segunda-feira, outubro 29, 2007

Abstraccionismo geométrico

Retirado do Google:
"O abstraccionismo geométrico, ao contrário do abstraccionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo. O abstraccionismo geométrico divide-se em duas correntes: o suprematismo na Rússia e o neoplasticismo na Holanda."
"No abstracionismo geométrico ou formal, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica."
E porquê retirar estas transcrições do Google? Porque o meu 4º quadro, por sugestão do nosso Professor, será um quadro de abstraccionismo geométrico. Já o iniciei, desenhando quadrados e um círculo, mas apesar do que consta supra, comecei logo a imaginar uma história para os quadrados e para o círculo. Suspeito que ainda não entrei bem na essência deste movimento...

10 comentários:

  1. ola...td bem?
    ah ja algum tempo(mt) que passaste no meu blog so k eu so vi agora...peço desculpa e desde ja agradeço a visita...:)
    gostei desde post...mas vou-te pedir um favor...depois ha que tirar um foto para mostrar-nos o teu quadro:)

    bjinhu

    ResponderEliminar
  2. influenciado pelo futurismo?
    essa é boa!!!
    vamos inspirar-nos no que está para vir?
    eheheh

    beijoca
    luísa

    ResponderEliminar
  3. Tudo bem, o meu mundo :)
    E se entretanto a minha máquina fotográfica já estiver consertada,claro que irei tirar mais uma fotografia para mostrar o quadro :)
    um beijinho



    Assim escrito parece realmente estranho Pin Gente :)Um destes dias é capaz de ser uma boa ideia fazer um post também sobre o futurismo :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Espero que estejas melhor, pois eu desde há dois dias que ando a chocar uma constipação. Já me chegavam a depressão e a incerteza de saber se me reformam ou não. Gosto muito do teu blog: aimples, claro, sintético e com humor. Eu não consigo ter senão blogs pesadões:-(
    O Gaston Lagaffe finalmente encontrou uma aberta na sua agenda e espera por ti para uma audição musical exclusiva no Mu(n)do Phonographo.
    Bjo e as melhoras
    VM

    ResponderEliminar
  5. Sorry
    O Gaston espera por ti sim, mas no Galeria e Photomatin.
    Bi-Bjo
    VM

    ResponderEliminar
  6. Olá Victor :)
    Primeiro as melhoras da constipação (que pela tua voz parecia forte)
    Segundo, os teus blogues não são nada pesadões! São interessantes, revelam a cultura que tens e por vezes também o teu sentido de humor. E como tua fã sei o que estou a falar por isso não me podes contrariar. Mais logo vou descobrir isso do Gaston Lagaffe (fiquei muito curiosa, mas agora não consigo tempo para ir lá :)
    Gostei de falar contigo há pouco.
    um grande beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  7. Nunca queiras entrar na essência seja do que for. Na busca é que está a piada. Na pergunta. Na dúvida. Que a essência é uma coisa sem piada. Lá, já se sabe tudo.

    (depois mostras?)

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui :) Acho piada nas duas coisas, na procura mas também por vezes no ter chegado lá :)
    Em princípio e como das outras vezes o 4º quadro (horror dos horrores, parte IV) será "postado" sim :)

    ResponderEliminar
  9. lol deja vu... sinto que já ouvi esta designação em algum lado....ahhh deve ter sido das minhas constantes aulas de História de arte!:P

    Boa sorte po teu quadro. Depois não te esqueças de colocar uma foto dele aqui no blog!;)

    ResponderEliminar
  10. :) Se entretanto já tiver a minha máquina fotográfia de volta (o sistema das lentes encravou)...

    ResponderEliminar