sexta-feira, agosto 18, 2006

.

Arte III
Agora vamos atacar com cultura, mais exactamente pranchando no blog, citação de Heidegger (in "A Origem da Obra de Arte", Edições 70, página 11) "A arte não é mais do que uma palavra a que nada de real já corresponde. Pode valer como uma ideia colectiva na qual reunimos aquelas coisas que da arte somente são reais: as obras e os artistas. Mesmo se a palavra arte designasse mais do que uma ideia colectiva, o que é evocado através desta palavra só poderia ser tendo como base a realidade das obras e dos artistas. Ou não será o contrário? Porventura há obras e artistas apenas na medida em que há arte, e mais precisamente enquanto sua origem?"
Eu sabia que o assunto tinha de ser complicado se até o Heidegger complica tanto assim e logo na primeira página do livro...
Mas não vos preocupais eventuais hipotéticos leitores, porque eu prossegui para a segunda página, onde este autor esclarece que: "O que a arte seja, tem de se apreender a partir da obra. O que seja, a obra só a podemos experienciar a partir da essência da arte." Ciente do círculo em que nos fez cair, esclarece que "para encontrar a essência da arte, que reina realmente na obra, procuramos a obra real e perguntamos à obra o que é e como é."
Pronto, está resolvida a questão. Só temos que perguntar à obra o que é e como é.
(...)
Será que ela nos vai responder? E como?
A forma como o poderá fazer parece-me ligeiramente preocupante...
Acho que vou continuar a ler o resto do livro, as imensas cerca de 60 páginas restantes para ver se descubro como é que a obra de arte nos vai responder. Até lá, e jogando pelo seguro, não vou perguntar a nenhuma obra de arte o que é e como é.
Para já, e recapitulando: leia-se o que está para atrás que desta vez é bem pouco.

6 comentários:

  1. Gosto de a ler, é frontal e genuína.
    Como viu, há quem a leia, sem gostar de ler e quem siga as suas sugestões, sem perguntar porquê, só porque a intuição lhe aponta o caminho.

    ResponderEliminar
  2. Estava eu, eventual hipotético a pensar comigo... Ora se este (o Heidegger) fala com a obra de arte, porque não posso eu falar com o Rojo (o artista do meu "post" de hoje)?!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge Pereira :)
    Muito obrigada pelo que disse, sobretudo porque o o admiro muito pelo que escreve.


    Olá Apache :)
    Concordo absolutamente mesmo sem ter visto o post que já a seguir vou ver...

    ResponderEliminar
  5. Pois é Jo§e por isso é que ainda não avancei para as outras páginas, ainda estou a ver se reflicto profundamente sobre as primeiras... e consigo perceber alguma coisa.

    ResponderEliminar