terça-feira, novembro 06, 2007

Escrever, anima-me!
Posso não escrever grande coisa, pode ser que nunca tenha escrito grande coisa, e pode ser que nunca venha a escrever grande coisa, mas gosto de escrever :)

15 comentários:

  1. Isso é o mais importante, gostar de escrever, Redonda...

    O gosto resulta sempre mais que o esforço (não sei se é ditado, mas saiu-me esta...), pelo menos nas artes e letras.

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho. Posso não escrever nada de especial mas faz-me bem!

    ResponderEliminar
  3. O que será que nos desvia da vida propriamente dita a ponto de pensarmos que escrever tem algum interesse ou que somos capazes de ter algo a dizer a alguém? porque se assim fosse, não creio que escrever fosse a melhor forma de o fazer.
    Escrever apenas "materializa" (limitendo) as nossas reflexões que de outro modo (abdicando das palavras) voa com muito maior liberdade, como os pássaros que para nada servem, a não ser para por uns ovos e enfeitar os céus... No fundo limitam-se a existir... e escrevê-lo para quê? para consolidar tal existencia?
    Tens algum namorado, redonda? Nunca pensaste arranjar um lisboeta iconoclasta?

    ResponderEliminar
  4. Já somos pelo menos duas a pensar assim.
    Desculpe vir visitá-la, assim, num repente. Digo-lhe já que gostei muito daquilo que por aqui andei a ler. Mas o que me fez cá vir, preciso de reconhecer, foi a coincidência de ter visto o seu nome a seguir ao meu duas vezes num curto espaço de tempo comentando o post de um blogue amigo. Achei graça e pensei: tenho de conhecer. Espero que não fique aborrecida.
    Eu conto voltar.

    ResponderEliminar
  5. sabes o que eu acho?
    não importa!
    sabes o que te digo?
    se achas que não escreves grande coisa, tenta escrever uma coisa grande...
    o prazer será redobrado
    beijoca
    luísa

    ResponderEliminar
  6. outra coisa! lembrei-me do que nos dizia um professor (no caso sobre a pintura):
    "... é 10% inspiração e 90% transpiração" (pode ser que a percentagem não seja rigorosamente esta)
    portanto, toca a transpirar gabi...

    ResponderEliminar
  7. Olá Luís Eme :)É o que eu acho quanto ao que é mais importante:)
    Já quanto ao resultado é que já não sei bem...:)



    Olá Jorge c. pensamos o mesmo então sobre isto :) mas escreves melhor :)(claro que as coisas poderão vir a ser muito diferentes a seguir a este curso e depois de eu progredir imenso...:)




    Nakata, voltaste! :)
    Houve uma altura em que gostava mesmo de te ler, começava a manhã assim que conseguia por ir ao teu blog... Por isso e sobre pensar em arranjar um lisboeta iconoclasta :) acho que nessa altura e pela forma como escrevias até estive um bocadinho deslumbrada por ti, sim :)
    Só que Lisboa é muito longe.
    Que tal ver se dá para ficarmos amigos? Eu gostaria muito disso.




    Olá Berta Helena, é muito bem-vinda :)Essa coincidência parece-me engraçada e revela que temos as duas bom gosto nos blogs a que vamos :)a seguir vou descobrir o seu e retribuir a visita :)



    Olá Pin Gente :)
    Agora estou mais animada depois da 1ª sessão do curso, mas o teu comentário ainda me animou mais e fez-me sorrir :)
    um beijinho para ti :)

    ResponderEliminar
  8. Quando a escrita é sincera nunca se pode dizer que este ou aquele escreve melhor. A este nosso nível, claro.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Sinceridade é bom, mas acho que se pode comparar sim... :)

    ResponderEliminar
  11. a mim também!
    Sou capaz de escrever de tudo!
    Nunca gostei muito das aulas de filosofia! Entao concentrava-me num folha e todas as palavras q eu gostava e apontando e começava a fazer frases, textos...páginas inteiras com aquelas palavras soltas que ouvia em duas horas de aula!

