quinta-feira, julho 06, 2006

.

"Sejamos preguiçosos em tudo, excepto em amar e em beber, excepto em sermos preguiçosos." Citação de Lessing por Paul Lafarge, no livro O Direito à Preguiça apud Notícias Magazine de 18 de Junho.
Neste mesmo artigo é citado Domenico de Masi como sustentando que existem dois tipos de pensamento. Um lógico, linear e analítico que funciona quando se está sobre pressão e outro intuitivo e criativo que só surge em estado de ócio. E este autor defende estarmos a entrar numa sociedade da criatividade onde são precisas ideias, com uma lógica de inversão onde o trabalho nascerá do ócio em vez de pelo trabalho se ganhar o direito ao ócio.
Não é uma perspectiva interessante? já estou a imaginar no futuro recebermos um ordenado para irmos à praia onde teremos ideias criativas, contribuindo assim para o desenvolvimento desta nova sociedade...
.

6 comentários:

  1. Até agora isso tem sido um "luxo" de alguns poucos, como por exemplo os escritores, designers, artistas... pessoal mais ligada às artes e à inovação de produtos que procuram inspiração em viagens, livros, filmes, saídas, conversas com trocas de ideias (e tagarelices à mistura) - momentos de ócio, como dizias.

    Provavelmente teríamos uma sociedade mais feliz ou pelo menos mais realizada, se isso pudesse ser alargado a mais pessoas.

    Seria muito bom se os trabalhos mais pesados, se os trabalhos em série, etc., requeressem cada vez menos mão-de-obra humana (mas as máquinas não substituirão por completo algumas dessas tarefas)e as pessoas pudessem dedicar-se mais à sua veia criativa.

    Mas se olharmos para o estado do mundo, continuo a achar que isso continuará a ser apenas um privilégio de uns poucos. Além disso, temos que reconhecer que nem todas as pessoas são dotados em termos artísticos, e que nem todos foram adquirindo ao longo da sua vida os "instrumentos" para poderem inovar com ideias novas.

    A sociedade da criatividade do futuro talvez não será tão diferente da que existe agora. Enfim, não sei o que o futuro nos reserva.... Mas por mais que a tecnologia e a mecanização do trabalho evoluam, acho que serão sempre necessárias pessoas para desempenharem algumas das tarefas menos criativas, as ditas "tarefas menores", tarefas estas que apenas são "menores" no nome, pois na verdade são estas que garantem a "sustentação" da sociedade, e que deste modo permitem que se possa evoluir para os domínios criativos.

    Espero não ter dito muitos disparates.. e desculpa-me por este comentário tão extenso..

    Beijinho deste amigo.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do teu comentário meu amigo e não achei nada extenso porque até queria ler mais...

    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Receber um ordenado para ir para a praia... Vou ficar rico!

    ResponderEliminar
  4. Seria o paraíso...
    Bjos daqui
    Eugénio

    ResponderEliminar