sexta-feira, outubro 26, 2007

Constipações

Estou cheia de estar constipada, mas ainda não tão cheia que vá experimentar as receitas tradicionais...Para já não estou a pensar em avinhar-me, nem em beber limão com mel, e penso que ainda havia outra...da qual não me lembro agora.
E há tanta coisa para dizer sobre as constipações ...
.
...
.
.
...
.
.
.
Por acaso, desta vez, até me recordo mesmo de alguma coisa (infelizmente, diria o crítico cáustico).
Lembro-me de ter lido numa biografia de alguém famoso (que claro esqueci quem era) que gostava de ficar doente porque adorava experimentar medicamentos novos. Mais estranho ainda, encontrou um amigo que gostava do mesmo e os dois juntavam-se para experimentar novos remédios e trocar impressões. Eu detesto ficar doente, embora quando fique, seja capaz de tomar qualquer comprimido que encontre pela frente se pensar que pode contribuir para que melhore mais depressa (agora remédios tradicionais ou injecções, nunca!).
No ano em que estudei em Lisboa, tive a sorte de arranjar um quarto na casa duma senhora de idade muito especial e de quem fiquei a gostar muito (ainda nos falamos pelo Natal) e quando calhou ficar constipada ela arranjou para mim uma mistura, penso que de leite com limão. Ai tive mesmo que tomar aquilo. Que eu me lembre, não teve nenhum efeito especial...mas deve ajudar quando se acredita que o pode ter...

13 comentários:

  1. Desejo as melhoras...
    Nem fico muito tempo, que posso apanhar o vírus...
    :)

    Bom fim-de-semana.
    Beijitos

    ResponderEliminar
  2. :) É melhor fugires mesmo :)
    um beijinho virtual sem vírus e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Pois, a verdade é que parece não haver remédio que cure as constipações, apenas temos os que aliviam os sintomas. O limão, por ser rico em vitamina C ajuda a prevenir, não a remediar. O leite é um excelente alimento em qualquer altura, por ser muito completo. Antigamente, as dificuldades económicas eram muitas e os melhores alimentos só eram ingeridos quando as pessoas estavam doentes, muitas vezes era tarde demais.
    Ah, a fruta fresca, também é importante diariamente, por isso, leite e limão, mal não deve fazer, mas tomados em simultâneo, faz coagular o leite e talvez perturbe os intestinos. Não estarás a confundir com mel e limão, para adoçar o amargo deste último? Ou então, leite e mel, tido pelos antigos cristãos, como fortificante e símbolo do amor e da paixão...
    Rápidas melhoras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Nada que um bom copinho de vinho tinto não resolva! Ou ou bagacito pela manhã! Mata qualquer bicho!

    (a pior coisa que me pode acontecer é ter dores de cabeça. Fico imóvel, em pânico quase catatónico. encho-me de comprimidos só para que passe. é horrível!

    ResponderEliminar
  5. Mas há coisas tradicionais que gosto e fazem bem, como o xarope de cenoura para a tosse...

    abraço e melhoras

    ResponderEliminar
  6. Experimenta charope de casca de cebola,é óptimo...entre outros.
    As melhoras.
    Bom fim de semana
    Bjs Zita

    ResponderEliminar
  7. Talvez fosse leite com casca de limão, ou chá de limão com leite...Já não me lembro, Apache :)
    Sei que em princípio seria algo que não pensaria em tomar se não fossem as circunstâncias :)
    Obrigada e um beijinho para ti :)



    Não me estou a ver a tomar o copinho de vinho tinto...e muito menos o bagacito pela manhã :)mas nunca se sabe... Também não gosto lá muito de dores de cabeça :)




    Penso que nunca ouvi falar de xarope de cenoura...Luis Eme :)de cenouras gosto, agora como xarope, não sei não...:)
    obrigada e um beijinho


    Pois, ... xarope de casca de cebola não parece nada apetitoso, Entre Linhas :) Com um bocadinho de sorte pode ser que venha a ficar boa antes de encontrar algo assim :)
    Obrigada, um bom fim-de-semana e um beijinho

    ResponderEliminar
  8. ah! sim a cabeça é muito importante... se se acredita há milagres que acontecem...

    conto-te uma história (não tem nada a ver com isto, mas lembrei-me dela)
    quando a rtp passou a emitir a cores, a minha bisavó que estava a ver o programa que emitiam, chamou uma das filhas com todo o entusiasmo
    "cludina! claudina! anda ver, anda ver.. já está a dar a cores!!!"

    essa mesma bisavó teve uma dor e deram-lhe uma aspirina que, na sua pressa do costume, atirou para a boca e engoliu. passado pouco tempo já estava boa, sem qualquer dor. o comprimido funcionara maravilhosamente.
    no dia seguinte, a filha encontrou a aspirina "caída" no chão.

    beijos
    luísa

    ResponderEliminar
  9. A minha mãe também fazia xarope de cenoura, como o Luis refere.
    E era muito bom...

    ResponderEliminar
  10. Achei muito gira a tua história Pin Gente :)
    um beijinho


    Obrigada Rosa dos Ventos :)
    Quiçá pode ser que um destes dias ainda prove esse xarope :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Para mim, é mesmo a bela da laranja e o cházinho!:)
    quando leres este comentário (se leres)...espero que já estejas melhor!
    **

    ResponderEliminar