quinta-feira, setembro 18, 2008

Reflexão Profunda I - Afinal onde é que está a felicidade?

A culpa será dos trajectos mais ou menos longos que tenho de fazer de carro entre cidade onde moro e cidade de local de trabalho!
Debrucemo-nos pois sobre a questão: Afinal onde é que está a felicidade?
Poderá estar em sermos capazes de ver e viver as pequenas-grandes coisas, de sentir-nos gratos como de uma benção concedida (li a Bíblia quando tinha doze ou treze anos, mas muito raramente vou a uma Igreja e não me vejo como religiosa, por isso não é nesse contexto que escrevi graça e benção).
Sair porta fora e sentir a luminosidade e a frescura da manhã, notar que quase sem pensar se pôs veículo em movimento, reparar no verde de uns campos que ladeiam a estrada, numa multidão de pássaros que lá à frente e no alto se movem em grupo, ter a dupla percepção de que é especial o que se vê e o ser-se capaz de o ver.
Na ideia do sentido da vida ser a reprodução ou a procriação encontrar-se-á a renovação da esperança.
Lembrei-me de anos atrás, ainda adolescente, ter pensado que a minha própria morte só seria insuportável, se fosse a última pessoa na terra e que havia um pouco de mim em todos os que viam ou sentiam algo que eu tivesse visto ou sentido. Assim mesmo quem partisse, ficava.

5 comentários:

  1. «(...)ter a dupla percepção de que é especial o que se vê e o ser-se capaz de o ver.(...)

    (...)a minha própria morte só seria insuportável, se fosse a última pessoa na terra e que havia um pouco de mim em todos os que viam ou sentiam algo que eu tivesse visto ou sentido. Assim mesmo quem partisse, ficava.»


    Muito, muito bela a reflexão... assim com a escrita! Há neste post algo de Fernando Pessoa... a clareza, a lucidez, a verdade que sempre soubemos, porque reside em nós, mas nunca a tinhamos dito...

    Um dos melhores posts que li na blogosfera.

    Continua nesta linha... porque agora quero ler mais! Sorriso.

    Ni*

    ResponderEliminar
  2. Andar muitos kms de carro entre o local de residência e o de trabalho dá-nos muito tempo para pensar.
    Já passei por isso, mas também não te interrogues demais... :-))

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ni :)
    Fiquei feliz com o que escreveste.




    Não há perigo Rosa dos Ventos, a maior parte do tempo vou é preocupada em chegar a horas e com o dia à minha frente :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que a felicidade está em todo o lado, o problema é que se desloca a tal velocidade que só a sentimos por uns breves instantes. A sorte é que daí a pouco está de volta.
    Está, por exemplo, na observação nostálgica de uma paisagem, no sorriso de uma criança, na troca de olhares com uma mulher bonita, numa frase que nos dizem e nos enche a alma, na observação de uma obra de arte ou de um objecto de alta tecnologia, etc.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do que escreveste. O que me deixa um pouco perplexa é constatar que por vezes a mesma situação me pode deixar indiferente ou feliz.

    ResponderEliminar