quinta-feira, setembro 06, 2007

Mais uma feira medieval


Na sua 2ª edição a decorrer no Mosteiro de Leça do Balio (considerado um dos melhores exemplares portugueses do Gótico inicial e 1ª sede em Portugal da Ordem religiosa-militar dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém ou Ordem do Hospital) de 6 a 9 de Setembro, prevêem-se concertos de música medieval, mouraria, falcoaria, saltimbancos, tabernas medievais, malabaristas, dança da época, passeios de burro, torneios a cavalo, etc.
Provavelmente já terei passado perto ou mesmo ao lado... Depois de uma feira medieval em Santa Maria da Feira, poderá ser uma boa ideia reincidir e tentar encontrar o caminho para o Mosteiro de Leça do Balio...

8 comentários:

  1. Embora existam feiras medievais um pouco por todo o pais sem grande originalidade, parece que sao eventos a que as gentes acorrem.
    Gostaria de ver eventos do genero, mas a refletir realidades historicas passadas nessas localidades, nao se copiando uns aos outros.

    Um abraco do d'Algodres.

    ResponderEliminar
  2. Talvez esta seja diferente...
    Se o for e eu conseguir chegar lá, contar-te-ei :)
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Lindo!...
    Uma maneira de fazer reviver a nossa (tão maltratada) História!

    Lindas fotos!

    ResponderEliminar
  4. Também acho Paulo Sempre :)
    Gostei do teu blog :)


    Olá Cabral-Mendes :) mas não fui eu que as tirei (por isso é que são lindas :) Se amanhã conseguir dar com aquilo e fotografar alguma coisa, então "postarei" as minhas :)
    beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. As feiras medievais tornaram-se numa moda neste país. Quáse todas elas organizadas por espanhóis ao que me consta. E se algumas são organizades com cuidado e procurando recrear usos e costumes da época medieva, a maioria são aberrações que não passam de feiras de artesanto com algumas pessoas mascaradas de forma pouco convicente. Sintra não foge à regra, e a sua feira também não me deixou satisfeito. Estacionar automóveis e carrinhas no recinto da feira, pretensamente medieval, e vender imagens de Nº Srª de Fátima na feira é aberrante. O culto a Nª Srª de Fátima começou, como se sabe, em 1917. Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Também já escrevi sobre isto. Ao fim de um tempo consegui ir lá.

    ResponderEliminar
  7. Olá Gui :)
    Ainda não consegui chegar a esta, para saber como será. Engraçada a história da venda das imagens :) Em princípio não pensaria em comprar uma, mas era capaz de não reparar que de medieval não tinha nada :)
    um beijinho


    Olá Tozé Franco :) Talvez vá procurar o teu post sobre isto. Será que me poderias dar uma indicação sobre onde se encontra?
    um beijinho

    ResponderEliminar