domingo, novembro 04, 2007

Júlio Resende

Já tinha pensado em ir por duas vezes, mas hoje e depois do comentário da Pin Gente no post anterior, decidi que não podia deixar passar esta oportunidade. E lá fui até à Alfândega ver a exposição de cerca de 200 quadros de Júlio Resende. Gostei muito de quase todos (até dos iniciais , pintados nos anos 40, com formatos mais pequenos e cores mais sombrias, imagens de Paris e Veneza, mais próximos do neo-realismo). Gostei muito das cores, dos verdes, dos amarelos e dos rosas, dos quadros posteriores de viagens ao Brasil, a África e a Goa. Gostei de um quadro chamado "Manhã azul". Depois andei à procura do quadro de que falara a Pin Gente: "Olhos azuis em menina verde" até que o encontrei. E também gostei. Era mesmo uma exposição a não perder, mas entretanto acabando esta, começa outra também com quadros de Júlio Resende no Clube Literário do Porto, além de os podermos encontrar no Lugar do Desenho.

14 comentários:

  1. no clube literário do porto?
    lá estarei eu!
    júlio resende é um dos meus pintores preferidos... além disso gosto de dizer (e com vaidade) que está na lista dos meus cliente... muito simpático como pessoa.

    beijo para ti

    ResponderEliminar
  2. sabes gabi?
    gostei muito dos "olhos azuis em menina verde" (a quem troquei a ordem das palavras), mas não foi o meu eleito...

    outro beijinho
    luísa

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei o dos pescadores na Baís dos Gatos. Devo ter ficado uns 2 ou 3 minutos parado a olhar para ele.
    Resende vê África de uma forma que identifico com facilidade. Daí dizer que foi a parte que mais gostei.

    ResponderEliminar
  4. Já terminou a exposição?Que pena...
    No CLP vão ser expostos os mesmos?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Que incrível conheceres o Júlio Resende, Pin Gente e ainda bem que como pessoa é muito simpático. Sei que isso não tem nada a ver, mas faz com que o admire ainda mais :)
    Já agora qual foi o teu eleito?
    beijinho



    Acho que só fiquei com uma vaga ideia desse Jorge C :) O que eu gostei foi a Manhã Azul :)
    (até tinha estado a pensar que seria engraçado eu imaginar que todos tinhamos ido à mesma exposição e tivessemos ido a diferentes, na Alfândega, no CLP ou no Lugar do Desenho :)



    Já terminou Ferreira e penso que serão diferentes os quadros expostos porque creio que a exposição no CLP começou antes de terminar a da Alfândega...


    Pode ser que nos encontremos todos agora no CLP :)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. De louvar o teu estilo de vida. semopre receptiva a aprender mais, a ver novas coisas... viver mais! sem dúvida um exemplo a seguir!;)
    ***

    ResponderEliminar
  8. Bem, eu gosto desse ideal, mas não sou assim. Muitas vezes prefiro é ficar a dormir ou a reflectir sobre nada :)

    ResponderEliminar
  9. Também ia gostar...

    e o Porto ainda a trezentos e tal quilómetros...

    ResponderEliminar
  10. Que engraçado, estávamos no blog um do outro ao mesmo tempo, isto é quase um diálogo :)
    Afinal o Porto está só a cerca de 300 km, quase nada, se fosse o contrário, ir até Almada é que seria um bocado longe...:)

    ResponderEliminar
  11. olha, não me lembro do nome.
    sei que estava na parede do fundo (a da frente do edifício), que era um dos maiores, predominante em rosa e lilás e representava figuras femininas.

    beijo

    ResponderEliminar
  12. Acho que tenho uma ideia dele, apesar de também não me lembrar o nome :)

    ResponderEliminar
  13. Também gosto muito dele. Bom gosto por aqui
    ESte Blog tem crescido!

    ResponderEliminar