domingo, fevereiro 04, 2007

.

Enquanto preguiçosamente não me decido a "postar" sobre o curso de arte (que já conclui, com diploma de participação e tudo, apesar de terem escrito mal o meu nome - mas isso não importa nada porque é giro na mesma) ou sobre qualquer outra coisa, resolvi que no novo "post"vou é reproduzir o comentário do Alkaseltzer (http://arreda-alkaseltzer.blogspot.com) sobre um meu anterior "post" sobre o curso de arte:


"Anónimo disse...
Redonda.Como gostas de cursos, aqui te deixo informação sobre algumas novas expressões, recentemente acolhidas pela nossa língua, e que foram por mim aprendidas num curso à la minute que está a decorrer no Modelo Bonjour.
O curso tb é grátis e no fim ainda nos dão um saco de rabanetes e uma vela de cheiro.
Alevantar- O acto de levantar com convicção com o ar de "a mim ninguém me come por parvo! Alevantei-me e fui-me embora!
"Aspergic- Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
Assentar- O acto de sentar, só que com muita força, como fossemos praticamente um tijolo no cimento.
Capom- Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
Destrocar- Trocar varias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
Deus- Treinador de todos os jogadores de futebol brasileiro que nunca se esquecem de lhe agradecer nos finais dos jogos.
Disvorciada- Mulher que se diz por aí que se vai se divorciar.
É assim- Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no inicio de qualquer frase. Muito utilizado nos concorrentes do Big Brother.
Entropeçar- Tropeçar duas vezes seguidas.
Eros- Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses.
Falastes, Dissestes e afins- Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex: EU falei, TU falaste. ELE falou , TU FALASTES.
Fracturação- O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura ... Não predura.
Mô- A forma mais pratica de articular a palavra MEU e dá um ar afro à língua portuguesa , como Bué ou Maning (muito em Moçambique). Ex: Mô Tio.
Nha- assim como Mõ, é a forma mais pratica de articular a palavra Minha. Para quê perder tempo não é? Fica sempre bem dizer Mô Tio e Nha Mãe por exemplo, e poupa-se imenso tempo.
Númaro- Já está na Assembleia da Republica uma proposta de lei para deixarmos de utilizar a palavra NÚMERO que está em claro desuso. Por mim acho um bom numaro!
Parteleira- Local ideal para guardar os livros de português do tempo da escola.
Perssunal- O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex:" sou perssunal de futebol". Dica: Deve ser articulada de uma forma rápida.
Pitaxio- Aperitivo da classe do Mendoim.
Prontus- Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um Prontus! Fica sempre bem nos lugares mais bem frequentados da sociedade.
Prutugal- País ao lado da Espanha. Não é a Francia.
Rondana- Uma roldana que ronda à volta de si mesma.
Shampum- Liquido para lavar o cabelo que quando cai na banheira faz PUM.
Stander de vendas- Local de venda. A forma mais famosa é sem duvida o Stander de Automóveis. Também há o Banco Stander Totta, se bem que este banco também pode ser conhecido como Banco Santo André Totta
Tçou, Tçi e afins- Inicialmente usado por músicos da zona da Baía de Cascais, rapidamente se estendeu a outros tipos de utilizadores. Atender o telefone e dizer "Tçou" é uma experiência aconselhável a qualquer cantor com ligações familiares à cantora Ágata.
Tipo- Juntamente com o "É assim", faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada e não servir para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado nem certo. É assim ... Tipo tas a ver?
Treuze - a seguir ao doze e antes do catorze
Alkaseltezer (dicionarista, linguista, poliglota, fonologista, etimologista e investigador de línguas diversas: da sogra, de vaca com grão, mortas, vivas, lingua...dos e afins)
Cumprimentos bloguistas e cursistas"
.

3 comentários:

  1. Cara Redonda.

    Fui ao blog do Alkaseltzer e, até eu, vim de lá cheio de azia! O homem, coitado, vive atormentado pela acidez no estômago e não há nada que lhe valha. Será que não haverá nada que se lhe possa prescrever para minorar tanta acidez estomacal? Açúcar às carradas, eu sei lá!?...

    A propósito de cursos, que tu tanto pareces apreciar,pergunto se gostarias de frequentar,durante uma semana, um Retiro Espiritual no Convento das Irmãs Ursulinas em Atira-te-ao-Rio, junto de Ganda mar, aí no norte?

    A coisa é assim: não precisas de levar comida, pois o jejum faz parte do curso; nem livros, pois aquilo é só orar de manhã à noite.

    O dia começa às 05.00 da manhã com um copo de água e leituras do Breviário de Alarico. Seguem-se uns pequenos sacrifícios - do género andar descalça em cima de vidros, dar umas chibatas nas costas, enfim, o trivial - e à noite há cânticos, outro copo de água e ficas assim as necessidades satisfeitas. As orações fazem-se, de seguida, até à meia-noite.

    No dia a seguir a coisa repete-se.

    Dão um diploma de participação no final e é garantido que se sai de lá com um grau de purificação moral e magreza bem acentuados....

    Se quiseres mando-te a ficha.

    (O patrocínio é do LIDL!)

    El Madrigal

    ResponderEliminar
  2. Quando aqui cheguei fiquei sem saber se havia de comentar o comentário/post do Alkaseltzer ou o comentário do Madrigal. Uma coisa é certa...são ambos muito divertidos!!!
    Também estava interessada no curso, mas 5 da manhã, têm que concordar que é um pouco cedo...

    Beijinhos

    P.S:Então nada de fotografias?

    ResponderEliminar
  3. Madrigal, pois... acho que não :)



    Anag também acho que seria muito violento acordar às 5 da manhã (e mesmo que o curso me interessasse :))
    Vou ver se no próximo fim de semana arranjo novas fotografias.
    Um beijinho

    ResponderEliminar