quinta-feira, agosto 17, 2006

.

Vou reincidir em viagem a Lisboa amanhã.
Estarei a ficar viciada em viagens de combóio?
Não, não me parece, embora possa ser tema de posts (vícios para já será só o chocolate - m & m e talvez blogues).
Estive a reparar que quando vou para Lisboa, eu e as outras pessoas que apanham o mesmo combóio de manhã, iremos mais centrados no que pensamos fazer no resto do dia. Já no regresso, num outro dia, mas sempre ao final da tarde ou mesmo noite, há um outro ambiente, em que sorrisos e conversas parecem ter fácilmente lugar. Se calhar é só o alívio por estarmos a deixar Lisboa (estou a brincar...).
Agora, espero é que as coisas se mantenham assim, porque gosto desse ambiente no regresso. Já conheci um casal brasileiro reformado que estava a conhecer a Europa de combóio. Disseram-me que se quisesse conhecer o Pantanal, seria melhor ir mas é a Bonito, porque o Pantanal está cheio de mosquitos e Bonito como o nome indica é mais bonito. E ofereceram-me um cookie brasileiro. No último regresso foram dois meninos que vieram conversar comigo e um deles ofereceu-me uma bolacha (devo ter um ar esfomeado...). Talvez desta vez, alguém me ofereça chocolate...
.

7 comentários:

  1. Cara Redonda!

    Quando uma nativa da Invicta se desloca com esta assiduidade à capital da moirama, das duas uma: ou se está a passar para o «inimigo», e então há o perigo real do Pinto da Costa mandar o Bobie dar-lhe umas dentadas bem afinfadas no sentante; ou, pior, trata-se de uma atitude de espionagem indecente para tentar, de novo, - nunca o conseguirão, nunca, ouviram! - subtrair a receita dos nossos Pastéis de Belém e chamar-lhes Pastéis da Cedofeita. (Isto é um crime de contrafacção de pastéis, que vem plasmado na reforma do Código Penal)

    Mas, pensando mais positivo, talvez se trate, inocentemente, de um mero interesse de fruição cultural, afinal, é na heterogeneidade, no «melting pot» de culturas díspares, que nos enriquecemos.

    Nós os moiros, que ensinámos Portugal inteiro a tirar água dos poços, deixámos o legado das palavras começas pelo prefixo Al, e fornecemos aos bravos marinheiros o conhecimento dos instrumentos de orientação náutica, gostamos, democraticamente, de ser visitados por outros povos.

    Sê, pois, bemvinda à capital da Moirama!

    O povo sulista, de rosto tisnado em castanho suave, mesclado por uma profusão de povos ocupantes, pouco vocacionado para produzir - vivemos um pouco às expensas do vosso labor, não é? - gosta sempre de conhecer a mão que lhes dá o pão de cada dia.

    Vem, se vieres por bem. Sê muito feliz por cá e não te atrevas a deixar-te beijar por uma foca. Dizem que o beijo da foca tem feitiço por 50 anos...

    J.R.

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu moro no Porto mas não sou nativa da Invicta :)e já descobri o segredo dos Pastéis de Belém, em Oeiras. Mas vou por bem e não tenciono ser beijada por nenhuma foca... (que resposta tão esquisita que me fazes dar)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. "Estive a reparar que quando vou para Lisboa, eu e as outras pessoas que apanham o mesmo combóio de manhã, iremos mais centrados no que pensamos fazer no resto do dia. Já no regresso, num outro dia, mas sempre ao final da tarde ou mesmo noite, há um outro ambiente, em que sorrisos e conversas parecem ter facilmente lugar."
    Se calhar é porque de manhã o comboio vem cheio de murcões e de tarde ou noite leva mouros!(Também estou a brincar...)
    "(devo ter um ar esfomeado...)"
    Isso faria com que não lhe dessem chocolates, só lhos dariam se tivesse um ar guloso! ;)

    Faça o favor de ter uma boa estadia por aqui e de se divertir muito. Não se esqueça de tirar muitas fotografias e de as publicar, fico à espera.

    ResponderEliminar
  4. Redonda,

    Cuidado com sugestões de brasileiros... Quanto a turismo, não perca tempo: conheça a Bahia!

    Ah, comprei um telescópio pra ver tuas fotos lisboetas!

    Cheers

    ResponderEliminar
  5. Olá Apache

    Então combóio no regresso viria cheio de mouros alegres e conversadores? Mas porque é que estes mouros falam à Porto, sim? o que é que se passa com eles?
    Já regressei. Desta vez, nem chocolate, nem bolachinha.
    Obrigada pelo desejo de boa estadia. Tirei muitas fotografias e agora vou ponderar se as "posto" ou não "posto", eis a questão...

    Um beijinho


    Olá dono :)
    Talvez no próximo verão dê para ir conhecer a Bahia...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Um mouro a botar faladura cumo se fousse um murcon? Estranho?!

    Voltamos á votação?! Tenho direito a quantos votos?

    ResponderEliminar
  7. Muito estranho...

    Não vai ser preciso votação. Ainda não voltei a pegar no Heidegger, pelo que logo, logo, vou tratar de "postar" uma ou duas fotografias...

    ResponderEliminar