quinta-feira, agosto 24, 2006


.

Arte IV - Litografia e Serigrafia
O que são?

Vamos então continuar a falar de arte para quem nada saiba sobre arte.
Muito bem, hipotéticos eventuais leitores se nada sabeis sobre arte, não sabereis também o que é uma litografia e o que é uma serigrafia, nem que se trata de coisas diferentes (espero; porque se já sabeis, aqui estou eu a gastar o meu latim para nada).
Devo reconhecer que eu também não tinha uma ideia precisa até que um dia fui a uma exposição em Matosinhos e helás, num placard lá estava a distinção (aí deu jeito ter comigo um pequeno caderninho e um lápis).

(Esta pintura em cima de Carl Josepp Brodtmann - 1827, é o primeiro exemplo de litografia - )
Pois é, depois de lerdes este post já podereis comentar: "gosto muito desta litografia que a propósito se obtém através de um processo de impressão planográfico directo, baseado na repulsa pela água das tintas gordurosas (parece-me que a água é que deveria sentir repulsa por estas tintas gordurosas).
O desenho é feito numa pedra calcária especial, da Baviera, com material gordo (lápis ou tinta). Depois as partes vazias são ensopadas com água e vão rejeitar a tinta de impressão que é também gordurosa e só adere às partes gordurosas.
A seguir o papel humedecido é colocado sobre a pedra previamente molhada e tintada e a imagem é transferida por pressão por meio de uma prensa.
Já a serigrafia tem por base uma técnica de impressão que consiste na passagem de tinta para o papel através de zonas permeáveis (abertas) de um quadro de rede muito fina. Cada cor exige um quadro e uma impressão. Várias impressões determinarão uma espessura de tinta. Para a passagem de tinta por permeabilidade faz-se pressionar um raquelete (tenho dúvidas sobre esta palavra, tratar-se de um termo específico ou tê-la-ei copiado mal?) quando o quadro está sobre o papel a imprimir.
Lembro-me de ter lido em qualquer lado que artistas japoneses não limitavam o número de serigrafias que assim poderiam ir realizando à medida que os quadros se deterioravam, pelo que as últimas apresentavam depois uma qualidade inferior em relação às primeiras ( e vem-me à ideia a reprodução de uma grande onda, num quadro japonês, de Katsushika Hokusai - está bem, eu reconheço, não sabia o seu nome de cor e fui vê-lo a um livro).
Recapitulando: para as litografias pensemos na pedra da Baviera e na repulsa pela água das tintas gordurosas; para as serigrafias, lembremos o quadro-rede ou vários quadros-rede sucessivamente pressionados sobre o papel.

6 comentários:

  1. owa :o)

    O que eu aprendo contigo :o)
    ehehheeh

    BEijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Anjinha :)
    Isto das litografias e das serigrafias é bem complicado. Tenho de aprender comigo mesma, porque há bocado já não conseguir explicar a primeira...

    Beijinho

    Olá Jorge :)
    E ainda nem fui a Alcochete. Como será depois de ir...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também não sabia distinguir.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Vim desejar-te um bom fim de semana. Tenho andado ausente dos blogs...já vi que tenho muito que prender por aqui! Virei mais tarde ler-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá menina rabisco :)
    Obrigada eu pela visita. Agora espero é conseguir arranjar mais para dizer sobre arte, porque não é nada fácil...

    um beijinho

    Olá Alexandra :)
    Como sempre és muito bem vinda :) Quanto a teres muito que aprender aqui... é que não sei não. É que o que eu sei é muito pouco :)
    Um bom fim de semana e um beijinho


    Olá a.j.faria, obrigada pela visita e pelo que escreveu :) Agora vou "linká-lo" também.

    Um beijinho

    ResponderEliminar