quinta-feira, outubro 12, 2006

.
Amanhã vou ter um lanche de despedida de antigos colegas, entre os quais os dois colegas críticos, citados no início deste blogue. Colegas já se foram embora há meses, mas só agora fazemos o lanche e iremos oferecer-lhes uma prenda, menos habitual (só não vou escrever aqui desde já o quê para, tendo em conta a ínfima possibilidade de virem aqui, não estragar a surpresa).
Gosto de sextas-feiras. Depois de um período estranho em que gostava de segundas-feiras, voltei a gostar das sextas-feiras e de fins-de-semana.


Ora esta vai ser uma sexta-feira, dia 13. Ainda me lembro de no liceu pela primeira vez uma colega me ter alertado para este dia e para o que se não devia fazer em sextas-feiras que calhassem num dia 13. Ela começou logo por dizer que nem se devia sair de casa. Saindo de casa não se devia atravessar a rua (penso que isso deixar-nos-ia um pouco limitados a nível de onde poderíamos ir...). Depois já não me lembro muito bem se também não se deviam fazer bolos ou a interdição na feitura dos bolos se referia a outros períodos... (e esta proibição também é um bocado estranha, posso imaginar o azar a tornar perigoso que saíssemos de casa ou atravessássemos a rua... mas fazer bolos? Só se for o azar de engordarmos vários quilos por depois comermos o bolo...)
(fotografia tirada do Google em imagens de bruxas)

10 comentários:

  1. Olá, olá,

    amanhã será um óptimo dia para festas. Nasci a 13 e, não me trazem nada de especial nem o nº13, nem as 6ªs associadas a ele (espero bem estar hoje com esta conversa e amanhã não ter que virar o "bico ao prego" ;) )

    Passa um optimo dia e diverte-te.

    Beijinhos

    PS: Duas boas leituras que me deixaste, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Bem, para algumas pessoas o 13 é mesmo número de sorte e sê-lo-á para ti :)
    Um óptimo dia também e um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cara Redonda.

    Há, algures em Lisboa, um grupo de pessoas que, sempre que as sextas-feiras coincidem com dia treze, reúnem-se num jantar para cometer todo o género de diatribes desaconselhadas para a data em questão.

    São 13 os comensais. Cruzam talheres, levam consigo gatos pretos, partem espelhos dentro de casa,passam por baixo de escadas e fazem mais coisas que nem me lembro.

    Acho que este género de iniciativas, para além de serem engraçadas e servirem de alibi para o convivio, ajuda a desmistificar este mito - que perde a memória nas penumbras medievais - de que o 13 aliado à sexta-feira são um cúmulo de azar.

    O sol está radiante, ao menos cá pelo centro-sul, e isso é algo que só induz coisas positivas. Penso que não é desta que o azar nos vai bater à porta mas, cala-te boca, ainda agora o dia raiou!

    Beijinhos de muita sorte e felicidade para ti, para as tuas leitoras, e abraços para os teus leitores.

    J.R.

    ResponderEliminar
  4. Olá redonda. Post interessante.
    Não tenho nada contra sexta-feiras treze. Não sou supersticiosa.
    Acho que será um dia como outro qualquer.
    Quanto aos bolos... esses sim trazem grande azar... ou grandes quilinhos:)

    ResponderEliminar
  5. Adenda ao post.

    Filipe IV, o Belo, (dizem que era mais feio que um bisonte), necessitando prementemente de dinheiro, depois de haver confiscado os haveres dos banqueiros lombardos e judeus (já na época eram as eternas vitimas, não hão-de ser uns revoltados!), volveu as suas gulosas vistas para os Templários. Aproveitando-se de infâmes acusações que lhes foram dirigidas, e por ele rapidamente aceites como verdadeiras,numa sexta-feira 13 de Outubro de 1307, mandou prender todos os templários de França e o seu Grão-Mestre, os quais, submetidos à Inquisição (nas mãos deles até confessavam fazer parte da cáfila de pedófilos da Casa Pia), foram acusados de hereges e sujeitos a inomináveis torturas físicas, infligidas a ferro e fogo, que lhes arrancaram as mais contraditórias confissões.

    O Papa acabou por abolir a Ordem dos Templários, mas a maldição da fatidíca sexta-feira 13 permanece até aos nossos dias...

    (E fez-se silêncio em homenagem a este assacado momento de cultura livresca...)

    J.R.

    ResponderEliminar
  6. Gostavas de segunda-feiras?!?!?! como é que era possível.
    Sexta feira (13 ou não) é que é!;)
    Pois essa do bolo também não dá para perceber.lol
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Pois eu cá não sou supersticioso, que isso dá azar...
    Mas à cautela trago um gato branco ;o)

    ResponderEliminar
  8. Olá Madrigal :)
    Verdade mesmo que existe um grupo assim em Lisboa? E de ano para ano continuam a ser os mesmos 13 ou alguns desparecem misteriosa e inexplicavelmente?
    Achei muito interessante a adenda ao post e fiquei por segundos silenciosa em homenagem ao assacado momento de cultura livresca :)

    Um beijinho


    Olá Badala :)
    Até agora gostei muito desta sexta feira. Não fiz nenhum bolo mas comi de dois, muito bons :)
    Um beijinho


    Olá Mocho_ao_Luar :) pois é verdade, houve uma altura em que preferia as segundas-feiras às sextas-feiras. Como é óbvio não devia estar lá muito bem... mas felizmente passou-me :)apesar de vez em quando ainda ter umas recaídas em que não deixando de gostar das sextas, gosto das segundas (e vê lá por sair para ir trabalhar...).
    Para perceberes a do bolo basta fazer uma equiparação com aquele documentário demolidor para a MacDonalds no qual se filmavam as consequências de uma alimentação só de hambúrgueres...

    Um beijinho



    Olá Jo§e :) achei muito giro vires mesmo com o gato branco :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o José, ser supersticioso pode dar azar, por isso mais vale prevenir.
    Prefiro as sextas-feiras, têm o dom de serem todas vésperas de fins-de-semana.

    ResponderEliminar
  10. Por acaso e agora que falas nisso, é íncrível este dom ou coincidência... :)

    ResponderEliminar