segunda-feira, agosto 14, 2006

.


Tive uma óptima ideia para não estar sempre a falar tretas e tornar este blog sério e culto: como eu tenho a mania que gosto de ver quadros e muito de vez em quando até vou a umas exposições, vou escrever sobre pintura e arte.
Depois de ter chegado a esta ideia incrível, e ao invés de ficar a descansar um pouco, como plenamente se justificaria, vou meter desde já mãos à obra.
Assim, começo por partilhar a primeira dica importante para todos aqueles hipotéticos eventuais leitores que espero não saibam nada de nada sobre pintura e arte (até porque se já sabem alguma coisa, por mínima que seja, é favor irem a outro blog): comecem a consultar a Caras, ou mais precisamente quando encontrarem alguma (por exemplo, no cabeleireiro ou numa sala de espera de um consultório) tratem de raptar a penúltima ou antepenúltima página desta revista, a única revista semanal portuguesa que eu conheço, com artigos de uma página sobre a vida dos artista e a sua obra, por Júlio Quaresma (já tenho um montão destas páginas que colecciono e claro que de resto nem sequer leio o resto da revista, apesar de já ter encontrado lá, com a maior perplexidade e absolutamente por acaso, como é evidente, fotografias de duas pessoas com quem já falei, do que deduzi que ninguém estará livre de um dia aparecer na Caras - ideia para post: do que é que não estamos livres que um dia nos possa suceder; por outro lado, e na sequência de decisão exteriorizada em outro blog, não vou mais ler revistas deste género).
Para próximo post sobre arte e pintura vou ver se entretanto estudo alguma coisa...
.

8 comentários:

  1. Cara Redonda!

    Sabendo que estamos perante uma critica de arte em potência, que, num lampejo de vontade iluminada, ei-la que emerge das sombras, onde timidamente se escondia, deu-me vontade de a ajudar com sugestões, nessa tarefa hérculea, mas que muitas alegrias pode trazer ao blog.

    A arte é uma forma de expressão cultural que deve ser, na medida do concretizável, provada, degustada, tacteada, palpada, cheirada e, finalmente, vista. A isto chama-se «comprovação da arte». Por isso, objectos artisticos que não se deixem captar pelos cinco sentidos são, naturalmente, de evitar.

    Refiro-me às naturezas mortas, como decerto entendeste, aos quadros lugubres de Rubens ou de Rembrandt, aos azuláceos de Picasso (fase azul).

    O que é de todo preferível frequentar, são exposições - como por vezes no Guggenheim de Bilbao - onde os apreciadores das artes literalmente devoram as iguarias artisticas expostas; portanto, uma natureza morta pode dar lugar a um cabaz de frutas frescas, magnificas, multi-vitaminícas; uma cena de caça, um pato à antiga, com arroz burilado no forno; uma paisagem de fruticultura pode servir para fazer sumos com uma Moulinex de 3ª geração.

    A vantagem evidente de tudo isto, é a de que não se perde nunca de vista o sentido artistico e, em simultâneo, os vistantes, engalanados em comensais, podem literalmente devorar as obras expostas e, no fim, dizer: «Aquela natureza viva, que sabor! «E o pato com laranja?» Magnific, mon chére!».

    Claro que, por enorme desvantagem, a exposição não pode ser visitada mais do que uma vez, excepto quanto àquelas obras que, por indigestas em demasia, ou plenas de colesterol, sempre se deixa um bocado à vista.

    PS. O Surrealismo de Dali perto disto é uma pálida imagem da loucura.

    Um beijinho na paleta das tuas ideais.

    J.R.

    ResponderEliminar
  2. Angi tu és mesmo querida por dizeres isso.

    Um beijinho


    Madrigal, como sempre adoro os teus comentários e adorei a ideia de saborear a natureza viva.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Doña Redonda,

    Vou te dar uma canja e uma dica: volta lá no site do "Dona Redonda". 'Stá lá minha direccção electrónica.

    Axé Babá!

    ResponderEliminar
  4. Olá João, eu enviei um e-mail para o endereço que lá estava.
    Será que o recebeste?

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Oi, Redondilha Maior,

    Não o recebi. O meu é aquele mesmo e está funcionando perfeitamente. Como teu nome aparece no email? Tenta novamente?

    Besitos.

    ResponderEliminar
  6. Deixe ver se eu percebi... Vai tornar-se crítica de arte? Ou será que vai ensinar arte? E que eu preciso de umas aulinhas (nem que sejam virtuais) porque da dita, não percebo nada.
    Vou ter de voltar aqui para aprender qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  7. Olá João. Já mandei outro e-mail. Ora, o nome que aparece não posso revelar aqui ou lá se ía o anonimato...
    Vamos a ver se este chega...


    Olá Apache
    Posts sobre arte são dirigidos a quem não saiba absolutamente nada sobre arte e que, em princípio, se manterá assim, mesmo após leitura de posts...

    ResponderEliminar
  8. O que os torna ainda mais interessantes...

    ResponderEliminar