sábado, setembro 23, 2006

.


E agora para ilustrar a dificuldade em compreender as ideias de Hegel, pequena citação:
"Se revirmos resumidamente os momentos desta transição da Qualidade para a Quantidade, o qualitativo tem como determinação fundamental o Ser e a imediatez, sendo o limite e capacidade de ser determinado idênticos ao ser do Algo, de tal maneira que, alterando-se estes, o próprio algo desaparece" (in A Enciclopédia da Ciências Filosóficas em Epítome e citado no livro Hegel em 90 minutos de Paul Strathern (que 90 minutos, que nada!). Refere-se neste último livro (o que aliás, não me surpreende...) que entre aqueles que conseguiram desvendar o diabolicamente dificil código alemão Enigma, durante a Segunda Guerra Mundial, vários tinham estudado Hegel.

7 comentários:

  1. Não percebi se é necessário estudar Hegel para decifrar o código Enigma ou se é necessário estudar o código Enigma para decifrar Hegel! Ou será que é necessário decifrar o código Hegel para estudar o Enigma? Estou confuso... Será que um gps ajuda neste caso? Uma bússula? Uma lupa da loja dos 300?

    Afastem de mim este menir...

    ResponderEliminar
  2. Olá Dona Redonda;
    Tudo bem ? Mais tranquila e menos cansada ? Já começaste com a ginástica ?
    Parabéns pela publicação em livro do teu comentário. Quem sabe um dia, por eu escrever para este blog não vou ter algum comentário publicado num livro editado por ti, hein ?

    ResponderEliminar
  3. Li ontem à noite este post...pensei que fosse da hora tardia a causa de não ter percebido o texto. Afinal, é mesmo o senhor Hegel que é muito à frente para mim!:) bjocas.

    ResponderEliminar
  4. Owa senhora redondinha :o)

    espero que esteja tudo bem :o)

    bem, este Hegel....

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Vim agradecer a visita que fizeste ao meu blog, aproveitei para dar uma espreitadela no teu cantinho e gostei muito do que li, voltarei mais vezes.

    Será que na vida não vive
    quem na vida já viveu?
    Ou será que terá vida
    quem nesta vida sofreu?
    E eu que morri e que vivo
    dentro do mundo que passou,
    nos versos que não morrerão
    após rasgar a vida
    irão lembrar quem chorou!

    Um bom domingo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Badala :) Eu também acho :)
    Um beijinho

    Olá António Rosa já lá fui e está tudo bem (irei lá a seguir outra vez para o dizer)
    Um beijinho

    Olá Carregador de menires :)
    Para responder à pergunta pertinente que colocas e depois de ter ponderado exaustivamente a questão é claro que é preciso decifrar o código Hegel para decifrar Hegel, e para o decifrar poderás eventualmente socorrer-te do gps e da bússula (para saberes onde estás) mas já a lupa não terá utilidade...
    Um beijinho

    Olá Tobaili :)
    Tudo bem, mas ainda não comecei com a ginástica, ainda não descansei o suficiente para começar, nem me decidi sobre o que fazer...
    Obrigada pelos Parabéns e quanto à publicação de um teu comentário, nunca se sabe, não é ?
    Um bejinho e uma boa semana


    Olá Mocho_ao_Luar :)
    Penso exactamente o mesmo sobre o Hegel, mas não devemos desistir, afinal poderá ser muito útil para decifrarmos um dia um código qualquer...
    Um beijinho

    Oá Anjinha :)
    Espero que esteja tudo bem contigo. Daqui a pouco vou visitar o teu blog :)
    Um beijinho e uma boa semana


    Olá Simplesmente Louco :) obrigada eu pela tua visita e pelo poema (depois irei ao teu blog dizê-lo também porque gostei muito do poema).
    Um beijinho

    ResponderEliminar