quinta-feira, outubro 05, 2006

.

Estive a aproveitar feriado para passear, já fui pôr rolo a revelar e novo post seguirá em breve, eventualmente com novas fotografias (se estiverem "postáveis").
Entretanto posso adiantar sobre novo post que desci a uma gruta, coisa que antes nunca tinha feito e nada mais nada menos do que a gruta maior de Portugal (será mesmo a maior, ou em todas as grutas encontraremos anúncios a dizer o mesmo? Aliás como acontece com os "outlets"... )
Quando recebi essa sugestão de passeio fiquei ligeiramente em pânico porque já me imaginava a descer de gatas por buracos escuros, particularmente preocupante face à minha propensão para me espalhar nas alturas menos adequadas. Felizmente não foi nada assim. Gruta é muito alta, tem degraus e até um rio subterrâneo e, guardei o melhor para o fim, no final da descida podemos subir rapidamente de elevador...
.

9 comentários:

  1. Acho que também já fui a essa grutas! cenários lindos! lembro-me que na altura não deixavam tirar fotos (mas a malta tirava à mesma)!:P
    Bem, se for o mesmo sitio que estou a pensar, as fotos vão ser espectaculares!;)

    ResponderEliminar
  2. Já cá tinha estado e vi que muito deixaste para ver.

    Espero agora, ver essas grutas maravilhosas. Será que tiraste algumas fotos para nos deliciares?

    Beijocas

    PS:Obrigada pelas visitas.

    ResponderEliminar
  3. Ficamos então à espera das fotos.
    A maior gruta de Portugal é a do Rio Almonda (Torres Novas), tem mais de 10 km.

    ResponderEliminar
  4. Cara Redonda.

    A maior gruta de Portugal é a Gruta de Mira de Aire, na Serra de Aire e dos Candeeiros, assim como o maior outlet do país é o Freeport, em Alcochete. A maior ponte é a Vasco da Gama (não a do Freixo, lamento), o maior Centro Comercial é o Colombo e o maior sorvedor de estrangeiras, camones e afins, é o Zézé Camarinha. Como vês, tudo o que é grande fica a centro e/ou a sul.

    Não conheço, sequer, a gruta do Rio Almonda de que fala o comentador Apache. Será a Gruta de Mira de Aire travestida com outro nome? Não faço a minima ideia.

    Fiquei curioso por saber se fizeste espelologia, isto é, se andaste pendurada numa corda,com uma régua, a medir o tamanho das estalagtites e das estalagmites para depois concluires os triliões de anos que cada uma deve ter...

    Cada vez que penso em grutas sinto-me... húmido?

    Bjs

    J.R.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, que grutas foste visitar ?

    ResponderEliminar
  6. Já agora, que grutas foste visitar ?

    ResponderEliminar
  7. Será que a gruta fica, aqui, na Serra de Aire e Candeeiros?

    ResponderEliminar
  8. Olá mocho_ao_luar :) estou muito contente, fotografias de gruta ficaram bem e vai dar para "postá-las".
    Um beijinho


    Olá Alexandra :)
    Para já continua a dar para passear e tirar fotografias :)e gosto muito de visitar-te :)
    Um beijinho


    Olá Apache :) o teu comentário vem confirmar a minha ideia de que muito provávelmente não haverá unanimidade sobre qual é a maior gruta porque a que fui visitar foi a de Mire de Aire (mas também não sei quantos km tem...).Vou tentar averiguar um outro dia, se existirá um registo de grutas ou um Guiness book para grutas da esclareça qual é a maior...
    Um beijinho


    Olá Madrigal :)
    Deve haver alguma coisa maior aqui no Norte... Vou ver se descubro o quê para depois pranchá-lo aqui no blog!!!
    E não, não fiz espelologia,nem quero!
    Um beijinho


    Olá Tobaili :) a gruta que fui visitar foi a de Mire de Aire, perto de Fátima e gostei muito.
    Um beijinho


    Olá Badala :) penso que sim, pelo menos se a gruta se chama de Mire de Aire fará sentido que seja a da Serra de Aire, mas a verdade é que não reparei no nome da Serra...mas fica perto de Fátima. Aí é aqui para ti? Se assim for, gostaria muito de ver fotografias que também tenhas tirado porque gosto muito das fotografias que estão no teu blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não querendo alimentar polémicas aqui fica uma tentativa de explicação...
    O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros possui mais de 130 grutas e no seu conjunto possui (de longe) a maior área de grutas do país e talvez as mais belas. Três dessas grutas são "exploradas comercialmente", encontrando-se abertas ao público, são as de: Santo António, Alvados e Mira d´Aire. A maior gruta do parque (e segundo consta nos folhetos de divulgação turistica da Câmara Municipal de Torres Novas) a maior de Portugal, é aquela onde nasce o Rio Almonda e por isso é conhecida por Gruta do Almonda. Fica na zona sudoeste da Serra d´Aire. O Almonda é um rio com 30 km de comprimento, afluente do Tejo, que atravessa Torres Novas.

    ResponderEliminar