domingo, abril 29, 2007

O princípio da exploração

.
Comecei a ler um livro que me chamou a atenção (o que mais uma vez demonstra que eu sou capaz de ler quase tudo, desde que se pareça com um livro e esteja escrito numa língua que eu conheça...) que tem por título "Amar ou depender" e é de Walter Riso.
A propósito do princípio da exploração e do recurso ao método do absurdo ele sugere que se vá para um centro comercial, em hora de ponta, e se comece a ladrar respeitosamente às pessoas que passam ou a rosnar-lhes.
Mais incrível ainda, considerei eu, é que ele nos previne sobre as reacções que encontraremos a esse comportamento: "haverá quem fique petrificado, quem se ofenda com os seus inofensivos "au! au!" (esses são os mais amargurados), um grupo especial responderá aos seus latidos (é até possível iniciar um diálogo canino) e não faltarão os agressivos"ou seja, seres humanos que mordem. Para este caso, ele sugere que se saia dali rapidamente, mas se se conseguir, enquanto se foge, ir latindo como um cachorrinho, melhor ainda.
Felizmente no livro existem outros exemplos para concretizar o princípio da exploração (porque eu não tenho jeito nenhum para ladrar ou rosnar...). Comecei foi a imaginar o que é que eu faria se deparasse com essa situação, de um desconhecido "a ladrar-me respeitosamente ou a rosnar". Acho que iria pensar que ele ou ela não estavam muito bem e seria eu a sair dali rapidamente.
.

14 comentários:

  1. Desculpem a minha ausência, não me esqueci dos vossos blogs...nem das pessoas apenas com muito trabalho. Vá lá comprem um livrinho!!!!
    Por isso peço-lhe desculpa, também pelo comentário ser feito nos vossos post mas estava a enviar por email e vêem para trás. Diz falha de envio. Se alguém não gostar por favor diga-me mas não sei, onde fazer publicidade.
    Beijinhos
    Conceição Bernardino


    Informação sobre os postos de venda do meu livro
    “ALMA POÉTICA”

    Através da editora:
    www.corposeditora.com ou enviando mail para (no site o livro está na colecção "segundas salivas".)
    info@corposeditora.com (PORTES PAGOS PELA EDITORA)

    Livrarias:

     Livraria Poetria (Porto)
    – Rua da Oliveira, 70 – r/c – lojas 5/13 (Em frente ao Teatro Carlos Alberto)
    Centro Comercial Lumier
    Site: www.poetria.pt
    Telefone: 22/2000436

     Livraria Almedina (Vila nova de Gaia)
    - Arrábida Shopping – loja 158 A/B
    Site: www.almedina.net
    Telefone: 22/3701898

     Livraria Sá da Costa Editora (Lisboa)
    - Rua Garrett, 100 (No Chiado, em frente à estátua do Fernando Pessoa)
    Telefone: 21/3460721

     FNAC – Gaia Shopping, onde foi feita a apresentação, no passado dia 23/04/2007. Somente nesta fnac o livro está fisicamente á venda (existe ainda 6 exemplares).

    No entanto, o mesmo pode ser adquirido em todas as fnac’s do País, bastando para isso dirigir-se a qualquer uma delas e encomendar o livro indicando os seguintes elementos:

    Editora (Corpos editora)
    Título da obra (Alma Poética)
    Autor (Conceição Bernardino)

    Se pretender poderá ainda fazer o pedido via fnac online:
    :http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=poesia&product=2200012829844

    Para qualquer esclarecimento, poderão contactar-me através do mail:
    conceicao.mami@sapo.pt

    Muito obrigada a todos,
    Conceição Bernardino

    ResponderEliminar
  2. Fiquei interessado na experiência, mas... "ladrar respeitosamente" é que não sei muito bem como fazer! :-)

    ResponderEliminar
  3. Vou tentar encontrar o livro Conceição Bernardino...


    Pois Jaime...Talvez seja só uma questão de começar... Se fores para a frente com a experiência, não te esqueças de depois contar-me os resultados...

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo rosnar (às vezes e normalmente só para conhecidos), raramente as pessoas reagem mal, talvez por a maioria já me conhecer razoavelmente.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. gostava de saber como se ladra respeitosamente!

    ResponderEliminar
  7. Mesmo, mesmo Apache? :)


    Talvez esteja no começar Pin Gente :)



    Porque será migvic ?
    :)

    ResponderEliminar
  8. Mesmo! Julguei que só eu e uma amiga minha é que tinhamos esta "pancada".

    ResponderEliminar
  9. Obrigado por tu visita.Tienes un blog muy bueno
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo seu Blog!
    Venho agradecer a sua visita e a mensagem postada.
    Desejo-lhe tudo de bom para si!
    Tenha cuidado com os livros que lê. (rsrsrs)
    Abraço,
    jj

    ResponderEliminar
  11. :)Eu não tinha nem a ideia de que pudessem ser tantos Apache :) E se calhar depois deste livro ainda vão ser mais...



    Gostei muito do seu blog Antona. Obrigada pela visita aqui :)
    Um beijinho



    Obrigada João Jacinto :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. olá redonda venho retribuir a sua visita, claro uma consulta no Porto também pode ser,porque tb aqui trabalho, Lisboa é marcado com antecedência, com latidos de amizade.....

    A ideia de ladrar respeitosamente é excelente, adiro a ideia....
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. :) Então um destes dias temos de combinar...
    Um beijinho

    ResponderEliminar