terça-feira, novembro 17, 2009

Gripe e Fisális

Ontem tive a minha primeira consulta no Centro de Saúde, pensava eu para ficar a conhecer a minha médica de família. Ora, sentia-me muito mais saudável antes do que depois e já sei que vou ter de levar com a vacina do tétano. Entretanto naqueles que por lá tossiam ficava a dúvida: será que...? No mundo do meu local de trabalho são comuns os apertos de mão. Hoje pela primeira vez notei uma diferença. Parte dos cumprimentos ficaram pelos acenos, mas poderia ser pela pressa em se ir para qualquer outro lado (e comecei a imaginar como seria se tivéssemos de usar máscaras de protecção).
Ao almoço descobri os fisális que nem suspeitava que existissem. À primeira vista pareciam-me meramente decorativos e que até poderiam ser de plástico, mas não são (para saber mais sobre eles ver aqui).
(fotografia tirada do Google)

10 comentários:

  1. Que raio é fisális?
    Certamente, um fruto ou legume, daqueles com que, sempre que vou ao Modelo ou ao Pingo Doce, me deparo, sem nunca antes os tenha visto.

    Cada vez me sinto mais desfazado do mundo. Ou é o mundo que está desfazado de mim.

    ResponderEliminar
  2. E tive eu tanto trabalho em pôr o link no aqui...
    São frutos, faz-se compota com eles e também lhe chamam capucha
    e alquequenje.
    E deve ser o mundo o desfazado!

    ResponderEliminar
  3. "Tomate de capucha", diz-se nos Açores. Nascem de uma forma quase expontânea e são, com o araçá e as amoras silvestres, a rainha das frutas para a compota do pequeno almoço.
    Um abraço para si, Dona Redonda! Desde que esteve em Roma anda muito ocupada. Já reparei.
    Filomena

    ResponderEliminar
  4. Fruto curioso ,pequena bola amarelada em suave embrulho,de sabor discreto mas com fama de ser bom para a saúde... como tantos outros...

    ResponderEliminar
  5. Faz-se compota e não só, a minha cadela, que é uma cabra, chama-lhes um lambisco. Anda sempre a farejar debaixo do arbusto, ali num cantinho do jardinzito, a ver quando algum cai madurinho...
    ... e eu também gosto...

    ResponderEliminar
  6. Ir tratar da saúde a um qualquer centro de saúde... é correr o risco de que nos tratem mesmo da saúde... Teve sorte, ainda está viva!

    Manuel Poppe

    ResponderEliminar
  7. Cara Amiga, fuja do Centro de Saúde para... não ficar doente!

    ResponderEliminar
  8. As coisas que eu vou aprendendo por aqui...
    Beijo a norte

    ResponderEliminar
  9. Frisális é novidade,vou ter de provar:-)
    Este ano também fui ao centro de saúde,ao qual já não ia há uns anitos, fiquei a saber que o meu médico de familia era... uma médica e ...castelhana,outra nova.Fui muito bem atendido.
    Só não entendo a ligação da gripe com vacina do tétano.E no caso da D.Redonda estar doentita,pois rápidas melhoras.
    Ps:no seu local de trabalho não se deveriam cumprimentar dessa forma,digo eu...

    ResponderEliminar
  10. Um nome bem giro, "Tomate de capucha", gostei
    um beijinho e estou a precisar de férias para ir para Roma outra vez :)



    Essa é que é uma perspectiva bem cinzenta sobre os Centros de Saúde, embora me pareça muito acertada...e pode servir-me de desculpa para fugir à vacina contra o tétano :)




    E não é que fiquei mesmo doente C.M.? :)




    Olá MC :)
    E eu não os conhecia :)
    Quer pela aparência, descrição e gosto, fiquei a gostar dos Fisális




    Também fiquei a gostar Eira-Velha :)




    Agora tens de experimentar os Fisális João Marinheiro
    um beijinho



    Vá lá que não sou a única a desconhecer os Fisális, Ferreira :)
    Também não entendi a ligação...e não gosto de vacinas com injecções!
    Obrigada pelas melhoras :)
    PS também acho :)

    ResponderEliminar