quinta-feira, abril 09, 2009

1ª e 2ª Sessões do Curso: Ler e escrever com escritores portugueses

Na 1ª sessão o reencontro com alguns dos colegas de anteriores cursos e a constatação de que há muitos colegas novos e que alguns terão frequentado clubes de leitura em Serralves. Neste curso pela 1ª vez, junta-se a leitura e escrita. O primeiro livro é um livro de poesia, "Imagens" de Ana Luísa Amaral.

Exercícios de escrita na 1ª sessão.

- Retiradas do livro palavras com conotação mitológica (esfinge, navio, cavalo, jardim, touro, baleia, bastidor, labirinto) escrever um texto com estas palavras em dez minutos.

(...)

Alguns colegas lêem o que escreveram.

- Nessa altura o nosso Professor refere o pano escuro na mesa ao lado (no qual, apesar das minhas incríveis capacidades de observação, ainda não tinha reparado), diz-nos que sob ele estão três objectos e que cada um de nós, à vez, deverá ir espreitar, não falar sobre o que viu, escolher um dos objectos e em 6, 7 linhas, escrever uma pequena história Quem não quiser escrever poderá dizer que objecto escolheria e porquê. Sou das últimas e dedico-me a observar as feições dos que espreitam, para tentar descobrir alguma coisa. Muito impenetráveis e concentrados, demorando algum tempo. Deduzo que pelo menos um dos objectos, senão todos, devem ser estranhos ou difíceis de apreender para justificar esse tempo mais demorado. Chega finalmente a minha vez (fui a ante-penúltima), impaciente, dirijo-me até à mesa, destapo o pano preto e .... à esquerda um quadro pequeno no qual figura um barco antigo, ao meio um gatinho preto pequenino com ar egípcio e à direita o objecto estranho, de barro, e espalmado, uma cara num círculo do qual saem três pernas.

O Professor refere a primeira ocasião em que nos apaixonámos e fomos correspondidos, situação vivida a dois, um olhar a chamar o outro, para referir que serão os objectos, com solicitações diferentes, a escolher-nos também...(só para contrariar resolvi que iria escrever textos sobre cada um dos objectos, para que nenhum ficasse com a pretensão de me ter escolhido, mas não tive tempo, só consegui escrever sobre o quadro e começar o do gato).

Colegas lêem o que escreverem

O Professor diz-nos que a figura estranha em barro espalmada se chama Trinacria ou algo assim, e é uma Divindade/amuleto da Sicília que dá sorte Depois perguntou quem a tinha escolhido porque a escolha dos objectos também era reveladora. Quem escolhesse este objecto era porque nas opções de escrita não escolhia o óbvio.Depois referiu que o gato seria mais apelativo a um universo feminino, do intimismo, da casa, Deus associado à mulher. Aí, já preocupada com o que a minha escolha revelaria, não me contive e resolvi perguntar o que é que significaria escolhermos o quadro. E seria a ideia de errância, viagem, descoberta (vá lá, não me parece mal).

Citou uma frase do poema na página 55, que considera muito bonita:
"No espaço mais azul da ilusão
as coisas acontecem,
verdadeiras,
deixam de ser miragem."

TPC: Pegar nas últimas palavras de cada poema: Não quero. Um sonho. Nada. Não mais. Mais nada. Porquê...e escrever um texto, no qual estas palavras surjam, por exemplo, num diálogo .

Na 2ª sessão, a autora está presente, tem uma voz cheia e bonita, colocamos-lhe diversas questões e responde a algumas.

5 comentários:

  1. Parece que está a ser interessante. :)

    Pelo significado dos objectos penso que escolheria o mais estranho.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este texto."Estive lá!" A começar assim, o curso vai ser óptimo.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante e a minha paixão pelos gatos levar-me-ia ao óbvio!

    Abraço com o desejo de muitas amêndoas

    ResponderEliminar
  4. teria provavelmente optado pelo barco... não vi as pernas mas...

    um dia tens que me avisar atempadamente de um destes cursos, ok?
    beijos com saudades

    ResponderEliminar
  5. E escolherias muito bem Joana. Foi sobre quem tinha escolhido este objecto que o nosso professor primeiro perguntou.
    Tive pena de não te reencontrar também neste curso, mas pode ser que num próximo voltemos a ser colegas :)


    Obrigada MC :)


    Engraçado,não me tinha lembrado disso, duma paixão pelos gatos poder levar a escolher esse tema, Rosa dos Ventos :) mas não acho que seja óbvio, e seria o 2º tema que escolheria porque o do barco foi o que me pareceu mais fácil :)
    um grande beijinho com o desejo também de muias amêndoas :)



    E as pernas eram muito giras, Pin Gente :)
    Penso que se quiseres ainda poderás inscrever-te neste, mas mais fácil ainda, se quiseres e gostaria muito, poderias vir ao da Almedina. Podes inscrever-te no próprio dia. Neste Sábado dia 11, será apresentado (penso) o livro de Jorge Reis-Sá: "Todos os Dias". Começa pelas 17 e terminará por volta das 19. Então queres vir também?
    um grande beijinho para ti :)

    ResponderEliminar