quinta-feira, agosto 09, 2007

Trânsito e o Palácio do Freixo





Consegui chegar até ao Palácio do Freixo. Afinal não é nada difícil o que confirma a conclusão lúcida no tema polémico de que é muito melhor conduzir no Porto do que em Lisboa! Esta conclusão científica e fundamentada tem por base dois pontos essenciais (além de muitos outros que se dividiriam por inúmeras alíneas e que de certeza devem existir):
1º Lisboa tem uma área muito maior e por isso tem muitas mais ruas, avenidas, etc.
2º E conheço muito melhor o Porto;
Estarei pronta a rever estas conclusões num estudo mais aprofundado se alguém me oferecer
um carro novo para me deslocar até e por Lisboa (e já agora pode ser um "baita" carro).

Tirei fotografias ao Palácio por fora enquanto entardecia. Um turista simpático aguardou mesmo que eu fotografasse a parte superior da entrada o que eu tentei fazer com um ar de quem sabia perfeitamente o que estava a fazer. Continuo a tentar encontrar um ângulo para uma fotografia que escape às outras pessoas, mas continua a escapar-me também a mim.
Quer pelo Palácio, quer pelas obras de Dali a exposição merece uma visita ou mais do que uma (estou a pensar em voltar lá de novo). Senti-me até no estrangeiro, porque não conhecia aquele espaço, é muito bonito, e estavam lá turistas (a imagem e fotografias foram encontradas através do Google; depois decidirei se será de ousar postar alguma que eu tenha tirado).

22 comentários:

  1. Cá espero pelas tuas fotografias.
    Não sejas modesta, devem estar fabulosas!
    Quanto ao carro, sorry...
    também precisava de um com GPS para poder andar no Porto sem me perder! ;-))

    ResponderEliminar
  2. Olá, aconselho vivamente visitares Roses, ou Figueres ou Cadaqués, ou melhor ainda a sua casa museu em Port Ligaut tudo a cerca de 100 km depois de Barcelona, ai encontras o rasto impressionande dessa figura chamada Dali.
    >Abraço deste lado do mar com sol e brisa e sem a confusão do transito no porto.....

    ResponderEliminar
  3. Bem, rosa dos ventos, não ficaram lá grande coisa, mesmo, mas pode ser que na próxima ida consiga fotografias melhores...
    Achei muita piada ao teu comentário. Eu esqueci-me de pedir também um GPS :)
    beijinho


    Olá João marinheiro :)
    Até gostaria, mas para já ainda estou muito "atada" a nível de viagens para fora. Talvez um dia :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Vá, posta lá as tuas fotos sem medo!
    Quando ganhar o euro milhoes (que nunca jogo!)ofereço-te um carro top de gama!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que devias jogar amanhã! :)
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Pois, também estou a precisar de um "boguinhas" novo, se souberes quem oferece, diz-me.
    Há outra razão para conduzir no Porto, não conheço nenhum radar que limite a 50km/h a velocidade nos túneis onde não chovem peões.
    Será que a Câmara do Porto não está tão endividada como a de Lisboa, ou no Porto a vergonha de roubar é maior?

    ResponderEliminar
  7. Também não conheço o palácio, mas pelo aspecto e pelo que tenho lido é magestoso...

    E também gosto do Dali...

    ResponderEliminar
  8. asc oisas tao proximas que desconhecemos...:)

    ResponderEliminar
  9. Espero que experimente a vertigem de dirigir no Rio de Janeiro...

    ResponderEliminar
  10. Engraçado! Acho que passei mais vezes por aqui do que vezes entrei no Freixo...
    (não que não passe por lá com frequência, naqueles passeios de namoro aos galanteios do Douro...)
    Eu também gostei!...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Se eu souber quem oferece digo-te logo, logo a seguir a receber o meu, Apache :)
    Nós temos radares que limitam a 90 km/h...



