segunda-feira, dezembro 03, 2007

Próximo TPC

Permiti-se vaguear um pouco pela blogosfera enquanto crescia o sentimento de culpa por não estar a trabalhar. Agora vou só escrever este mini-post, para depois (espero) trabalhar intensa e proficuamente e compensar estes minutos.
Queria deixar aqui um pequenino pedido de ajuda para o próximo trabalho para casa: Será que algum hipotético eventual leitor que por aqui passe me poderia ensinar a escrever um poema?
O TPC para a próxima quarta-feira (o tempo urge) consiste em escrevermos um poema com rima ou métrica com frases de cinco sílabas, em que a 1ª deve rimar com a 4ª e a 2ª com a 3ª. O que eu não percebi muito bem é a acentuação, porque é que a frase pode até ter palavras que perfazem seis sílabas, mas a 6ª não contar.
Se por acaso alguém conhecer um livro sobre este tema, também agradeceria encarecidamente a indicação.

18 comentários:

  1. Sei que não vou ser uma grande ajuda mas acho que para perceber a métrica é necess+ario ter presente que a linguagem portuguesa é, por natureza, grave, daí resulta que as palavras graves não são acentuadas... bla... bla... bla...
    Concluindo, a métrica não tem muito a ver rigorosamente com a divisão silábica mas a última frase que conta é a última do verso respectivo sobre a qual recai o acento tónico.
    E prontes, não digo mais nada se não ficas a saber tanto como eu ... ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Errata...
    ... "a última frase" não... a última sílaba.
    Vai... atira-te ao poema e mostra-nos do que és capaz :)

    ResponderEliminar
  3. Pelo que deduzi, o que é pedido são versos com 5 sílabas métricas, ou «redondilha menor», usados pelos poetas do Cancioneiro Geral, por Garcia de Resende e por... Camões! Esta métrica é também conhecida por 'Medida Velha' e está associada ao lirismo tradicional português, como por exemplo... as Cantigas 'd'Amigo'.

    (Existem, ainda, na «Medida Velha», os versos de 7 sílabas métricas, conhecidos por «redondilha maior». Já agora, e por curiosidade, a «Medida Nova» é o conhecido verso decassílabo ou decassilábico, introduzido em Portugal no séc. XVI, por Sá de Miranda... - influência de Itália -e de uso obrigatório no soneto)

    Não confundir sílabas métricas com sílabas gramaticais.
    Ao fazermos a escansão (a contagem dos sons dos versos) temos em atenção que as sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais. Para encontrarmos as sílabas métricas contam-se as sílabas ou sons até à tónica (acentuação) da última palavra de um verso. Por isso os versos têm 6 sílabas gramaticais e 5 sílabas métricas. A última sílaba conta para o nº de sílabas gramaticais, mas não para a escansão.

    E fico por aqui, porque amo apaixonadamente este assunto... já que faz parte da minha prática comum profissional... mas não quero aborrecer-te com isto.

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Para a próxima fico calado... Mas eu também não sou professor de literatura, né?

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada aos dois, Eira-Velha e Ni pela ajuda :)

    E Eira-Velha se sobre isto a Ni sabe mais que nós os dois, tu sabes mais do que eu :)

    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá redonda,
    Depois do que li nos comentários anteriores, principalmente o da "ni", atrevo-me apenas a abrir o 'bico' para desejar-te boa sorte para o TPC.
    E não digo 'mainada'...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. E já é muito Nandokas :)
    Obrigada e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Que coisa complicada esta coisa da métrica....

    Sorry, mas versos não são comigo....

    Beijitos

    ResponderEliminar
  9. Também acho AnaG.:)
    E versos também não me parece que sejam comigo :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Bom, que tal começar
    por escrever qualquer coisa
    até que alguém a oiça
    mas curta para não maçar.

    Sorry, não resisti!
    ;)
    Boa sorte para o tpc. O amigo Krieg falou-me deste blog.

    ResponderEliminar
  11. Tal e qual como o Eira-Velha diz.
    A métrica tem a ver com a sílaba tónica.
    Se optares por uma palavra aguda a acentuação recai na última sílaba.
    Mas a esta hora já estás mais do que esclarecida...
    Eu é que andei arredada dos meus blogues preferidos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Olá Mr X, bem-vindo :)
    Já fui espreitar o seu blog (pena não dar para comentar lá e gostei do que li, embora o 1º post seja arrepiante)
    Obrigda pela boa-sorte, mas para já desisti do TPC :)



    Olá Rosa dos Ventos :)
    Obrigada :) (gostei muito de tua frase final quanto a este poder um ser um dos teus blogues preferidos :)).
    um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Mas ser arrepiante é que é o objectivo, há que criar uma sensação em quem lê.
    E se se arrepiou, fico contente.

    Não desista do TPC.

    ResponderEliminar
  14. Se me bater a inspiração até às 19 horas de amanhã, não desisto :)

    ResponderEliminar
  15. redonda eu não desisto
    não desistas tu também
    quem disse que a nossa rima
    tem que ter alguma lei?

    a ni falou muito bem
    vou aprender mais da coisa
    quando vim fiquei calada
    e não dizer coisa com loisa

    hoje já me atrevo a abrir
    a boca que ontem calei
    até porque estava triste
    e mais contente fiquei

    é tarde, vou pra camita
    a ver se dormir consigo
    antes de ir vou ler o resto
    pra não ficar de castigo

    beijo
    luísa

    ResponderEliminar
  16. Ainda bem que deixaste de estar triste e gostei muito destes versos
    um beijinho

    ResponderEliminar
  17. epa, tantas regras..:( quando faço "poemas" não tenho mesmo nenhuma atenção a esses promenores...ehehh
    Lamento, mas creio não poder ajudar.
    Seja como for, também já ia tarde.:P
    ***

    ResponderEliminar
  18. Nunca seria tarde! Embora no meu caso, quanto a versos, talvez seja mais, nem tarde, nem cedo :)

    ResponderEliminar