quinta-feira, janeiro 31, 2008

Atelier de escrita 11ª sessão

O atelier já vai terminar na próxima semana, mas na sessão de ontem começámos a planear o jantar de encerramento, já com 26 inscritos (e entretanto, quiçá pode ser que arranque outro curso).
Estava eu com esperanças de que na sessão de hoje fossemos abordar e escrever sobre o outro dos dois grandes temas: o Amor!
Que nada!
Se na anterior tínhamos abordado a morte física, na de hoje, o tema era a morte da esperança, a depressão.
Fomos divididos em dois grupos. O primeiro, no qual eu fiquei (mas preferia não ter ficado), tinha de escrever um poema na 1ª pessoa sobre a depressão, o segundo tinha de escrever uma carta dirigida a um amigo deprimido.
Ora, quem tiver passado por aqui antes, já saberá que para os poemas eu sou uma completa desgraça (na prosa posso ser só meia desgraça). Nem vou transcrever aqui o que escrevi, mas a seguir a ler o meu "poema" o Professor referiu que parecia o bilhete de despedida de um suicida.
No entanto, tive a sorte de ficar ao pé de colegas muito divertidos, e em vez de deprimidos parecíamos o oposto. Enquanto os demais colegas pareciam absorvidos na tarefa proposta, eventualmente a sentir as palavras que escreviam, nós conversámos e rimos com os nossos textos.

10 comentários:

  1. Querida Redonda
    Sabes que, às vezes, o riso esconde a depressão, a profunda tristeza...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Porque não querias ter ficado nesse grupo???
    Quanto á carta de suiçidio ... podes vende-la na net a quem esteja com muita pressa e sem paciência para fazer uma... ;P

    ResponderEliminar
  3. Normalmente, as minhas tristezas (ou depressões) dão-me vontade de rir. Quando assim não é, a "coisa" está mesmo mal. Por isso, acho normal a vossa reacção, eu teria mesma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. mas que grande diversão!
    é mesmo assim... a tristeza dá para a risota (por vezes)!
    quando não sai um sorriso a coisa vai de mal a pior...
    enviavas-me a carta?

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Se calhar a carta dava jeito...

    Acho que a deves publicar...
    Andam por aí muitos deprimidos...talvez conseguissem ver a vida de outra maneira...
    :)
    Beijitos

    ResponderEliminar
  6. Sei que alguns o conseguem, Rosa dos Ventos, esconder a depressão ou a profunda tristeza no riso. Mas ontem penso que estávamos todos realmente divertidos.
    um beijinho para ti



    Porque não tenho jeito para poemas Nani, preferia ficar no grupo da carta :)apesar que depois o meu poema também pareceria uma carta :)
    Pois a tua ideia de vender a carta é muito boa, mas depois de a lerem não creio que a comprassem :)



    Ainda bem que o consegues Gigi e se estivesses connosco também ias achar graça ao que escrevíamos
    um beijinho



    Olá Pin Gente :)é um poema e muito mau, depois se quiseres eu mostro-te, mas é mesmo mau :)
    um beijinho



    Não dava jeito nenhum Oris, está um poema nada poético :)
    Só se fizesse com os deprimidos se rissem por pensarem que conseguiam escrever muito melhor :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Escrever sobre o suicídio e a rir só mostra a maturidade de quem escreve.É um jogo que se leva a sério, como deve ser,aliás.Parabéns.

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curioso com esse poema. Devias publicá-lo!!!
    Não pode ser assim tão mau que não possa ser publicado. Sinceramente não acredito.
    Ao menos divertes toda a gente!
    Concordo com a rosa dos ventos, por vezes o riso esconde um estado depressivo profundo. Já lá dizia a canção "Rio para não chorar..."

    ResponderEliminar
  9. Se a esperança é a última a morrer, a morte da esperança é a morte "tout court"!
    (que imagem tão deprimente...).
    E porque não ser uma "maverick" e escrever, sobre a morte da esperança, um poema cheio de esperança?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada MC pelos Parabéns, mas não são merecidos. O bom humor foi mais pela companhia do que pela maturidade.




    Não está mau no sentido de ser divertido Nada Acontece :)



    Desde que não seja um poema, Tony, "topo" qualquer desafio de escrita :)
    um beijinho

    ResponderEliminar