terça-feira, novembro 27, 2007

Onde é que está o espírito do Natal - Post em construção, aceitam-se contributos....

Ontem à noite, deu-me de repente para começar a pensar (o que faço de vez em quando) e reflectir sobre esta época que se aproxima.
E já antes, no meio de trânsito tinha chegado à conclusão que por esta altura o movimento vai progressivamente aumentando, como se o número de pessoas e de carros crescesse, para depois desaparecerem misteriosamente na noite de 24 e no dia 25 de Dezembro.
Durante o pára-arranque, com muitas paragens que se prolongavam por intermináveis segundos, ocorreu-me pensar que deveria passar por aquilo com espírito de Natal (pode traduzir-se por exemplo em não insultar quem nos dá o golpe - não que eu o faça como é evidente - mas antes em sorrir-lhe - mesmo que não o veja - e ceder-lhe gentilmente o lugar).
Onde é que estará então o espírito do Natal?
a) Nas prendas ou dádivas (com esta designação parece menos comercial);
b) Nos jantares e encontros com amigos;
c) Nos postais ou e-mails que se enviam com votos felizes;
d) No pensar nos outros;
e) Na boa vontade e espírito de entre-ajuda;
...

14 comentários:

  1. Para mim é o concetrar dos pensamentos em coisas boas.

    E o estar com a família.

    As prendas são sobrevalorizadas...

    ResponderEliminar
  2. aposto na b) para ver se te animo.
    percebeste?
    não queres fazer-me uma visita?
    ou então ao alf!
    vá lá, alinha!
    beijos

    luísa

    ResponderEliminar
  3. penso nas rabanadas, na aletria, no pao de ló, nos pinhoes, no quentinho da noite de natal, no bacalhau q normalmente n gosto e nakela noite ADOROO!!!!!!!!! :)
    Misturo broa com o bacalhau e as batatas..filmo tda gente. Jogamos ao bingo...coisas de sempre que sao a tradiçao...:)


    falar nisso...dona redonda vai ao jantar bloggeiro??!!

    ResponderEliminar
  4. Ninguém leu o
    Dona-Redonda e a sua gente?

    Devem ser todos muito novos.

    E depois é peixes, o que também me agrada.
    Obrigado pela visita

    ResponderEliminar
  5. ainda falta quase um mes, e se olhas à tua volta já nos impingem o natal por tudo quanto é canto. Perde o efeito, o encanto a magia.
    Para mim natal é quando eu quero, o sorriso de uma criança, o sol a despontar, o mar o vento e por ai...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Bem, Domingonomundo poderia ser no cartão de crédito para comprar as dádivas...



    Parece-me muito bem Alf :)



    Percebi, Pin gente :)
    Ainda estou a pensar (eu mui lenta :)



    Os doces, o bacalhau e a tradição também me parecem uma parte muito importante do Natal, Pretazeta
    Ainda não sei se vou ao jantar :)
    (se demoro muito ainda me desconvidam :)



    Ah finalmente alguém Marta :)
    (também houve um outro comentador que disse ter lido, mas já não se lembrava bem :)



    Olá João marinheiro :)
    Gostei da tua ideia do Natal e é muito poética também :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. O Natal hoje é mais o sorriso e a alegria dos filhotes a abrirem os presentes...

    mas era tão bom que fossem as duas últimas alineas...

    ResponderEliminar
  8. Escolho a b) a d) e a e). A c) irrita-me profundamente. Não os postais do correio que mandamos a quem realmente gostamos, mas sim a porcaria dos sms e mails que se mandam a toda a lista de contactos, iguais para todos, mesmo para aqueles que já nem se lembram quem são.

    ResponderEliminar
  9. Também me parece que o Natal é sobretudo mágico (ou deveria ser) para as crianças, Luís Eme




    Estou a ver que tenho de ter cuidado Waterfall e não te enviar aquele mailsinho que já me tinha preparado para enviar a todos...pensando bem, não me lembro se tenho ou não o teu e-mail ou se ele consta do teu blog...:)Por isso já sabes se quiseres que te envie um mail pelo Natal superpersonalizado com o teu nome Waterfall (sim porque eu mudo os nomes) é só enviares-me o teu endereço :)

    ResponderEliminar
  10. Olá redonda,
    Além das opções que indicas, acho que o espírito de Natal está também na reunião alargada da família [por tradição na noite de 24 e/ou no dia 25/12].
    Mas, bom seria que cada um de nós conseguisse impregnar aquele espírito [com o sentimento da boa vontade] em todos os dias da nossa vida. Não haveria lugar a ódios, invejas, guerras, etc. E, então sim, teríamos paz neste mundo. Mas isto sou eu a sonhar...
    Boa noite e... um beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Contrariando em parte aquilo que disse, no meu comentário, candidato-me então a um mail personalizado. O mail está no blog, do lado direito, mas para ter a certeza que serei contemplado: waterfall@sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Olá Nandokas :) parece-me um óptimo sonho para se ter.
    um beijinho




    Eu estava a ser irónica waterfall. Ou a tentar sê-lo, porque na verdade não costumo escrever mails, nem enviar sms, só respondo aos que me enviam e muito mal, sem imaginação nenhuma :(
    Agora para aprender a não falar tanto, vou ver se consigo inventar um mail personalizado para ti :)

    ResponderEliminar