quarta-feira, janeiro 23, 2008

Mini-post antes de ir dormir

No atelier de escrita hoje falámos daqueles que já foram considerados os dois únicos temas da literatura: o amor e a morte e ouvimos a Callas na cena em que morre na Traviata (que é de arrepiar, no bom sentido). Durante a sessão fomos então desafiados a escrever sobre a nossa própria morte. Teríamos de escrever como se nos estivesse a acontecer naquele momento, mesmo que noutro espaço.
Alguém quer fazer uma pequena tentativa?
Amanhã poderei "postar" o trabalho que fiz e escrever doutos considerandos (porque não serão meus) sobre o que se pretendia e sobre o que se poderia ter escrito, mas lá ninguém escreveu (seria interessante se algum hipotético eventual leitor o conseguisse).

21 comentários:

  1. estou a morrer... de sono!

    amanhã, quando acordar, oiço a traviata (que adoro) e penso nela...

    ResponderEliminar
  2. Estou capaz de escrever um texto de morrer… a rir, mas não o faço, não vá alguém lê-lo e eu ser acusado postumamente de assassínio premeditado.

    ResponderEliminar
  3. O SantaRita Pintor encenou o seu suicídio em Paris e fez uma festa. O Joaquim Castro Caldas escreveu uma carta à direcção da Gulbenkian a pedir um subsídio para o seu suicídio (na altura ao Pedro Támen) e para a qual teve uma resposta à altura.
    Eu, se escrevo uma coisa do género, cai-me logo tudo em cima a dizer que eu não sei dar valor à vida.

    ResponderEliminar
  4. Um pouco tétrico não achas?Hummmmmm! Um beijo bem vivo.

    ResponderEliminar
  5. Comecei-me a imaginar a fugir numa praia, a fugir duma faca que está na mão da Redonda. Eu corro, já cansada e tremo de medo quando olho para a sombra gigante que me vai pressenguindo...entro no mar e a redonda pára. Fica na areia a ver-me afogar, a água congelava-me os pensamentos e entrei de cabeça, comecei a ficar sem ar, sem ar, sem ar nenhum...e vi a luz!

    ResponderEliminar
  6. :) Ontem também estava, Pin Gente e acho que hoje também estou, apesar de ter bebido café :)
    Dá para fazer um poema sim :)
    (e o Júlio escreveu um texto que me pareceu poético)


    Que tal um texto de quase morrer a rir, Apache?
    Assim evitávamos o suicídio e os futuros homicídios premeditados :)



    Por acaso, Tony uma coisa que me dá sono também (além de muitas outras coisas, como dormir pouco) é a falta de luz :)



    Não sabia do SantaRita Pintor nem do Joaquim Castro Caldas.
    Que tal escreveres avisando antes que se trata de um exercício



    Bem Gui, alguns de nós comecámos logo a pensar em escrever um texto humorístico só que depois fomos avisados que não podíamos :)



    :):) Que história terrível Pretazeta :)Isso é que é imaginação. Gostei :)

    ResponderEliminar
  7. Gostava de escrever, mas tenho vergonha! E não tenho jeito, já agora.
    O tema é interessante, a morte sempre me fascinou, há qualquer coisa de romanticamente irreversível associada. Um obstáculo invencível, que cada um interpreta ao seu modo.
    Deve ser interessante estar na tua aula quando todos lerem os seus textos (se é que vão ler uns para os outros).

    ResponderEliminar
  8. Não morras... Por agora ;0)
    Beijus*

    ResponderEliminar
  9. Olá, desparecida
    Prefiro falar da vida. Morto-vegetativo já eu estou há muitos anos. Na vida e na blogosfera. Tudo passa, tudo morre. Restam apenas pó ou cinzas.
    Bjo
    VM

    ResponderEliminar
  10. Não sei que escrever porque ainda não morri...ora menina que tema...Rsssssss.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. ...e eu a pensar que tinha escrito uma frase bonita sobre a morte...
    Aliás, tenho de confessar que só a traduzi: consta que foram as últimas palavras de Goethe ("Mehr licht!").

    ResponderEliminar
  12. Um tema interessante... eu já dei o meu contributo. Espero que gostes e que te inspire. Sinceramente, preferia morrer assim a morrer assado só que há apenas uma certeza: a morte, o resto são adereços.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  13. Eu quero pensar que todos os dias morre algo em mim e nesses mesmos dias outro algo nasce...
    A morte física... essa quero adiá-la um pouco mais!...
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  14. Nem pensar!!!

    Beijinhos e bom fim de semana


    HOJE E AMANHÃ

    ResponderEliminar
  15. A Vida é umas férias que a Morte nos dá!

    ResponderEliminar
  16. É sempre giro falar da grande ceifeira.

    ResponderEliminar
  17. Bela Adormecida...vamos lá acordar...

    Tanto tempo sem postar???

    Escrever sobre a morte????
    Nem morta!!!!!!!

    :)

    Boa semana e bons escritos....

    Beijitos

    ResponderEliminar
  18. Eu não temo a morte porque sei que nunca vou morrer. Meu corpo um dia morrerá, será pó, pois ele é todo material, mas eu não sou esse corpo, sou algo imaterial, inteligente, sensivel, capaz de pensar de sentir de amar e de odiar. Sou algo tão maravilhoso que não poderá por certo extinguir-se um dia.
    Eu acho o tema muito interessante para ser desenvolvido.
    Meus blogs estão atualizados,
    http://www,cuidadoestaoteespiando.blogger.com.br
    http://www.bisavo.blogger.com.br
    Maith

    ResponderEliminar
  19. Olá Matrioshka :)
    Vamos lá, força, tens jeito sim!
    E foi interessante ouvir alguns colegas lerem o que escreveram - lêem aqueles que o querem fazer



    Por agora também não estava a pensar nisso Ana :)
    um beijinho



    Olá Victor. Já te escrevi um mail quando li o teu comentário.
    um beijinho para ti




    Olá João marinheiro :) realmente o tema é difícil, mas foi o professor que o arranjou :)
    uma boa semana para ti



    Eu é que não conhecia a frase Tony
    Achei bonitas e poéticas as suas últimas palavras




    Vou procurar o teu contributo a seguir Eira-Velha...penso que no teu blog :)
    Uma boa semana



    Olá Sei que existes. A 1ª ideia é triste, mas é compensada pela 2ª
    Estou contigo quanto a adiar a física um pouco mais :)
    um beijinho



    Olá Leonor Costa :) mas a ideia é só escrever sobre isso e até pode ser de uma forma poética
    um beijinho e uma boa semana




    Olá Nada Acontece.
    Fui espreitar o seu blog e gostei.
    Humm, parece-me uma forma muito positiva de ver a morte.



    Como eu prefiro os finais felizes, Mr X, não acho assim tão giro :)



    Que simpática Oris :) gostei mesmo de ser chamada assim :)
    Uma boa semana e um beijinho grande para ti



    Olá Maith :)
    Depois vou espreitar os seus blogs e gostei do que escreveu sobre a morte.
    um beijinho

    ResponderEliminar