quarta-feira, abril 22, 2009

Aula de terça

Ontem cheguei muito atrasada à aula. Perguntei a uma colega sobre o que se estava a passar e respondeu-me que se tinha perguntado quem gostara e quem não gostara do livro ("No Silêncio de Deus", de Patrícia Reis) e agora os colegas que se tinham manifestado, desenvolviam porque tinham gostado ou não.
Durante o tempo em já lá estava, falou-se das diferenças entre a escrita literária e a escrita jornalística, foi chamada a nossa atenção para alguns parágrafos do livro e foi-nos colocado o desafio de ficcionar uma entrevista - perguntas e respostas - ao nosso Professor. Depois questionou-se se um escritor teria de ser uma má pessoa ou ter um lado mau. Apologista da diversidade queria ter exemplificado com escritores que fossem ou tivessem sido reconhecidamente boas pessoas, mas não consegui lembrar-me de nenhum. Imagino que muitos o sejam. Referi o José Mauro de Vasconcelos na ideia de quem escreve um livro como "O meu pé de laranja lima", ter de ser boa pessoa, mas não o conheci mesmo e ainda estou sob o efeito do choque por o nosso Professor ter revelado que a Beatrix Potter sequestrava e espancava uma sobrinha (ainda não sei depois disto como é que vou encarar os coelhinhos dos seus livros se os encontrar por aí).

8 comentários:

  1. Pois é, entre a autora e os coelhinhos há toda a espessa camada de "fingimento" dos criadores,onde se dissolvem as impurezas de que se faça o seu ânimo! Cada caso terá o seu registo próprio , só é preciso não esquecer que tudo pode acontecer, pois não há figurinos!

    ResponderEliminar
  2. Nunca convivi com nenhum escritor de perto para saber se é boa ou má pessoa. Serão como todas as outras, umas boas, outras más. Mas ouvi dizer que António Botto não era de fácil convivência.

    ResponderEliminar
  3. Pode haver também algo parecido MC à ideia de se conhecer alguém porque o vemos na televisão quando lemos um ou mais livros de um escritor. Pelo menos na imaginação do autor e do leitor não há limites.



    Também é o que penso Bell, que serão como as outras pessoas. Sobre o António Botto não sei nada :)

    ResponderEliminar
  4. Mais uma razão para não julgarmos o livro pela capa...muito menos uma pessoa pela sua escrita.

    ResponderEliminar
  5. Uma forma de encarar os coelhinhos é dar-lhes um golpe fatal por trás das orelhas...
    E pessoas estúpidas que escrevem bem, se calhar, é o que mais há...
    Não é o nosso caso, claro que não.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Se arranjar uma voluntária para espancar, entre outras coisas, ainda me proponho escrever um livro!
    Subordinado ao tema, é claro.

    ResponderEliminar
  7. a margarida está a ver o filme "capitães de abril" e grita... liberdade, melancia! vitória...ehehe
    tu conhece-la! faz a festa... deita os foguetes... e

    convite:
    http://bananaouchocolate.blogspot.com

    beijos com aroma de cravo
    luísa

    ResponderEliminar
  8. Muito bem dito Pretazeta, estou completamente de acordo contigo :)


    Humm, não estou a ver-me a fazer isso aos coelhinhos, Eira-Velha...
    Eu estava a pensar mais em pessoas más a escreverem bem e se calhar o contrário também, pessoas boas a escreverem mal. Se calhar será tudo possível mesmo. Às tantas na Beatrix Potter quem escrevia os contos e desenhava eram os coelhinhos e não ela :)
    um beijinho




    Não estou a ver ninguém JG... que tal escrever o livro com outro tema?



    Vou espreitar Pin Gente :)
    um beijinho grande para as duas :)

    ResponderEliminar