    Olá Luis Eme :) então não seria uma óptima ideia uma visita ? :)
    Se forem precisas quaisquer instruções sobre como chegar lá, é só dizer :)


    Olá Pretazeta :) e a visita vale a pena :)



    Olá Luiz Coelho :) Gostava de ir aí, mas preferia andar ou ser conduzida e não ter de conduzir :)
    um beijinho



    Eu também passei mais por aqui, TINTA PERMANENTE :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá :-)
    TS Ts
    Aquela imagem do trânsito é mesmo elucidativa de como se conduz (!) no Porto, que além disso tem ruas muito estreitas e passadeiras onde os peões são candidatos ao suicídio.
    Se eu vivesse no Porto, preferia andar de barco rabelo, mas com motor fora de borda por causa das calmarias (não dos automobilistas, mas sim do vento que enfuna as velas, não de cera mas da embarcação).
    O aborrecido era que se acostasse à margem direita desse riacho que é o Douro, comparado com o Tejo, tinha que me estafar para subir essas ingremes calçadas. Para baixo poderia vir a rolar, mas como não sou redondo era capaz de ficar estragadote.
    E então a mania das grandezas. Sim que vocês têm inúmeras pontezitas. Deixa lá ver; S. João, Freixo, D. Luís, D. Maria e Arrábida. Estão todas, não estão?
    Mesmo contando com o memorial à fatídica Ponte das Barcas e aos ammarradouros da ponte pênsil, Isso nem chega a um quarto da ponte Vasco da Gama !
    E faça favor mostre lá as fotos. Sabes, às vezes digo: eh! pá, esta foto ficou boa, nem sei como. E vai daí um dos meus amigos fotógrafos disse que nunca se dizia isso mas mostrava-se orgulho pela nossa azelhice transformada em «arte».
    Bjo
    Victor Manuel
    E não te esqueças do Museu da Imprensa. Creio que não há outro em Portugal. Vês, já tens mais um motivo para o teu «orgulho» de nortista :-)
    E com isto, em comentários, até dava um post.

    ResponderEliminar
  13. O palácio é lindo, não conheço ainda. Quanto à condução, quer num lado quer noutro opto sempre pelos transportes públicos!

    ResponderEliminar
  14. Victor Nogueira disse...
    Bi-Olá
    Voltei pk me esqueci duma pergunta: o carro vermelho, da frente é o teu a conduzires?
    Se for podes vir à vontade a Lisboa, pk é tudo autoestrada e em chegando, se não fores ao Bairro Alto, Alfama e Mouraria, as ruas são suficientemente largas para passeares nas calmarias, mesmo nas horas de ponta!~
    Bjo
    VM - Só tu é que me consegues fazer rir a esta hora ;-)

    Por lapso este comentário foi primeiramente colocado no teu post anterior. Vês, no sul também há azelhas, apesar das minhas duas costelas tripeiras de Cedofeira

    ResponderEliminar
  15. Gabriela

    Não te estou a conhecer...
    Tu tiras fotografias tão bem. Não estás a ser modesta de mais?

    :)
    Beijitos
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  16. Vá lá, não podem ser assim tão más... »;o)

    ResponderEliminar
  17. Hehe, ainda me lembro da tua primeira.

    ResponderEliminar
  18. Olá Victor :)
    Agora fizeste-me tu rir :)
    E temos mais uma ponte, a do Infante :)
    Tenciono voltar ao Palácio do Freixo, tirar mais fotografias (assim terei mais hipóteses) e ir ao Museu da Imprensa (o teu comentário podia dar para muitos posts :))

    O carro vermelho da frente é o do condutor do sul, seguido por outros condutores do sul,numa estrada do sul!

    (tu não és azelha nada e eu também tenho costelas do sul :)

    um beijinho





    Olá Rafeiro Perfumado :) Já estive a dar uma olhadinha no livro, mas ainda não o comprei... Poderia ser uma ideia aproveitar uma próxima vinda ao Porto para ir até lá (a exposição dura até Novembro).
    Quando posso também gosto dos transportes públicos, mas prefiro o carro porque assim não dependo de horários, tenho sempre lugar sentada :) e é mais fácil transportar o que queira ou tenha de levar comigo.




    Tu é que és simpática Ana :) Para teres uma ideia, talvez um dia te envie por mail exemplos das minhas piores fotografias (que são imensas :)...
    um beijinho



    Olá Jo§e :) :)
    Que bom teres voltado aqui, meu 1º comentador :)
    um beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  19. bela foto a do palácio...
    ainda não vi dali mas irei e não vou esperar pela chuva.
    luísa

    ResponderEliminar
  20. Acho que farás bem em não esperar pela chuva para também poderes passear pelos jardins (a foto é bonita, mas não é minha, ainda não "postei" as que eu tirei :)

    ResponderEliminar