quinta-feira, janeiro 17, 2008

Ainda na 1ª aula

Haverá alguma coisa que vos possa parecer estranha, neste quadro?

(Manet's A Bar at the Folies-Bergere of 1882)
.
...
.
Afinal onde é que está o senhor de chapéu em cartola que vemos no reflexo em frente da menina?
...
.
Foi sugerido que poderia encontrar-se do lado inferior direito, de costas para nós e não ter sido abrangido pela pintura.
Mas outra hipótese mais interessante é a de Manet neste quadro representar o movimento, antevendo a deslocação que este personagem irá efectuar, do lado onde não apareceria no quadro, para a frente da menina, onde já o vemos no seu reflexo.

11 comentários:

  1. Bem, atrás da menina, está um espelho que a reflecte de costas e reflecte também a imagem de um senhor de chapéu.

    ResponderEliminar
  2. Só posso dizer que gosto muito do Manet e de todos os seus quadros, pelo menos daqueles que conheço, como é evidente!

    Bisous

    ResponderEliminar
  3. a minha interpretação é esta:
    a menima está tão longe, perdida nos seus pensamentos, que nem vê o senhor à sua frente... assim fez manet o seu quadro.

    beijo
    luísa

    ResponderEliminar
  4. O homem de chapéu é quem está a ver o quadro. Nós, portanto. Alguém enfia este chapéu?

    ResponderEliminar
  5. a mim parece-me que a cintura da senhora é muito mais larga no espelho!!!! :S

    ResponderEliminar
  6. Esta agora deixou-me a pensar... Mas primeiro que eu visse o senhor da cartola demorou, livra!

    Bom fim de semana.

    Beijinhos

    HOJE E AMANHÃ

    ResponderEliminar
  7. Eu também acho estranho o facto de haver tanta garrafa por encetar... ;)

    ResponderEliminar
  8. Também gosto muito dos que conheço, Rosa dos Ventos :)
    um beijinho


    Gostei da tua interpretação Pin Gente e não me tinha ocorrido ainda :)



    Olá Jaime:) Será que estás de volta à blogosfera? A seguir vou ao teu blog :)
    Eu não vou enfiar o chapéu porque não sou homem :)




    Depois de ter lido Nani fui ver de novo o quadro e não é que concordo contigo? :)
    Isto vem confirmar a minha teoria que devo ser mais magra do que o espelho mostra :)



    Realmente, ele está um bocadinho de lado Leonor Costa :)
    um beijinho e um Bom Domingo



    Olá Cláudio :) o triste é que já tinham sido todas encetadas :(
    um beijinho para ti meu amigo :)

    ResponderEliminar
  9. A menina de lá não é a mesma de cá
    A de lá, em frente ao senhor da cartola tem uma capa vestida.
    A de cá está em mangas.... de vestido. ..

    Não?!....................

    ResponderEliminar
  10. Também me parece uma boa teoria. Existiriam duas meninas e o senhor da cartola estaria à frente da que aparece de costas para nós e pela sua posição apenas apareceria no espelho, enquanto as meninas estariam a "tapar" o seu próprio reflexo...

    ResponderEliminar