quarta-feira, novembro 01, 2006

.

Estive a pensar no que disseram nos últimos comentários o Al Cardoso e o Tozé Franco sobre mantermos as nossas tradições e mais atenta ao dia.
Saí um bocado de manhã para constatar que algumas lojas estão abertas e outras estão fechadas (constatação muito profunda...).
No telejornal referiram a forma como o dia é passado no México e nos Estados Unidos. No México, no dia dos mortos, as pessoas passam a noite nos cemitérios e levam velas e flores para as campas dos seus mortos. Uma senhora que estava num destes cemitérios e foi entrevistada disse que haveria uma grande procissão por Deus, mas apenas participariam nela os mortos cujas campas tivessem velas. Dos EU mostraram as crianças melhor ou pior mascaradas no" doces ou travessuras".
Referiu-se também que cá em Portugal havia a tradição do pão por Deus. E agora são as crianças que vão geralmente a estabelecimentos, mas em vez de pão dão-lhes doces.
Resolvi perguntar ao meu pai qual era a tradição na sua aldeia transmontana. Disse-me que passavam a noite acordados a comer castanhas e a beber vinho e pegavam fogo a troncos. Quando a chama subia dizia-se que lá ia mais uma alma.
Na terra da minha mãe (Lisboa) aproveitava-se o dia feriado de todos os Santos para se ir pôr flores aos cemitérios
Também me parece importante não perdermos as nossas tradições e talvez a forma de o conseguirmos comece por as conhecermos.
.

14 comentários:

  1. Nisto de tradições..."o que é Nacional" é bom!
    Eu a esse propósito fui na noite de quarta para casa de um amigo para ver fazer a massa dos bolinhos e bolinhós, acender o forno a lenha e ver a técnica de enfornar, ver o ponto e retirar do forno...tirei muitas fotografias com uma máquina nova...e o cartão de memória pifou e as fotos foram-se!!
    Foram-se as fotos, mas ficaram-se os bolinhos!
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  2. Se ficaram os bolinhos, menos mal... :)
    Um beijinho e um bom final de semana

    ResponderEliminar
  3. Na minha terra - Mira - ainda hoje continua a tradição de arranjar o cemitério e estar lá até altas horas da noite.
    É sem dúvida saudável e decente respeitar os que já cá não estão.
    Um bom final de semana e um beijinho.
    Tony.

    ResponderEliminar
  4. achei muito bom teu comentario.
    beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Bem haja pela deferencia e por divulgar mais algumas tradicoes "nossas".

    No que respeita ao dia de defuntos, na minha terra na noite do dia um para o dia dois de Novembro tambem havia o habito de iluminar as sepulturas, antigamente era com lamparinas de azeite e ultimamente com velas, creio que ainda se faz.

    ResponderEliminar
  6. A tradição da aldeia transmontana do teu pai é a que melhor encaixa comigo...

    ResponderEliminar
  7. Cara Redonda

    Estive ausente durante algum tempo (estive morto), mas espero ter ressuscitado a tempo de falar um pouco sobre o dia dos mortos, os cemitérios, as flores, os ciprestes, as cruzes, as almas penadas - dizem que na noite passada andaram à solta! -, e sobre mais coisas tétricas afins.

    Hoje em dia, não tenho por costume ir a cemitérios. Esse hábito é, para mim, uma coisa do passado. Dantes, quando era mais chavalito, gostava imenso de ir ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, para fotografar jazigos a contra-luz, arquitectura funerária, ossadas a secar ao sol...até ser expulso por um coveiro diligente que me disse não ser aquele um lugar apropriado para devaneios artisticos bizarros. Hoje em dia não teria acatado tão facilmente essa ordem de expulsão e, confesso, não sei onde param essas fotos.

    Acho que não desistirei enquanto não conseguir fotografar aquele gaz azulado - o fogo fátuo - que exala dos cadáveres em decomposição e, com um pouco de sorte, talvez consiga «apanhar» a alma a pirar-se do corpo. É tudo uma questão de sorte e, claro, de persistência.

    Contudo, gosto muitissímo (superlativando) de comemorar o «dia dos vivos», que é hoje, e tantos quantos os dias em que eu, e vós, enquanto me lerdes, também cá estiverem.

    Vivam os vivos!

    Morte à morte! (Non passaran....!)

    (Que disparate....)

    Beijinhos vivinhos da Silva...

    J.R.

    ResponderEliminar
  8. Acho importante conservar as nossas tradições (as boas). Quando era pequeno íamos de casa em cas com um abóbora recortada em forma de cara e com uma vela dentro, numa padiola, cantar os Bolinhos e Bolinhós, cuja letra se não me engano era:
    "Bolinhos e Bolinhós
    Para mim e para vós
    Para dar aos finados
    Que estaõ mortos e enterrados
    Ah Bela, bela Cruz (truz truz)
    A senhora está lá dentro
    Assentada num banquinho
    Faz favor de vir cá fora
    p'ra me dar um tostãozinho."
    Quando davam algo cantávamos:
    "Esta casa cheira a vinho
    aqui mora alguma anjinho."
    Quando não davam a coisa piorava:
    "Esta casa cheira a alho
    Aqui mora algum bandalho."
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Acho que tens razão para conservarmos o que é nosso temos de começar pela aprendizagem das nossas tradições.

    ResponderEliminar
  10. Olá ACR :)
    Estou a achar interessante ficar a conhecer as tradições.
    Um beijinho e um bom fim de semana.



    Olá WALDE já voltei entretanto ao teu blog e fiquei a saber que este é o mês do teu aniversário e vi a lista de prendas :)
    Um beijinho e um bom fim de semana.


    Olá Al Cardoso
    Como escrevi no "post" e em cima, estou a achar interessante descobrir mais sobre as nossas tradições
    Um beijinho


    Olá 40 :)
    Também gostei muito desta tradição :)
    Um beijinho


    Olá Madrigal ainda bem que regressaste :)
    Um beijinho


    Olá Tozé Franco não conhecia essa tradição e achei-a muito interessante, sobretudo quando se tenha tido a sorte de a ter mesmo vivido.
    Um beijinho


    Olá Badala :)
    E com os comentários que tive aprendi algumas :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Apoiado Madrigal
    Obrigada Redonda pelo texto!, podemos não querer as tradições para nada, mas tem dias que nos dão jeito rs
    Beijoss

    ResponderEliminar
  12. Lembro-me que quando era catraio, ia para Trás-os-montes, numa vila em S. Martinho de Anta. A criançada toda juntava-se e em bandos enormes iamos às casas das pessoas pedir doces (ao que elas atiravam lá de cima das varandas!). acho que já se perdeu um pouco essa tradição, é pena! (fizeste recordar uma bela memória. obrigado.)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Gostei de saber como era a tradição na Vila de S. Martinho de Anta :) Antes de ter pensado em escrever este post nem tinha aideia de tradições que existiam no nosso país.
    Um beijinho

    ResponderEliminar