    ResponderEliminar
  12. Se voltei... Não sei! Ou talvez nunca me tenha ido embora... A verdade é que detesto mediocridade previsível e sou muito auto-crítico. Assim, consciente de uma certa "rotinização" da minha escrita e do próprio blogue que começou a tornar-se desinteressante (pelo menos para mim que já tinha de estar a dar voltas à cabeça para encontrar razões para escrever, sem conseguir retirar daí prazer) percebi que, por mais que goste de escrever, não tenho de dar a ler aos outros coisas de que não gosto e fui-me.
    Fico contente (sinceramente) com a tua preseverança e gosto do que escreves, não por ser "brilhante" (desculpa a franqueza), mas por se tratarem de palavras genuinas e quase despidas de prentensiosimos (é sempre difícil despirmo-nos totalmente).
    A forma comoa coisa se processou, desiludiu-me e surpreendeu-me, por ter compreendido quão frágeis são os pés de barro das "referências" da nossa blogosfera. Gente arrogante, convencida de que tem um valor muito maior do que aquele que realmente têm, embora tal seja coisa que não se passa apenas aqui. O que há mais para aí é gente convencida de que irá mudar o mundo à espera do reconhecimento global...
    Enfim, tenho pena de que o destino nos tenha colocado tão longe um do outro, pois, mesmo sem te conhecer, gosto da tua honestidade e agrada-me a tua maneira de escrever despida de pretensiosismos pseudo intelectuais.
    Amigos?? Quem sabe. É que eu ainda pertenço à (talvez última) geração que acredita que para existir amizade há necessidade da presença física do outro (se calhar, uma visão da coisa ultrapassada, não sei, mas é a minha). De qualquer modo, se quiseres mesmo que sejamos amigos, essa presença pode-se arranjar, mesmo com tanta distância a separar-nos, há telemóveis, mails, etc.
    De qualquer modo, de vez em quando, cá virei dizer qualquer coisa ao teu blogue (se for caso disso) e, se tiveres paciência, respondes (ou não), pois vejo que és uma rapariga popular e cheia de solicitações...
    Despeço-me afirmando que a escrita a sério (aquela que faz a verdadeira diferença) não tem nada a ver com aquilo de que o "Jorge C." fala... Não se tratya de algo que se produz porque nos faz bem... mas sim porque não temos outra saída para o que nos vai cá dentro... quem precisa de se sentir bem que vá ao psicólogo, já que escrever para se ser lido e ser levado a sério é coisa mais séria, que obriga a uma entrega absoluta e que não se faz apenas para nos sentirmos bem.
    ... e nota que não estou a dizer-te isto porque discorde de ti, pois vejo sinceridade na tua escrita, mas é assim que penso, embora goste da tua escrita que é assim. límpida, franca, sem grandes pretensões (digo eu), mas sobretudo honesta e parecendo-me que dá uma imagem real de ti... Não sei, pois não te conheço, mas é a ideia que me dá

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Parece-me um exercício muito interessante Pretazeta :)Eu nas aulas costumava era encher os cadernos de desenhos :)



    Decididamente Nakata gosto de como escreves. Penso que gostaria muito de te conhecer e imagino que como amigo serás muito franco e directo
    (gostei muito da tua franqueza quanto ao que eu escrevo não ser brilhante :)
    O meu mail que aparece no perfil é escritaredonda@gmail.com Não fixei o que apontaste uma vez no teu blog, por isso vou aguardar que me escrevas primeiro (espero) para depois te responder, trocarmos números de telemóvel e combinarmos um destes dias um café, aqui, ai ou a meio caminho :)
    PS Não me vejo como popular ou cheia de solicitações, vejo o meu blog e alguns outros, como
    meios de comunicar, conversar e conhecer

    ResponderEliminar
  15. Obrigado Redonda, fica o convite para visitares tambem a pag com os meus poemas, e deixo aqui um pequeno bocado de um texto meu, ainda não o editei no blog, mas fica a ideia que tem a ver com o gosto da escrita:

    "És tu poeta?"

    "Dizem que os poetas que sonham,
    elevam sua alma na escrita,
    unem amores que se cruzam,
    mas deixam sua vida restrita,"

    no fundo tambem não sei se escrevo bem, mas não faz mal, escrevo quanto mais não seja para mim.
    mais uma vez obrigado pela visita, e até logo.

    ResponderEliminar