sexta-feira, outubro 27, 2006

.
Perfumes

Hoje acompanhei a minha mãe nas compras. Quando o faço, ando mais devagar do que habitualmente porque quando estou sózinha costumo andar bem depressa, mas andando mais devagar dá para ver melhor o que se passa à minha volta (em vez de aproveitar para aprender como comprar...). Fui-me apercebendo dos diversos cheiros dos sítios por onde passávamos (também podia ser por estar já aproximar-se a dor de cabeça que à tarde se revelou em grande força...). Primeiro o de queimado de um carro estacionado (não devia estar muito bem), depois na padaria o do pão e de bolos (gosto muito deste cheiro). A seguir num talho o de chouriço e numa mercearia de couves e legumes. Pela rua, os cheiros dos cafés e restaurantes onde se preparavam refeições. Dava para identificar os sítios pelos cheiros. Já o tinha experimentado antes pelos sons. Gosto dessa sobrecarga dos sentidos, quando nos chegam informações pelo que vemos, ouvimos, cheiramos e até sentimos, como o ar fresco da manhã que após demasiados dias cinzentos, ressurge azul.
Estou contente por ser fim-de-semana (e em princípio irei passear para o centro do país) e desejo um bom fim de semana para todos que passem por aqui ou não.
.

9 comentários:

  1. Adoro o que escreves. Bela imagem essa dos perfumes.
    Quando era um pouco mais nova, adorava ir à praça de Coimbra, olhar e sentir o perfume dos vegetais, das frutas, das flores, dos peixes e dos bolos. Aqui à alguns anos fizeram lá obras e para os comerciantes aquilo deve estar melhor, mas para mim perdeu o antigo encanto.

    ResponderEliminar
  2. Amiga redonda, ao ler esta tua paixão dos sentidos (onde é que já ouvi isto?) fiquei a matutar nas diferentes sensibilidades das pessoas. Também sou como tu (temos o mesmo signo:) ) arrastando inúmeras memórias pelo poder de um aroma reconhecido. Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Engraçado - Apesar de, eu próprio, já ter escrito (como sabes porque leste) sobre a importÂncia dos cheiros (vide "Outros cheiros"), o que me chameou mais a atenção no teu texto foi a proximidade mãe-filha, tão arredado que anda do nosso tempo a "compreensão inter-geracional". Juntando os dois aspectos, acho que o principal registo será o cheiro que "registas" da tua mãe, o cheiro que atravessou anos, décadas, desde a amamentação até aos dias de hoje, o cheiro a ternura, disponibilidade, atenção, carinho, confiabilidade - sim, porque os sentimentos também são gente, também têm direito a ter cheiros!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. O passeio pelos cheiros foi uma leitura muito agradável.
    É em férias que isso me acontece com frequência...Normalmente levanto-me cedo e gosto de ir pela avenida até ao mercado sentindo os cheiros matinais. O do mar e do pão quente são os que me sabem melhor....
    Bom passeio ao centro do país...esperamos, com interesse, a reportagem!!
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Moura :)
    Um beijinho


    Olá Badala eu na maior parte das vezes acho muito melhores os comentários :) mas fiquei muito contente por teres gostado e pelo que escreveste agora percebi que já sentiste aquilo sobre o que escrevi
    Um beijinho


    Olá Ana Ramon :)
    Talvez gostarmos de escrever também traduza bem como somos.
    Um beijinho muito grande para ti.


    Olá Cuotidiano :)
    E então o post sobre a lavagam de roupa está para quando, sim ?
    Daqui a pouco vou visitar o teu blog para ver se não terá surgido entretanto...
    Um beijinho


    Olá Angi :) fiquei muito contente com as tuas palavras embora e não por modéstia, não as ache merecidas. Gosto de escrever, mas devo melhorar muito antes de as poder merecer algum dia.
    Um beijinho muio grande para ti.


    Olá AnaG. :)
    Também já experimentaste aquilo sobre que escrevi :)
    Sobre novo passeio estou a tentar "postar" novo post mas blog não o aceita...se calhar está finalmente a exercer espírito crítico sobre o conteúdo... :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. No outro dia também estava a pensar na piada dos cheiros. Sim, o cheiro que emana das padarias, convida mesmo a entrar. e o das castanhas assadas?!hummm tão bom!:D
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Alguns cheiros são uma perdição, outros um desespero. Gosto particularmente do cheiro do pão fresco (quente) das flores, dos frutos, da terra molhada, da resina, da carne assada e mais um ou outro que não se pode dizer aqui.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mocho_ao_Luar :) também gosto muito do cheiro das castanhas assadas...
    Um beijinho


    Olá Apache :) fiquei curiosa sobre os que não se pode dizer aqui...

    ResponderEliminar