quinta-feira, outubro 11, 2007

Feriado e Prémio Nobel

Dia feriado na cidade onde trabalho, dormi até tarde e saí para comprar a Visão e a Sábado e mercearias para a minha mãe, sentindo que o dia parecia de Verão. Penso que facilmente me poderia habituar a ter um dia feriado em cada semana...
Debrucemos-nos agora sobre um tema mais sério (claro que como este continua a ser o meu blog, não será, como aliás é habitual, séria, a forma de o tratar), ou seja: o prémio Nobel da Literatura, este ano atribuído a Doris Lessing. E porquê, debruçar-me sobre este tema, quando não o fiz antes? Bem, 1º este blog só tem um ano e alguns meses pelo que apenas abrangeria o anterior; 2º... porque me lembrei agora de falar sobre isto, pronto; e 3º porque "conheço" a escritora. Sim, já li livros dela antes! Dos Filhos da Violência li O Verão antes das Trevas e A Revoltada. Depois li também O Quinto Filho. Mergulhei nos dois primeiros livros por as personagens me surgirem como tão reais, mas também me perturbaram talvez sobretudo pela idade que tinha quando os li (ainda adolescente). Decididamente vieram pôr em causa a ideia que eu tinha dos finais felizes e da maternidade, mas também esclarecer-me sobre o depois. Gostei desses livros, mas não os elegeria para os meus preferidos.

14 comentários:

  1. Ah... Trabalhas em S. Joaun???
    E tiveste uma dessas abébias a meio da semana... só falta a ponte...
    Ainda bem que há municípios. Lá na minha parvónia há dois feriados municipais e ainda um feriado excepcional na terça feira a seguir ao Domingo de Páscoa com a respectiva ponte :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu conhecia-a dos escaparates e de referências indirectas. As notícias referentes ao Nobel despertam-me, agora, a curiosidade. A verificar-se, será a primeira vez que um prémio Nobel me faz descobrir um(a) escritor(a)!

    ResponderEliminar
  3. Pois, Eira-velha não fiz ponte :) A tua terra em feriados está a parecer-me exemplar :)
    beijinho


    Olá Domingonomundo :)Tou no lado contrário :). Nos últimos anos, com excepção do Harold Pinter e da Elfriede Jelinek, tem sido o prémio a fazer com que eu descubra o escritor :)

    ResponderEliminar
  4. Olá :-)
    Vês, já vais a caminho do Nobel! Quando lá chegares escreves-me um autógrafo literário, pessoal e carinhoso e eu fico com o exclusivo duma reportagem fotográfica, Combinado?
    Isto não inviabiliza que te vás treinando Ao Sabor de Olhar e que eu te faça reportagens fotográficas :-)
    Bjo grande
    VM

    ResponderEliminar
  5. eu como empregada também não me importava de ter um feriado por semana. como empregadora, obrigar-me-ia a trabalhar nesses dias...

    nunca li nada desta escritora, nem a conhecia. achei-a simpática a falar aos jornalistas.
    adorava chegar à idade dela assim lúcida e com pelo menos um livro editado.
    beijos para ti
    bom fim de semana
    luísa

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia a escritora e depois da tua apreciação também não fiquei com muita vontade de conhecer :\

    Talvez mais tarde, quiçá...

    ResponderEliminar
  7. Reconheço que desconhecia Doris Lessing, nunca li nada, foi um nobel inesperado...eu que sou um leitor impenitente e compulsivo.

    Falam de S.João da Madeira? Perto de casa... :)

    ResponderEliminar
  8. Muito bem, minha cara,

    Convenceu-me a não ler nada da senhora.
    A verdade é que também não estava já muito inclinado. Ganhou o Nobel, deve ser fraquita.

    ResponderEliminar
  9. Também não conheço a Doris...não se pode conhecer tudo...mas os ingleses hummm não me atraem por aí além...

    ResponderEliminar
  10. Eu não posso dizer nada de especial porque não li nenhum desses livros...
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia a escritora, mas achei imensa piada à maneira, como ela soube, que lhe tinha sido atribuído o prémio.

    Bom fim-de-semana.
    Beijitos

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia a senhora nem a sua obra.

    Mas acho uma estupidez dar este prémio a alguém com 87 anos...

    Já li que ela foi candidata durante anos a fio e nos últimos anos estava esquecida. Ela decerto agradecia se se tivessem lembrado mais cedo, tenho a certeza...

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia a autora. Espero ler um livro para poder opinar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Olá Victor :) Eu nem a falar sobre o prémio Nobel quanto mais ir a caminho de lá...só se for quiçá para assistir à cerimónia...pela televisão :)Agora se por acaso algum dia eu escrever alguma coisa que seja publicada no meu nome (breve aparte só para te dizer que por estar na blogosfera e ter colaborado num projecto, foi publicado um pequeno livro com um texto, mas da dona-redonda, entre vários textos de outros bloguistas, sobre como o amor era visto na blogosfera) seria a maior honra para mim poder oferecer-te um exemplar autografado, pessoal e carinhoso :) - se quiseres que te envie um exemplar daquele livro com o texto da dona-redonda manda-me a tua morada pelo mail e terei muito gosto em fazê-lo)
    um beijinho


    Olá Pin Gente :) que situação complicada em simultâneo empregada e empregadora :)
    Também achei a escritora muito simpática quando a vi na televisão e sobre a edição do livro, penso que estás no bom caminho :)
    um beijinho e uma boa semana



    Olá Thunderlady :) mas isso não era de todo o que eu queria (desencorajar a leitura)!
    Vou tentar escrever um post diferente sobre isso, para que o quiçá passe para mais cedo :)
    um beijinho


    Olá Ferreira :) Eu gostei dos livros que li e sim, no que se refere a local de trabalho, somos praticamente vizinhos :)




    Que incrível receber a sua visita ao meu blog Funes :) fiquei muito feliz por isso :)
    Não queria era convencê-lo a não ler nada da Doris Lessing! Preferia o contrário :)




    Olá Cabral-Mendes :)
    Eu gosto muito de alguns escritores ingleses, como por exemplo o Dickens, o Somerset Maugham, a Emile Bronté (esta pelo Monte dos Ventos Uivantes uma das minhas escritores favoritas)
    Penso que seria boa ideia aproveitar para descobrir a Doris Lessing :)



    Olá Sei que existes :)
    Que tal dares uma vista de olhos num quando começarem a aparecer pelas livrarias (penso que o Nobel irá ter esse efeito)? Depois gostaria de saber o que achaste.
    um beijinho



    Olá AnaG. :) também achei o mesmo :)
    um beijinho e uma boa semana


    Olá Luis Eme :) e então o ditado "mais vale tarde do que nunca"?
    Se fosse eu, mesmo preferindo que se lembrassem mais cedo, gostaria na mesma de que lembrassem, fosse quando fosse :)



    Olá Tozé Franco :) Penso que será uma óptima ideia leres um dos seus livros e depois gostaria de saber a tua opinião :)

    ResponderEliminar