quarta-feira, junho 07, 2006

.


Para tentar explicar o inexplicável (o atentado anterior contra a estética)

Não tenho jeito nem arte para tirar fotografias, assim como para inúmeras outras coisas (como por exemplo, quiçá escrever ou criar um blog) mas nem por isso deixo de as fazer (sim, eu sei, isso é muito triste...).
Mas, gosto muito de tirar fotografias e às vezes tenho a sorte de até ficarem bem (ou mais ou menos ou pelo menos não tão mal como a que antecede...).
Costumava trazer as fotografias que tiro nas férias para as partilhar com os meus colegas. Ora, dois deles, são muito críticos! (os eventuais ou inexistentes leitores poderão pensar agora que não o foram o suficiente).
Entre todas as fotografias alvo das suas críticas ficaram célebres esta do portão na Grécia e uma de um carro de um desconhecido (o carro meteu-se à frente de qualquer coisa, mas como isso já me aconteceu outras vezes, não consigo identificar a fotografia alvo das criticas).
Como falaram da fotografia recentemente e sugeriram que a colocasse no blog resolvi fazê-lo como uma sentida homenagem às suas críticas... Claro que, e e tal ter-lhes-á passado despercebido, não lhes mostrei as fotografias das últimas férias ... (ou então, deixaram-me pensar isso para não terem de as ver..., o que também é possível).
Já a primeira fotografia que coloquei no blog, do nascer do sol na Tunísia, considero-a a minha fotografia milagre, porque a luz era muito pouca mas a imagem do sol a nascer era tão bonita que queria registá-la de alguma forma. E enquanto tirava a fotografia pensei que se ficasse alguma coisa seria um milagre mesmo.
Há tempos fui mesmo a um curso em Serralves de dois dias sobre fotografia do qual gostei muito. Pelas questões que foram colocadas e pelo poder de comunicação da Professora, assim como pelos textos e fotografias abordados.
Comprei e comecei a ler o livro A Câmara Clara de Roland Barthes que ainda não terminei.
Para já vou continuar a tirar fotografias, e a ver fotografias que são arte (como a do meu primeiro leitor comentador, no 3º link desta página) para tentar aprender alguma coisa.
Fiquei também com a ideia que a fotografia além de arte é também um outro mundo a descobrir.


.

2 comentários:

  1. Obrigado pela distinção, assim ainda me fazes vaidoso :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Bem, terias todas as razões para o ser :) isto é engraçado comunicar assim.
    Um beijinho

    ResponderEliminar