domingo, fevereiro 10, 2008

Esplanada - 9.2.08

(encontrei esta pintura através do Google e penso que será de Tom Stravel - após nova pesquisa no Google, suspeito que afinal o título do quadro é que será Tom's travel, e ainda não sei de quem é... )
Gosto de esplanadas e ontem estive numa com um até então amigo virtual.
Ao nosso lado estava um casal e ele comentou enquanto conversávamos que se fosse pedido a cada pessoa naquela esplanada que os descrevessem, todas as descrições seriam diferentes. Tenho estado a pensar nisso noutro âmbito. Gosto de conhecer outras pessoas, parecidas comigo, diferentes de mim, com nada aparentemente em comum entre nós, ou com algo que nos aproxime, nem que seja o interesse pelo outro. Estive a pensar na imagem diferente que formarão de mim essas pessoas, mas na perspectiva de ser também através dos outros que descubro quem sou.

15 comentários:

  1. Bem visto!
    Temos mais ângulos do que aqueles que pensamos (ou admitimos).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. As esplanadas dão-nos visões diferentes do mundo que nos rodeia...

    foram feitas para olharmos em volta...

    abraço Redonda

    ResponderEliminar
  3. As esplanadas são uma boa fonte de cusquice!!!!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Bem, acho que foi o Funes que disse «ninguém nos conhece melhor do que os outros».

    De resto, 2 minutos de atenção e contemplação são anos de inspiração para o resto.

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa é certa: nós não nos vemos como os outros nos vêm. Por isso, concordo quando dizes que através dos outros descobres quem és.
    Tem uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. É bom saber como os outros nos vêm e muitas vezes acabamos descobrindo coisas acerca de nós que não conheciamos!


    Beijinhos


    HOJE E AMANHÃ

    ResponderEliminar
  7. Passei pra te deixar um abraço e desejar boa semana.

    ResponderEliminar
  8. e é bom esplani(ficar)... a sós, com boa companhia... o sol, um livro...

    tenho uma coisa para te "esplanificar" mas não tenho tido cabeça... vai-me visitando (será isto uma técnica para me ires lendo?)
    não! tenho um miminho para ti mas ainda está no forno... quando desenformar aviso.
    beijo
    luísa

    ResponderEliminar
  9. já saiu do forno
    já desenformei
    coloquei no prato
    e já o mostrei

    toca a ir buscar
    e trazer para cá
    ainda está quentinho
    do lado de lá

    beijo

    ResponderEliminar
  10. Julgo que não será tanto quem és, mas mais quem aparentas ser. Ou, melhor dizendo,como és vista pelos outros. E isso sim, dar-te-á conhecimento para saber se tens de trabalhar a imagem que passas para que se assemelhe mais à tua imagem essência. Se assim desejares, é claro. Às vezes dá jeito parecermos uma coisa, quando, na verdade, somos outra diferente, e apenas reservada áqueles que ousam ir mais além...

    Ps: e o enigma? Para quando a resposta? Fiquei intrigada, pois só sabia o nome e autor do segundo quadro, apesar de já ter visto o primeiro. Mas não faço ideia nenhuma... O que eu gostava de fazer um curso desses!!

    ResponderEliminar
  11. Que bem que sabe o sol ao final da tarde na esplanada.

    Cada pessoa põe um rótulo, naquelas que só observa. Tira a pinta, fica com a ideia. Mas o que passará pela cabeça de todos??

    Lembrei-me daquele filme em que o homem ouvia tudo que as mulheres pensavam e desejou nunca o ter conseguido :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Adriana :) e ainda nem tinha pensado nos ângulos que poderemos não querer admitir que temos :)
    beijinho


    E são uma óptima invenção Luis Eme :)
    (lembrei-me agora que quando fui à Tunísia apenas se viam homens nas esplanadas e quando perguntei onde estavam as mulheres responderam-me que havia uma esplanada nas traseiras para elas, mas não cheguei a averiguar se seria assim....)
    um beijinho



    Talvez dependa mais das pessoas Gata Verde :) há quem tenha jeito, eu acho que me passa tudo ao lado, mesmo numa esplanada, poderiam mesmo à minha frente estar a ocorrer os maiores flagrantes e eu não notar nada...
    uma boa semana



    Será Jorge C.? Talvez pelo distanciamento
    Achei muito positiva a ideia da atenção e da contemplação se converterem em inspiração.




    E podemos ter surpresas Gigi, agradáveis e outras talvez só surpreendentes :)
    Experimentei uma vez pedir a pessoas que me são próximas que escolhessem uma qualidade ou defeito para me definirem e fiquei surpreendida com o que duas disseram, sobretudo porque sem falarem uma com a outra disseram o mesmo (o que disseram é que me achavam determinada e eu não me acho assim tanto...)
    Uma boa semana para ti



    Precisamente Leonor Costa e foi o que acabava de pensar a responder ao comentário da Gigi
    um beijinho




    Também fui visitar-te, Odele Souza
    um beijinho




    Um destes dias temos de esplanar as duas, Rosa dos Ventos :)
    um beijinho



    Olá Pin Gente fui-te visitar e mesmo não sendo um bolo, gostei muito
    um beijinho para ti




    Assim fica ainda mais complicado Safira :)
    Este curso é em Serralves e está a ser dado em módulos. Será que não dá para te inscreveres no segundo?



    Olá Pretazeta :)
    Às vezes acho que gostaria de saber :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Eu estou em Lisboa... será que não têm um curso cá?

    ResponderEliminar
  14. A Gulbenkian tem um curso de escrita criativa, mas acho que as entradas são muito exigentes.

    ResponderEliminar