domingo, agosto 02, 2009

A invasão das gaivotas

Como não sou particularmente atenta ao que se passa ao meu redor (pronto, não sou mesmo nada observadora) só depois de me terem chamado a atenção é que me apercebi mais da (recente?) invasão de gaivotas. Primeiro, vê-las ou ouvi-las, até me parecia muito positivo, como se repente a zona do Porto onde vivo se tivesse misteriosamente aproximado do mar e fosse possível abrir uma janela e ver o oceano (não é). Depois ouvi relatos de ataques, nomeadamente a uma pomba, em que nem a aproximação humana surtiu grande efeito, descrições dos sons que proferem como gritos intensos e o seu domínio de algumas ruas à medida que a noite cai. De repente a perspectiva de encontrar uma, numa viela estreita e escura, lembra demasiado o filme de Hitchcock...

10 comentários:

  1. Credo menina as gaivotas não enlouqueceram (ainda).......
    Mas é estranho essa invasão no entanto com um verão tão estranho se calhar andam baralhadas.
    Mas para evitar encontros desagradaveis é de evitar andar por ruelas....e sobretudo à noite ;-))
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. :) um óptimo conselho :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Aqui é mais e sempre os pombos, esse bicho horripilante e nojento.

    ResponderEliminar
  4. ah... lá para os meus lados faz tempo que se deu a invasão!
    e eu que tenho o sono leve...
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Tempestade no mar para as gaivotas estarem em terra? Deve ter havido alguma alteração no seu ecossistema para terem alterado os seus hábitos.

    ResponderEliminar
  6. Julguei que sabias que se tratava de uma manobra publicitária para vender os livros do Richard Bach: em vez de pombas, soltam gaivotas. Isto nas ruas do Porto, obviamente. Em Lisboa a técnica não resultou, porque, devido à poluição, a baixa ficou pelejada de gaivotas mortas. De resto, tanto quanto se saiba, não aumentaram as vendas do Fernão Capelo Gaivota e o pessoal só quer é ler Saramago - em doses insustentáveis.

    Beijo

    Jorge Seagull

    ResponderEliminar
  7. As gaivotas são demasiado espertas, e já sabem como viver nas cidades...Já existem gaivotas que não sabes pescar, a centenas de km do mar, que vivem nas lixeiras e nas cidades, porque as pessoas na sua santa ignorancia as alimentam, e lhes acham piada, quando acordam é tarde porque as gaivotas são pradadoras e sabem ocupar os territórios... já não nos bastava o Rio a governar o porto, agora temos o Porto invadido por gaivotas...

    abraço com mar.

    ResponderEliminar
  8. Lembrei-me do filme "Fernão Capelo Gaivota" por causa do seu texto; não sei se viu o filme, que teve grande êxito nos anos 70.

    As gaivotas fazem-nos sonhar, pois são livres e sabem percorrer o mundo inteiro...

    ResponderEliminar
  9. Também temos pombos, Volteface.book :)



    Se calhar por aqui também Pin Gente, eu é que não me tinha apercebido :)
    um beijinho



    Se calhar, Eira-Velha :)



    Não sei o que poderá ter ocorrido Bell




    Penso que terei o livro, Madrigal, mas ainda não o li. Talvez consiga nestas férias...assim como algum livro de Saramago :)




    Parece-me que assim se explica bem o que se está a passar com as gaivotas, João Marinheiro :)
    um beijinho



    Não vi o filme, mas estou a pensar em ler o livro CM
    Gosto mais dessa imagem das gaivotas.

    ResponderEliminar