segunda-feira, outubro 09, 2006

.

Ainda no mesmo dia segui para a Aldeia de Pia de Urso. Esta aldeia foi objecto de uma reaqualificação, que tem por objectivo a recuperação das antigas casas em pedra, e que incluiu a criação do primeiro parque sensorial do país dedicado aos invisuais.
Achei-a muito bonita para se passear, com um prado verde logo após a entrada norte (para se andar menos, dever-se-ia entrar pela entrada sul, que fica ao lado de um parque) .
Gostei das casas de pedra reconstruídas, apesar de lá se encontrarem também casas que empregam materiais de construção mais recentes. E gostei dos caminhos entre árvores, com os bonecos de urso, cavalo e vaca por ali espalhados (podendo ao longe parecer verdadeiros).
.















.

8 comentários:

  1. Moro aqui tão perto e não sabia da existência desse lugar.

    As fotografias continuam muito boas.

    ResponderEliminar
  2. Cara Redonda!

    Ando a ficar com a mente embriagada com os teus intensos passeios e, por momentos, apetece-me largar as chafurdices urbanas, em que ando sempre metido, e bater pé por aí fora, com um pau e uma sacola às costas, completamente à mercê do destino e da caridade que surja e se apiede de mim.

    Sinto-me uma espécie de remake do Jack Kerouac, na gloriosa época do «On the road» - nome só entendível pelos maiores de 45 anos - tal o afã de largar este mundo cruel de papelada infâme.

    A "Aldeia da Pia do Urso". Que nome tão giro! E podemos ter a certeza de duas coisas: 1) que, existiram, efectivamente, ursos na Península Ibérica; 2) e, para mais, eram, certamente, animais dados às coisas da higiene pessoal, ao contrário dos ursos germânicos que, a acreditar no que dizem, nem limpavam o traseiro às ervas altas quando iam às moitas. É daí que vem o nome de urso pardo germanicus fedorentus.

    Parece, igualmente, interessante a ideia de se poder viver numa aldeia feita de materiais (pedra) totalmente «naturais», com casas iguaizinhas. Acho, pelas poucas fotos que vi, que podia muito bem tratar-se da Aldeia do Astérix, bastando para tanto que se lhe acrescentassem os elementos humanos, sem esquecer o Bardo, de voz encantadora, e o Ideafix.

    Não queres mesmo que eu te apresente ao photo editor da National Geography? Acho que,ao menos desta vez, podias engolir esse teu orgulho inexplicável...

    Um beijinho ursulino, cheiroso.

    J.R.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela dica! Tal como a Badala desconheço o lugar e pelos vistos aqui tão perto...
    No próximo fim de semana vou dar uma volta pelos links do meu blog e nessa altura "linkar-te-ei"!!
    Gosto de vir ao teu blog e torna-se mais cómodo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Lindas fotos, ás vezes vamos para longe ver a beleza do que temos quase ao nosso lado...
    Obrigado pela sua visita no meu blog, adorei passar aqui vou voltar sempre.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Redonda, gosto de te saber aventureira, a sondar o país de lés a lés. Os acessores do presidente para as chamadas "Presidências Abertas" que se cuidem, que por este andar (andar em sentido literal) ficas a conhecer o país e a sua realidade em muito maior profundidade... e não estou apenas a jogar com a palavra no sentido do Portugal "profundo", embora ainda tenha presente o teu último post sobre as grutas...

    Beijinho e boas andanças... durante a semana também, que os dias são o que fazemos deles...

    ResponderEliminar
  6. Olá Badala :) eu também não sabia da existência aqui no Porto da Rua Escura e foi um "mouro" que me levou a descobri-la...
    Um beijinho


    Olá madrigal :) podes apresentar-me à vontade :)
    Um beijinho


    Olá Moura :)
    Então também desconhecias a Aldeia de Pia de Urso? Penso que seria um óptimo sítio para ires e sobre o qual depois "postares". Gostaria de ler o que viesses a escrever sobre esta aldeia.
    Um beijinho


    Olá Bia :)
    Obrigada pelas tuas palavras e visita.
    Um beijinho


    Olá Cláudio :)
    Também estou a gostar muito das minhas andanças pelo país e de postar depois as fotografias :)
    Um beijinho


    Olá António Rosa :) estou a gostar muito de descobrir os seus blogs...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. lembro-me da noticia ter passado nos telejornais e posso dizer que é uma grande iniciativa.
    Acho que existem ai tantas aldeias à beira do desaparecimento e com uma reconstrução apropriada, não só faria renascer a localidade como estimular o turismo (logo a economia).
    bem, mas isto é a minha opinião...:P
    bjinhos

    ResponderEliminar