domingo, novembro 05, 2006

.
Fim de semana

Fim-de-semana de cultura, no Porto claro, mas sem fotografias.
No Sábado fui a duas exposições de pintura, uma no Ateneu (pertinho da Fnac) de Filomena Cardoso, e outra na Galeria Nazoni, com quadros entre outros de Almada Negreiros, Arpad Szènes, Vieira da Silva, João Hogan, Joan Miró, Noronha da Costa, Júlio Pomar e Gerard Schlosser. Entre as duas exposições como é óbvio, passagem pela Fnac.
No Domingo, além de ter estado a mostrar o nosso Aeroporto do Porto (que não fica no Porto...) fui a um concerto na Casa da Música da Kammerorchester Basel (na primeira parte com a violinista Julia Fischer). Tocaram Prokofiev e Haydn. Enquanto lá estava e com algum sono (apenas porque tinha dormido pouco e estar numa sala sem luz e na qual se houve música me faz sentir ainda mais sono) comecei a olhar para algumas pessoas que lá se encontravam. Um público diverso, na nacionalidade, língua, idade, forma de vestir, etc. e fixei-me mais nas pessoas com uma certa idade. Pus-me a imaginar como teria sido a sua vida, porque género de experiências teriam passado, que opções teriam tomado ao longo da mesma, se teriam certezas, se as tivessem quais seriam, etc. etc. Nesta nova perspectiva pareciam bem mais interessantes do que pessoas jovens, por terem uma história ou várias histórias vividas.
De resto e por referência ao último comentário do Lee, resolvi iniciar uma pequena pesquisa entre hipotéticos eventuais leitores. Se tiverem tido a improvável opção de passarem por aqui, poderiam deixar o vosso voto, na questão da música?
a) Música, que música?
b) Pode ficar a que está.
c) Qualquer uma, desde que a que está a tocar desapareça.
d) Nenhuma (é melhor não correr nenhum risco e o silêncio é de ouro (mas a palavra é de prata - acrescentado agora, enquanto me interrogo quem é que nos dá a prata? Talvez o mesmo que não nos dava o ouro... E se não haverá um terceiro lugar. Afinal que é que fica com o bronze? Alguém que não é calado (se não teria o ouro) nem é de proferir palavras (ficaria com a prata). Deve ser alguém que fala muito e sem utilizar palavras).
e) Sugestão:... (aqui será em princípio preciso escrever qualquer coisa, não bastando indicar a alínea).
.

28 comentários:

  1. Nada de fotografias ? Mas outra vez? Estou a ser ludibriado.
    Estou a brincar. É sempre um gosto ler o que escreves.
    Boa semana.
    P.S.Já tens a viatura O.K.?

    ResponderEliminar
  2. Eu até opinava sobre a música, arte que muito aprecio, até pela formação (quando era nova). Mas assim como assim, o meu computador não tem placa de som, pelo que para mim o silêncio, no caso concreto, é mesmo de ouro. Ou, como dizia o outro, só o silêncio é mais puro que a eventual música que passas.
    Beijinhos sonoros.

    ResponderEliminar
  3. Actualmente não consigo ouvir nenhuma música...

    ResponderEliminar
  4. Olá Maltês :) eu até tenho levado a máquina comigo, mas ainda não deu para tirar novas fotografias...
    O meu carrinho ainda não está O.K. :( .Só na sexta feira é que a Seguradora do veículo que bateu no meu fez a peritagem, mas assim estou a adquirir uma percepção nova dos acidentes a nível do tempo que se pode perder depois.
    Um beijinho e uma boa semana.


    Olá Tobaili :)a música chama-se God only knows. A versão original é dos Beach Boys, a que passa no blog é dos Switchfoot. Penso que gostarias dela. Pode ser que um destes dias dê para te emprestar um CD que tenho com a música.
    Um beijinho


    Olá Badala :)espero que não estejas a conseguir ouvir nenhuma música por uma razão como a da Tobaili e também gostaria de te emprestar o CD se um dia nos encontrarmos.
    Um beijinho e espero que em breve dê para ouvires muitas músicas.

