terça-feira, dezembro 05, 2006

.

Há muito tempo atrás passei um ano em Lisboa. Durante o verão arranjei um sítio onde ficar e fiz o trajecto de Metro, considerando que este era na verdade um óptimo meio de transporte (na altura ainda não tinhamos Metro no Porto). Rapidamente nos levava de um sítio para outro, quase não dando sequer tempo para nos sentarmos num dos vários lugares disponíveis em qualquer carruagem. Quando voltei em Setembro já não reconheci o Metro. Na Estação centenas de pessoas aguardavam e quando chegava, já centenas de pessoas pareciam estar lá dentro. Lembro-me de pensar que não ia dar para entrar quando a porta se abriu à minha frente e fui literalmente empurrada lá para dentro. Aí percebi que não era preciso preocupar-me, desde que acertasse em estar no sítio onde uma das portas abrisse, as simpáticas pessoas atrás de mim, encarregar-se-íam de assegurar que entraria lá para dentro.
.

20 comentários:

  1. Só andei uma vez de metro, daí não ter fontes de comparação. Foi há 4(!?) anos... isto de viver em aldeias... :)

    P.S. Obrigado pela visita ao meu blog. De facto, ja la tinhas estado. Eu visitei-te então mas nao deixei nada por aqui, uma vez que tinha então começado a "tal estagnação"... No regresso, voltei então aqui...

    ResponderEliminar
  2. Cor preferida VERMELHO ? De verdade ? Uau, the woman in red, apesar de me parecer que nas fotografias, como saco da Fnac, a roupa que usa não ser predominantemente vermelha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Comparado com o de Lisboa, o metro do Porto é um luxo.

    ResponderEliminar
  4. E não tem mouros, o que é uma vantagem...

    ResponderEliminar
  5. São forças da natureza nas horas de ponta...autênticas muralhas !
    Ainda assim não existe transporte urbano público que bata o metro, cá ou lá...

    ResponderEliminar
  6. Olá The Postman :)posso sugerir uma viagem no Metro do Porto até Gaia? Tem-se uma vista incrível na passagem do rio.
    Ainda bem que acabou "estagnação" :)


    Olá Maltês :)por acaso para vestir, até opto muito pelo preto :)
    Um beijinho


    Olá Cas :) também acho, apesar de ainda ter viajado pouco no do Porto (para aí umas cinco vezes...)



    Burlesconi, olha que eu sou meio-moura :) (a minha mãe é lisboeta, o meu pai é transmontano)e um dia destes ainda podemos encontrarmo-nos no Metro do Porto...


    Olá Pirate :) Seria bom era se inventassem um meio de teletransporte como tinham nas séries antigas de ficção científica...
    Daqui a pouco vou ver se há fotografias novas :)

    ResponderEliminar
  7. É preciso pensar no Ambiente. Andar de Metro certamente polui menos do que utilizar o carro. Se bem que penso que em Lisboa não deve ser isso que empurra as pessoas para o Metro, mas sim o trânsito infernal.

    ResponderEliminar
  8. Em Tóquio até há funcionários especializados para empurrar as pessoas para dentro do Metro. Deve ser engraçado.
    Em Coimbra não há Metro, só projectos...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Olá Badala :) o trânsito no Porto tem levado a que muitas vezes opte pelos transportes públicos ou por andar a pé. Não experimentei conduzir em Lisboa, mas também não penso em fazê-lo porque a confusão ainda me parece maior. Mesmo com muita gente na hora de ponta, prefiro o Metro :)



    Olá Tozé Franco :) Achei isso incrível dos funcionários especializados em Tóquio para empurrar as pessoas para dentro do Metro. Deve ser mesmo estranho de repente surgir-nos um funcionário especializado a empurrar-nos para dentro do Metro :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Todos nós só temos a ganhar se aprendessemos a aceitar a ajuda que nos oferecem, bem como a oferecê-la aos outros.

    ResponderEliminar
  11. Olá redonda!
    Bamos bere se alguem-e se lemvrará de me imendar há laia de prufessuore de purtoguiês!???

    Veijinhos

    ResponderEliminar
  12. Aceito a sugestão, claro :)
    Já não vou ao Porto desde.... há.... muito tempo!!

    ResponderEliminar
  13. Dona Redonda:
    Só estava a brincar. Nada tenho contra os mouros.
    A minha origem até é moçárabe...

    ResponderEliminar
  14. Olá António Rosa :) no caso do Metro aceitei muito bem a ajuda oferecida :) Em termos mais gerais penso que tens toda a razão



    Olá Basilicon :) Bem vindo :)
    Como haveria alguém de se lembrar de vos emendar quando escreveis tão bem? :)
    Gostava mesmo de saber qual é o teu blog...
    Um gande veijinho para ti :)



    Olá The Postman :)vou ver se estudo as linhas para quando vieres poder oferecer mais sugestões :)
    Um beijinho


    Olá Burlesconi :)então também serás em parte mouro? :)
    Eu também brinco com isto porque em criança muitas vezes sentia-me moura cá e murcona quando ía lá, e acabava sendo as duas ou nenhuma...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. queres melhor? nada como ser empurrada para entrar e sair, assim não corremos o risco de ficar de dentro ou de fora esquecidas!!!! Com os autocarros é igual, para pior um bocadito!!
    os transportes públicos são o máximo conseguem proporcionar-nos momentos inesqueciveis...
    Como te percebo! Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Já há muito tempo, cheguei a essa mesma conclusão. Não dá trabalho nenhum! :)))

    Quanto à questão que me deixaste e parabéns pelo excelente raciocínio, é muito díficil, para não dizer...praticamente impossível!

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  17. Já me aconteceu, quando da EXPO.
    No último dia,na Gare do Oriente, quando a porta do combóio se abriu, eu entrei, literalmente, pelo ar.
    Foi uma sensação terrível...

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  18. ... o que pode ser um princípio de uma grande amizade...

    (E no "Casablanca" nem sequer se empurraram...)

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Cara Redonda.

    Esta questão do «empurrão» faz-me sempre lembrar aqueles que «pegam» dessa forma briosa, mas, também, o metropolitano me sugere coisas negativas, tais como:carteiristas; seres nauseabundos com 2 metros de altura, que não se lavam debaixo dos sovacos; e, claro está, os taraditos residentes que, à falta de melhor, aproveitam as horas de ponta para se esfregarem nas incautas damas.

    O metro tem de tudo, desde as toupeiras normalissímas, que se movimentam no meio da multidão, no afã de chegar ao trabalho, a seres estranhissímos movidos por interesses pouco confessáveis.

    É o transporte urbano por excelência. Detesto-o! Em Lisboa, movimento-me de carro, a pé ou de autocarro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Bia :)
    Realmente é mesmo uma sorte :)
    Um beijinho e uma boa semana


    Olá Alexandra :)
    Também me parece...
    Um beijinho e uma boa semana


    Olá AnaG. :) pois é parece que já quase todos já tivemos a "sorte" de passar por esta experiência
    Um beijinho e uma boa semana


    Olá Cuotidiano :) por acaso, acho que não iniciei nenhuma grande amizade com nenhum dos empurradores, mas nunca se sabe...Pode ser que um destes dias ainda venha a acontecer.
    Um beijinho



    Olá Madrigal :)
    Que achas de escrever mais sobre isto? Gostei da forma como referiste alguns dos frequentadores do Metro, "as toupeiras normalíssimas" e os "seres estranhíssimos"... Penso que um texto teu com este tema seria muito interessante.
    Um beijinho

    ResponderEliminar