segunda-feira, outubro 16, 2006

.

Vamos lá então "postar" sobre o tema sinceridade.
No início, nem estava a planear "postar" de uma forma profunda. Mesmo agora, muito provávelmente não o vou fazer, mas fugir para o lado, na primeira oportunidade.
A ideia surgiu-me após ler um artigo de Pedro Mexia na revista deste Sábado do DN, que tem por título "Contra a sinceridade" (da mesma forma que o citei quando escrevi sobre os "blind dates", no longínquo início deste blog).
Ora, apesar de se afirmar como sincero, desaconselha-o, afirmando que ao ser-se sincero se perdem os melhores amigos e a pessoa que se ama.
É que eu tinha e tenho ideias precisamente opostas. Penso que é com os melhores amigos e com as pessoas que amamos que podemos ser sinceros, aumentando a sinceridade com o grau de proximidade, até ao ponto de se adivinhar o que o outro pensa sem serem precisas palavras.
Eu sou bastante reservada, mas procuro ser verdadeira no que digo. Está bem que falo pouco... e tenho também presente o conselho que a mãe do Tambor (o coelhinho amigo do Bambi do Disney) lhe deu: que quando não tivesse nada agradável a dizer, ficasse calado, mas gosto de pessoas que falam o que pensam, mesmo que às vezes falem de mais.
Por isso este é um post a favor da sinceridade (e também o Pedro Mexia, apesar do título do artigo será a favor e não contra, senão porquê afirmar que não pode, não quer e não muda?).
.

13 comentários:

  1. Assunto contorverso. Uma vez vi nuns desenhos do garfield. lol sim, "garfield and friends": que quando o Orson (que era o porco) conseguiu ler os pensamentos dos amigos todos, começou a perde-los...porque, verdade seja dita, a sinceridade é uma coisa perigosa.
    Eu pelo menos sou da opinião que existem coisas que não devem ser ditas. Devemos ser verdadeiros para com os outros e acima de todo, com nós mesmos, mas mesmo assim...não sei não.
    lol bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Voto pela sinceridade, custe o que custar, doa o que doer!
    Acho que sou dos que falam demais...
    Há um provérbio "mouro" que diz: "mais vale perder um amigo que uma boa resposta!" Não sei se conheces?

    ResponderEliminar
  3. Sou, naturalmente, a favor da sinceridade, embora de uma forma mitigada. Passo a explicar: devemos ser sinceros para com os que nos são mais próximos, as pessoas que amamos, os nossos amigos maiúsculos, mas há muitas formas de dizer a verdade. Ser brutalmente frontal, não só é agressivo, como provoca um efeito contrário nas pessoas que nos rodeiam, mesmo que não o admitam.

    Devemos ser sinceros de uma forma agradável, talvez, por vezes, metaforizada, os chamados «paninhos quentes», se isso for uma forma de não chocar em demasia a pessoa amiga.

    É óbvio que se o nosso interlocutor tiver uma cabeça dura como uma lápide de granito, temos de ser mais óbvios, mas sempre adequando o discurso à pessoa com quem interagimos.

    O Pedro Mexia (e são dele as palavras), à custa de tanta sinceridade, frontalidade, p'rá frentexismo, acabou por «comprar» guerras e uma colecção invejável de inimigos de estimação.

    Ser sincero é uma coisa, ser tempestuosamente boçal, critico acérrimo, outra coisa completamente diferente. Não nos esqueçamos que vivemos num tecido social e que as relações uns com os outros pautam-se por normas de conduta que nem necessitam de estar escritas para serem intuidas e observadas por todos... ou por quase todos.

    Como em relação a tudo, são também a harmonia, o equilibrio e o bom senso, que devem presidir à forma como manifestamos a nossa sinceridade, coisa que o Mexia ainda não desenvolveu, pois ainda se move numa era ante-pacto social, talvez devido à sua tenra idade.

    PS. Agora puseste-me demasiado sério, sinceramente...

    J.R.

    ResponderEliminar
  4. Uma demonstração de apreço por aquilo que advoga...eu própria sou uma adepta incondicional da sinceridade! Por isso, rendamo-nos aos seus benefícios: ser verdadeiro connosco e para com os outros!
    Um pequeno comentário fora do contexto deste "post": é bonito navegar no seu "blog".
    (contrariamente ao meu que se encontra, ainda, em fase de construção "sic" :)))) Vamos ver o que trará o futuro...