    ResponderEliminar
  5. Eu apostava numa opção e)Pode ser qualquer uma desde que seja a que está a tocar.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. E não é que conseguiste arranjar uma opção diferente?! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adorei a sua visita ao meu blog, e confesso que adorei o seu também, em que vejo uma cultura fantástica.
    Estarei sempre cá para apreciar seus textos.

    Beijos,
    Daniele

    ResponderEliminar
  8. Olá, Redonda!
    Tenho que pedir desculpas pela ausência relativamente dilatada. De facto, não mereces (vou seguir a sugestão do "tu")! Relativamente às questões levantadas, opto pela alínea b). Gosto muito de música, mas, sobretudo, respeito as opções musicais de cada um...o silêncio é de ouro mas a música também!
    Mais um pequeno elogio para alguém que muito aprecio: escreves maravilhosamente, e, sobretudo, espelhas a tua alma! Parabéns pela coragem!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Olá Daniele :) obrigada pela visita e pelas palavras. Sempre que quiser voltar será muito bem vinda.
    Um beijinho


    Olá Kikas :)
    Obrigada pelas tuas palavras. A seguir vou visitar-te também :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  11. Como o blog e teu creio que teras que ser tu a escolheres as musicas que preferes, quem nao gostar tem sempre a opcao de desligar o som.

    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Belo programa de fim-se-semana.
    Eu eu a trabalhar...

    P.S. - Obrigado pelo "link" para o "Blog do Quarenta", cuja qualidade não merecia tal honra.

    ResponderEliminar
  13. Quanto à sugestão da música...

    Por mim, passarias jazz...

    ResponderEliminar
  14. Olá Al Cardoso :) ultimamente até eu tenho desligado às vezes a música... talvez tenha mesmo de começar a variar um bocadinho ...
    Um beijinho e uma boa semana.


    Olá 40 :)bem, no próximo sábado também terei de trabalhar...:(
    mas depois ficarei livre para aproveitar o resto do fim de semana... :)
    Gosto do seu blog :). Não estou é bem a ver que um link meu possa ser uma honra :):)... e obrigada pela sugestão da música
    Um beijinho e uma boa semana


    Olá Valeria :) gostei do seu blog e estou a considerar "linká-la" na próxima vez que volte a fazer links :)
    Um beijinho


    Olá Mikas já fui ver o seu blog e gostei do que vi (deixei lá um comentário a dizer isso)
    Boa semana e um beijinho



    Olá contadordehistorias é muito bem-vindo sempre que quiser voltar e estou a gostar muito do seu blog :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Minha querida,
    fiz o mesmo com o seu blog, fiz um link no meu . Pois o seu blog é pura cultura, sua escrita , sua visão, sua eloquência são magistrais.

    Beijos,
    Dani.

    ResponderEliminar
  16. Cara Redonda

    As coincidências sempre me deixaram completamente abismado, incapaz de esboçar qualquer reacção, e foi precisamente o que aconteceu quando li o teu post. Nem queria acreditar que também conhecias essa maltinha! Eu, tal como tu, também curto bué as coisas da cultura, e fico muito extasiado quando oiço essas canções… nem sou capaz de te exprimir por palavras o que sinto. É cá uma sensação estranha que sobe por mim acima!..

    Acontece que conheço perfeitamente a Julia Fischer (o pai era o guitarra baixo dos FischerZet), os «Basel Kammerorchester» – essa rapaziada germanófila amigada com a súcia dos Badermeinhoff dos idos anos 70 –, bem como o Sergei Prokoviev – um dissidente russo sobrevivente do Gulag, que tocava violoncelo à hora de ponta no metro de Moscovo – e o Joseph Haydn – ao que dizem, além de guitarreiro, um enólogo do branco e tinto, embora eu nunca tenha acreditado nesse epíteto mal engendrado.

