quarta-feira, outubro 08, 2008

O que é podemos dizer ou desejar a alguém que vai fazer 18 anos?

O que é que eu lembro de quando fiz 18 anos?
Que ia poder votar e tenho a ideia que pude estrear-me nesse ano, não me lembro em que eleições, nem em quem votei. Lembro-me de sentir uma responsabilidade acrescida pela idade a que chegava e a obrigação implícita de exercer esse direito-dever. Qualquer espírito rebelde que tivesse, exercitava-o em tentar ser original, como usar vestido e tranças. Devia ter um ar meio hippie retrógrado ou de rapariga honesta e confiável da província, o mesmo que levou a senhora, a quem a minha irmã perguntou a direcção para a faculdade, a disponibilizar-se para me alugar um quarto. O ano em que entrei para a faculdade e me senti meio perdida e me perdia na livraria. Nos livros dos diversos cursos via o acesso ao conhecimento de uma forma deslumbrada. Qualquer um que adquiria parecia-me um tesouro e teimava em ler o que não percebia lá muito bem, como os livros de epistemologia e de hermenêutica do texto filosófico certa que se insistisse chegava lá.
Mas afastei-me da pergunta. O que é que podemos dizer ou desejar a alguém que vai fazer 18 anos?

9 comentários:

  1. Que os faça durante muitos e bons anos,cheio de saúde,alegria, rodeado pela família e pelos amigos!
    Tudo o mais vem por acréscimo...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parecem-me óptimos votos, Rosa dos Ventos :)

    um beijinho




    Estava a pensar por aí, Nani, no "enjoy life" :)

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo desejar (digo costumo porque tenho muitos sobrinhos todos eles mais velhos que os meus filhos) "Parabéns e bem-vindo/a ao 'clube' dos adultos!"
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Carpe diem quam minimum credula postero
    Tu ne quaesieris, scire nefas, quem mihi, quem tibi
    finem di dederint, Leuconoe, nec Babylonios
    temptaris numeros. ut melius, quidquid erit, pati.
    seu pluris hiemes seu tribuit Iuppiter ultimam,
    quae nunc oppositis debilitat pumicibus mare
    Tyrrhenum: sapias, vina liques et spatio brevi
    spem longam reseces. dum loquimur, fugerit invida
    aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

    "Odes" (I,, 11.8) do poeta romano Horácio (65 - 8 AC)

    Ou por outras palavras:

    Aproveita o momento, confia o mínimo no amanhã
    Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses
    darão a mim ou a ti, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia
    não brinques. É melhor apenas lidar com o que cruza o teu caminho
    Se muitos invernos Jupiter te dará ou se este é o último,
    que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar
    Tirreno: sê sábio, bebe teu vinho e para o curto prazo
    reescala as tuas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciúmento
    está fugindo de nós. Aproveita o momento, confia o mínimo no amanhã.

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão, cara Redonda:

    "Chegaste à idade da cidadania. Trata de saber o que é, e de a exercer cumprindo todos os deveres e reclamando todos os direitos".

    Foi o que pr+opria disse aos meus filhos.

    Um abraço.

    Filomena

    ResponderEliminar
  6. Alguma vez deste alguma queca? Então está mais do que na hora!

    ResponderEliminar
  7. "que podemos dizer ou desejar a alguém que vai fazer 18 anos?"

    Que nunca cometa actos irreparáveis, que nunca pronuncie palavras irreparáveis...

    ResponderEliminar
  8. Também me parece uma boa ideia Gigi, sublinhar a entrada no "clube dos adultos" :)
    um beijinho



    Fiquei esmagada Marquês de Sade :)
    E ainda bem que também veio a tradução porque de latim não pesco quase nada :) pareceram-me óptimos conselhos e é engraçado serem tão antigos.




    A idade da cidadania, é uma ideia bonita.
    um beijinho




    Quando não sei bem o que responder Anónimo, opto por não responder nada.



    Conselhos muito bons, C.M. mas que a mim me parecem difíceis de seguir, sobretudo o segundo
    um beijinho

    ResponderEliminar