segunda-feira, abril 09, 2007

O Maior Romance de Amor da Literatura

Para mim: O Monte dos Ventos Uivantes de Emile Bronté (por tudo, pelo ambiente, pela forma como o livro me prendeu e porque uma das histórias acaba bem);
Para Jorge Silva E Melo (autor e encenador) : O Capitão e o Inimigo de Graham Greene;
Para Inês Pedrosa: Longtemps de Eric Orsenna;
Para Gonçalo M. Tavares: Fragmentos de Um Discurso Amoroso de Roland Barthes;
Para Sérgio Treffaut (realizador): Manon Lescault de Abade Privost;
Para Rodrigues Guedes de Carvalho: As Pontes de Madison County, de Robert James Waller;
Para Sandra Silva (editora): Cartas Portuguesas de Soror Mariana Alcoforado;
Para Lídia Jorge: Palmeiras Bravas de William Faulkner;
Fonte quanto aos supra indicados, com excepção de mim, a Revista de Domingo do Diário de Notícias de 11.2.2007. Também era referido L'Amour Fou de André Breton, mas já não me lembro por quem.
Para o meu professor no Curso de Arte Contemporânea em Serralves: Nadja de André Breton;
Para Aragon: Djamila de Tchinguiz Aitmatov (fonte: é citado na contracapa da edição da Relógio d'Agua)
Gostei muito da Djamila, tive grandes dificuldades para encontrar o Capitão e o Inimigo e as Palmeiras Bravas (mas consegui-o nas livrarias Europa-América e Latina, aqui no Porto - comecei a lê-los há dias) e encomendei na Fnac o Longtemps.
Será que algum hipotético eventual leitor gostaria de partilhar aqui, qual considera ser o maior romance de amor da literatura?

7 comentários:

  1. olá redonda
    eu gostei muito de "amor em tempos de cólera"
    um livro apaixonante
    um beijo

    ResponderEliminar
  2. Também gostei porque acaba bem :)
    Um beijinho e obrigada por partilhares o livro de que gostaste :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curioso, talvez um dia destes arranje tempo para o ler.

    ResponderEliminar
  4. Penso que seria uma óptima ideia :)

    ResponderEliminar
  5. Já agora, qual considerarias tu o maior romance de amor da literatura? Espero que um destes dias voltes a passar por aqui e dê para que respondas (aí seria eu a tentar arranjar tempo para ler esse livro :)

    ResponderEliminar
  6. Um dia destes respondo! Quando souber a resposta

    ResponderEliminar