quarta-feira, junho 14, 2006

.

Identidades Secretas


Na sequência do tema blind dates vamos agora debruçar-nos agora sobre este novo tema das identidades secretas.

Debrucemo-nos pois...
...
...

Já completamente debruçada, prossigo!

Quando criança associava-as aos super-heróis das bandas desenhadas americanas, o zorro, o super-homem, o bat-man, e os meus preferidos o homem aranha e o incrível hulk, depois transpostos para séries de televisão e filmes.
Escondiam a sua identidade porquê? Julgo que como forma de protecção própria mas sobretudo daqueles com quem viviam ou de quem gostavam e para poderem continuar a salvar o mundo, vez após vez, dos terríveis vilões, alguns deles também com identidades secretas.

Aqui nos blogs proliferam, com nomes mais ou menos criativos, mas alguns não são nada secretos e actualmente até se discute a responsabilidade criminal pelas postagens difamatórias.

E aqueles que nos blogs aparentemente mantém o anonimato, só o revelando talvez a algumas pessoas (claro que muitos até poderão não ter quaisquer leitores, portanto difícil seria mesmo não manterem o anonimato... como será o meu caso...) porque é que criam o blog? Para revelarem um lado mais escondido de uma forma mais livre? Ou seja, por um lado, mantém segredo de quem são, por outro lado, revelam potencialmente a qualquer pessoa fragmentos mais íntimos e reveladores de quem são, mais do que o nome, o que pensam.

P0deremos ter também identidades secretas em relação a determinadas pessoas que conhecemos? Ou seja, por exemplo, desconhecerem aqueles que lidam comigo profissionalmente a pessoa afectuosa, simpática e encantadora que realmente sou (só um exemplo real perfeitamente ao acaso).

Quando eu era criança normalmente queria ser actriz ou advogada (ocasionalmente poderia querer ser outra coisa consoante o livro ou filme que estivesse a ler ou tivesse visto, desde gémea num colégio de quatro torres a extraterrestre capaz me transformar em outros seres). Não segui nenhuma destas carreiras (actriz ou advogada, gémea ou extraterrestre) mas de vez em quando vejo-me como que a representar um papel ou a defender uma causa.

Assumirei profissionalmente uma identidade secreta enquanto represento que domino a situação e sei o que faço? (e claro que sei o que faço :) ... se eu fosse cirurgiã o paciente já poderia sentir-se tranquilizado e confiante depois de ler isto ...)

Assustadoras outras identidades secretas reveladas nos jornais e processos de pessoas que adoptam comportamentos desviantes, perante a ignorância dos que lhes estão mais próximos, como alguns assassinos em série e psicopatas.

Também existirão para o bem? pessoas que façam o bem anonimamente, na ignorância neste caso também de todos, inclusive daqueles a quem ajudam.
Lembrei-me agora da história do menino que ajuda a velhinha a atravessar a rua para fazer a sua boa acção do dia... só que a velhinha não queria atravessar.
Espero que sim, e que sejam muitas (as pessoas que fazem o bem, e já agora anonimamente ou não).
.

3 comentários:

  1. Obrigado pelos comentários no meu blogue! Bem-vinda à blogosfera!

    Um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Esclarecerdor q.b. ;-)
    Bjos daqui
    Eugénio

    ResponderEliminar
  3. :)Estou a achar engraçado que estejas a ler o que está para trás...
    Um beijinho

    ResponderEliminar