos a realizar este trabalho.
    Relativamente à obra propriamente dita, lamentamos informar que não iremos por diante com a publicação, uma vez que a mesma não suscitou interesse suficiente para integrar a nossa colecção de autores portugueses.
    Despeço-me com os melhores cumprimentos,
    Maria do Rosário Pedreira

    ResponderEliminar
  3. Antes da Comunidade de Leitores também não, N. Martins :) Escreveu livros para crianças e livros de poesia.
    E também acho que bom é que haja de tudo :)



    Bem Jaa, assim não parece lá muito desenvolvido...
    Durante a sessão ela também referiu que já lhe tinham passado pelas mãos grandes obras que recusou apenas por não achar que iriam atrair o interesse dos leitores. Agora já não sei se nas cartas terá distinguido essas situações de outras. Talvez seja muito crítica nas outras. Exemplificou com casos de erros gramaticais e na construção de frases (repetição de uma palavra três ou quatro vezes na mesma frase) que seriam evitáveis com alguma atenção.

    ResponderEliminar
  4. É sempre chato ter que dizer que o livro é uma trampa. Pelo menos, e apesar do pedido de desculpas (eventualmente também automático), até responde depressa (cerca de dois meses).

    ResponderEliminar
  5. Como uma trampa?! Não penso que ela o tenha achado, nem que o possa ser.
    Mas afinal não desenvolveu na carta porque é que rejeitava o livro e a carta parece muito um estereotipo idêntico ao que imagino será utilizado por outros editores, o que é uma seca.

    ResponderEliminar