    ResponderEliminar
  5. Pela sinceridade, sempre. Também sou das que falarei demais, mas como costumo dizer, não levo desaforo para casa. E durmo melhor.

    ResponderEliminar
  6. Aqui há uns tempos li esta origem para a palavra "sincero".

    Na idade média os comerciantes de imagens religiosas, esculpidas em madeira, usavam cera para ocultar as imperfeições, falhas, rachas e outras. "Sin cera" era a expressão usada para garantir a qualidade.

    Posto isto, a verdade é sempre melhor, porque no fim, é sempre com ela que nos confrontamos.

    Mas se se souber fazer bem a coisa, uma boa mentira é melhor que uma verdade assim-assim :)

    ResponderEliminar
  7. Ninguém é completamente sincero e há segredos que levamos connosco para a sepultura. Só os vermes são fieis depositários de toda a verdade.

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo. Acho que os nossos amigos e a pessoa que está ao nosso lado devem ser sempre sinceros connosco.
    Já uma vez uma pessoa de quem gosto muito me enganou e doeu muitíssimo quando descobri. Quando me contou a verdade, nunca senti tamanha tristeza.

    ResponderEliminar
  9. Olá Mocho_ao_Luar :)
    Assunto controverso mesmo, mas ao sermos verdadeiros seremos sinceros...
    Um beijinho


    Olá Apache :)
    De ti e da Tobaili já adivinharia que seriam pela sinceridade dessa forma :) e só pelo que vou conhecendo de ti pelos posts e comentários.
    Não conhecia o provérbio mouro. Melhor seria nem perder amigo, nem boa resposta, mas talvez já não fosse de verdade amigo.
    Um beijinho


    Olá Madrigal :) pois é, acho que nunca te tinha lido tão sério...
    Um beijinho muito sincero para ti.


    Olá Eduarda, obrigada pela visita e pelas palavras. És muito bem vinda e a seguir vou espreitar o teu blog...


    Olá Tobaili, como disse em cima, de ti já adivinhava que és assim :)


    Olá L. Rodrigues és muito bem vindo (gosto muito do teu blog)
    Não conhecia a origem da palavra e achei engraçada a história.
    Um beijinho


    Caramba Anônimo já me estou a sentir num filme de terror com segredos, sepultura e vermes. Uma perspectiva mais negra, mas diferente. Espero que voltes, pareces ser muito interessante.


    Olá Badala
    Lamento muito que tenhas passado por essa dor. Aconteceu também com uma pessoa de quem gosto muito por isso tenho uma ideia de como será.
    Um grande beijinho para ti e espero que nunca, nunca mais alguém seja insincero assim contigo.

    ResponderEliminar
  10. eu tb penso como tu, com os amigos e as pessoas mais proximas e com kem devemos ser mais sinceros!


    =) obrigado pelo comentario no meu

    ResponderEliminar
  11. Que barbaridade karvoeiro :) esperemos que o Pedro Mexia (ou a avó dele) nunca venha aqui...


    Olá -Unidentified- obrigada pela tua visita. És muito bem vindo aqui e tenciono ir visitar-te outras vezes.

    ResponderEliminar
  12. Belo tema, a sinceridade, eu penso que se deve dizer sempre o que se pensa, pelo menos é assim que funciono com o universo que me rodeia, é certo que corremos riscos de que os outros não gostem, mesmo assim continuo a apostar fortemente na sinceridade até porque não consigo ficar calada... ás vezes bem tento contar até 200 mas não aguento abro a boca e já está dito! Ninguém perde amigos e amores por dizer a verdade muito pelo contrário, a primeira reacção pode não ser lá muito positiva mas se for um verdadeiro amigo ou um verdadeiro amor vai-nos perceber e se não perceber, nem se esforçar para isso, nem era amigo, nem era amor e por isso não nos vai fazer falta... quanto ao coelhinho do bambi eu vi o filme e o coelhinho era pequeno, tal como uma criança por isso dizia as verdades e a mãe tentava criar-lhe um filtro...
    A parte que eu fixei do filme e que passei para a minha filha foi "coelhinho para ser forte e ter musculatura precisa comer muita verdura.." esta parte era por causa da guerra diária com a sopa!
    Houve uma altura que para ser feliz precisava de agradar a meio mundo, mas agora que já estou bem mais crescida, não estou aqui para agradar a ninguém e muito menos disfarçar o que eu penso.
    Um beijinho e parabéns belo post.

    ResponderEliminar
  13. Olá Bia
    Gostei muito do teu comentário.
    Um beijinho

    ResponderEliminar