    Todos eles, aliás, fazem parte, lado a lado com a Romana e com o Quim Barreiros, do leque dos artistas mais solicitados pelos rancheiros, construtores civis, empreiteiros, trolhas, e afins, meus comparsas nos bailes das matinés de sábado no «Cléopatra», aqui em terras da Moita. Os meus saraus culturais que, Deus queira, nunca mos tirem!

    Curto muito a Júlia a tocar violino. Tem muita pinta, puxa bem pela vara – parece que tem uma varinha mágica nas mãos! – e consegue emitir sons que não parecem deste mundo… Arrepia-me o talento da rapariga! Que coisa! E o Haydn?! Bem, esse é melhor nem falar… tem cá um estilo século XVIII, repertório antigo, cabeleira, pó de arroz, sinalinho artificial por cima do lábio, sapato de fivela com tacão alto, sabes? Curto bué! É uma cena que me faz imaginar bué de coisas fixes!

    O pessoal, assim que vai para a pista de dança, já de unharra afiada para ancar as moças, só quer é abanar-se ao som clamoroso do violino da Júlia. Havias de ver! É de ver e chorar por mais!

    Sabes, amiga, é muito fixe curtir e dançar essas cenas eruditas. Acho que ficamos muito mais melhor bons, não achas? Eu falo por mim…

    Beijinhos em sol maior do teu fã incondicional.

    PS. Pintura também é bué da fixe e também dá para ficarmos mais cultos, embora seja mais parada…

    J.R.

    ResponderEliminar
  17. Um beijinho Dani e obrigada pela nova visita e pelas palavras :)


    Olá Madrigal :) Gosto muito dos teus comentários que curto bué mesmo :)
    Um grande beijinho para ti )

    ResponderEliminar
  18. Bem, eu vinha para fazer um comentário à maneira, mas... é pá, não consegui segurar-me, fui às lágrimas de tanto rir com o comentário anterior, tás a ver? Ya, melhor não dá minha, cinco estrelas altamente. Não faço a mínima quem são esses bacanos que vocês falam, mas o madrigal fogo, cum catano vou ali e já venho! :))):))):)))
    orelha cdv gogh

    ResponderEliminar
  19. Acho que a música deste blog já faz parte da imagem de marca do mesmo! Gosto de aqui entrar e ouvir sempre a mesma música.
    Se calhar é pela qualidade da escrita que nos envolve de tal maneira que a música passa para segundo plano.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Eu sei oc de vg :) também me fez rir...



    Olá Moura :) ainda bem que gostas da música :)e obrigada pelo elogio quanto à qualidade da escrita...:)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Adoro a música. Faz-me lembrar um dos meus grupos preferidos, os Beatles, e outros que parece que já foram, mas ficaram. há música que não morre porque é infinitamente humana!
    Parabéns... a músca merece ficar pelo tempo que tu achares que merece.

    ResponderEliminar
  22. Ainda bem que gostaste da música ... :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Gosto de todo o tipo de música, desde que não me faça dormir... A maior parte dela faz... Eh, eh!
    Bom, essencialmente rock e fado. Eu sei, tem tudo a ver...
    Aliás, tu já te apercebeste mais ou menos do meu tipo de música, passam umas quantas lá no blog.

    ResponderEliminar
  24. Vou ver se consigo aprender a pôr a música a rolar como fizeste...
    (eu gosto de música que me faça dormir...)

    ResponderEliminar
  25. e) ir mudando a música para que os leitores deste blog possam ter "direito" a mais sugestões. :-)

    Eu estou sempre à procura de boas sugestões... que depois trato, se forem caso disso, como pistas para novas descobertas. Por exemplo, desta música, gosto especialmente da versão da dupla Maria João e Mário Laginha.

    (Mas já agora,... e porque não ter um control para que o leitor possa pôr ou não a tocar conforme queira... ou conforme o sítio de onde acede ao blog...? E também porque, tal como está, obriga a que se desligue para se poder ouvir os outros sons de videos e afins.)

    Obrigada,

    mtm

    ResponderEliminar
  26. Parece-me uma óptima sugestão Anónimo :)
    Agora só tenho é de aprender como é que isso se faz...
    Um beijinho

    ResponderEliminar