segunda-feira, outubro 09, 2006

.

Já tenho novas fotografias, estas deste fim de semana no Porto, do Parque da Cidade e de Serralves, mas hesito em colocá-las já no blog...
É que a ideia para este blog não era exactamente enchê-lo de fotografias (está bem, no início também não havia propriamente ideia nenhuma) e depois eu não sou uma boa fotógrafa ou sequer sofrível (assumo que sou mesmo má). Aproveito para revelar agora aqui de novo que a maior parte das últimas fotografias pranchadas no blog não fui eu que as tirei.
Sei que é uma revelação chocante e inesperada, sobretudo naquelas fotografias em que eu até aparecia fotografada, com ou sem saco da Fnac.
Em meu favor apenas posso dizer que não sendo eu a tirá-las, ficaram muito melhor do que ficariam se fosse eu.
Tenho estado a ouvir uns conselhos e a reflectir profundamente sobre eles, mas continuo a sentir a tentação de ao invés de procurar o melhor enquadramento, disparar rapidamente, apanhando carros pela frente e cortando os pés ou os lados dos modelos. Ser fotografado por mim é como jogar na lotaria. As probabilidades da fotografia não sair são esmagadoras. Nos últimos rolos que fui buscar, o senhor que me atendeu até brincou comigo, dizendo que os rolos estavam a zero, e claro, eu acreditei. Por segundos, até ele desfazer o engano, tentei lembrar-me do que é que teria feito ou do que é que não teria feito que devesse ter feito (e quase cheguei a uma conclusão, hesitando entre atribuir a culpa aos rolos - já não deviam ter validade, só pode... ou à máquina, se calhar a precisar de uma pausa). Penso agora se por detrás da brincadeira não estaria uma tentativa encoberta de me demover de insistir em fotografar...

10 comentários:

  1. Ora nao se coloque tao abaixo, experimente mais vezes e vai ver que vai conseguir tirar fotografias lindas.
    Ja agora porque nao compra uma maquinita digital, sempre e muito mais facil, coloca-las "online".
    Bem haja pela visita e pelo link, vou tambem fazer o mesmo e agradavel vir ao seu sitio.

    Saudacoes serranas.

    ResponderEliminar
  2. Sejam tiradas por quem for...gostamos delas. As minhas às vezes também não ficam grande coisa.É preciso ir treinando.
    Obrigada pela passagem no meu espaço e pelo link.
    Acho que não mereço tanta deferência. :)
    Um beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Já que estamos em maré de conselhos: porque não se inscreve num curso de fotografia, desses que por aí há, rápidos e com bastante qualidade ?
    Não quero com isto dizer que tire más fotografias, pelo contrário, mas aprendem-se truques interessantes.

    ResponderEliminar
  4. humm que dizer? é completamente normal uma pessoa não gostar do seu próprio trabalho (especialmente no campo das artes)!
    Eu não vi nada de errado com as fotos. para mim estão boas, mas quem sou eu para julgar!
    Acho que o truque é mesmo treinando e o resto...vem dentro da pessoa.:D
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Cara Redonda.

    Também eu não vejo nada de mal nas suas fotos e, que coisa,subestimar-se desse jeito! Acho que, muito pelo contrário, é muito boa fotógrafa e, quem sabe, não andará a inaugurar um new style: a foto repentista, que deixa de lado o enquadramento banal e sugere, à visão do leitor, uma forma diferente de encarar a imagem.

    Vá lá, não queremos ver a Dona Redonda, a matriarca deste blog, menosprezando os seus dotes de uma forma tão intensa. Afinal, a coisa não é assim, e todos sabemos dos seus virtuosismos e potencialidades, e da sua modéstia... quiçá algo exagerada.

    Um beijinho imodesto, sem qualquer comiseração.

    J.R.

    ResponderEliminar
  6. Cara Redonda
    Não obstante as suas fotos serem bastante boas, atrevi-me a vir aqui sugerir que passasse a digital. Ao menos o senhor da loja de fotografias não vai enriquecer à conta dos "zeros". LOL
    Mas vi que a mesma ideia já tiveram vários.
    Atreva-se!
    E já agora, vou também atrever-me um dia destes a postar umas fotos tiradas por mim, para ver se gosta.
    Abraços do
    Robin

    ResponderEliminar
  7. A.C.R. obrigada por dizer que sou muito boa fotógrafa :) e estou a pensar seriamente em passar para a digital.
    Um beijinho


    Olá Al Cardoso :) estou só a fazer de Calimero para ver se depois me contrariam... :)O pior é se ainda vem alguém dizer que concorda comigo quanto a ser mesmo má fotógrafa...
    Quando acabar os rolos que ainda tenho, talvez pelo Natal, me ofereça uma digital.
    Um beijinho


    Olá Ana :) acho que vou continuar a treinar e a postar os resultados.
    Gosto deste blog pelas experiências, mas também sobretudo por aqueles que me tem possibilitado conhecer, mesmo que alguns para já só virtualmente. Por isso vou gostar de te conhecer através do teu blog.
    Um beijinho


    Olá Tobaili assim que arranjar tempo e encontrar um desses cursos vou pensar em seguir a tua sugestão... Posso sugerir também que arranjes um blog? Acho que serias o máximo.
    Um beijinho


    Olá Mocho_ao_Luar :) é porque a maior parte das fotos ultimamente postadas não foram tiradas por mim... :)mas até gosto de algumas que fui eu a tirar...
    Um beijinho


    Olá Madrigal
    Matriarca jovem, certo? Mas gostei do que escreveste :)
    Um beijinho


    Olá Robin dos Bosques :)
    Estou mesmo a ponderar a digital...
    E vou continuar a ir ao teu blog porque gostei de te ler e quiçá possa um destes dias ver as fotografias.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. E estás preocupada com a tua pouca aptidão para tirar fotografias? :))) Eu sou igual, mas ninguém me demove ;) ah, com as digitais o problema continua igual, até que acerte no que quero fotografar.... :))))

    Não te sintas sózinha ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ora, não digas isso tenta esforçar-te um pouco mais. Eu descobri à pouco tempo que adoro tirar fotografias. Mas adoro mesmo.

    Podes tentar melhorar as tuas capacidades, tendo um pouco mais atenção. Mas acima de tudo o que importa é te divertires.

    ResponderEliminar
  10. Olá Alexandra
    Obrigada pela força :)
    Um beijinho

    Olá Badala também gosto muito de fotografar... :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar